Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

BCE melhora projeções econômica, mas mantém política monetária de estímulo

Publicado 14.12.2017, 13:39
Atualizado 14.12.2017, 13:40
© Reuters.  BCE melhora projeções econômica, mas mantém política monetária de estímulo

© Reuters. BCE melhora projeções econômica, mas mantém política monetária de estímulo

FRANKFURT (Reuters) - O Banco Central Europeu (BCE) elevou as previsões de crescimento e inflação para a área do euro nesta quinta-feira, mas manteve a promessa de estímulo o tempo que for necessário, prevendo que a inflação permanecerá abaixo do objetivo até 2020.

A autoridade monetária manteve os juros nas mínimas recordes, confirmou que as compras mensais de títulos serão reduzidas para 30 bilhões de euros por mês a partir de janeiro e informou que está pronta para expandir ou prolongar as compras de títulos se a perspectiva de inflação piorar.

Isso tudo apesar das pressões de alguns membros para reconhecer explicitamente a força da recuperação da zona do euro e seguir de forma mais próxima à tendência de aperto do Federal Reserve, banco central norte-americano.

"Em suma, a revisão das projeções macroeconômicas está indo na direção certa", disse o presidente do BCE, Mario Draghi, em entrevista à imprensa, observando que o crescimento salarial moderado sugeriu que um "amplo" estímulo ainda é necessário.

Draghi disse ainda que estava mais confiante, em coparação há dois meses, que o objetivo da inflação poderia ser atingido e que não viu nenhum efeito negativo do aperto do Fed dos EUA, com o último aumento de taxas anunciado na véspera.

O BCE decidiu em outubro prorrogar as compras mensais de títulos em nove meses e reduziu-as para 30 bilhões de euros, ante 60 bilhões de euros. Os economistas entrevistados pela Reuters esperavam que o banco apresentasse uma trajetória constante, limitando qualquer debate sobre a próxima medida.

Com a decisão desta quinta-feira, a taxa de depósito, atualmente a principal ferramenta de juros do BCE, continuou em -0,40 por cento.

A principal taxa de refinanciamento, que determina o custo do crédito na economia, foi mantida em zero, enquanto a taxa de empréstimo continua em 0,25 por cento.

O BCE, que tem como meta inflação de pouco menos de 2 por cento, projetou aceleração da alta dos preços nos próximos anos até atingir 1,7 por cento em 2020.

Também melhorou a projeção de crescimento para 2017 para 2,4 por cento, sobre 2,2 em previsão anterior. A previsão para 2018 foi a 2,3 por cento, ante 1,8 por cento, e a de 2019 subiu para 1,9 por cento, contra 1,7 por cento anteriormente. Para 2020 o banco projetou expansão da economia de 1,7 por cento.

(Por Balazs Koranyi)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.