Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

Caixa vai precisar de reforço de capital apesar dos ajustes, diz Moody’s

Publicado 15.12.2017, 01:38
Atualizado 15.12.2017, 10:38
© Reuters.  Caixa vai precisar de reforço de capital apesar dos ajustes, diz Moody’s

Arena do Pavini - Apesar de um forte recuo na concessão de crédito combinado com uma recuperação na rentabilidade em consequência de custos menores de captação e esforços para ampliar a receita com tarifas, a posição de capital da Caixa Econômica Federal (rating Ba2, perspectiva negativa, b1) permanece fraca, limitando a expansão da carteira de crédito e a futura geração de receitas, afirma a Moody’s Investors Service em um novo relatório.

“O forte recuo do crescimento anual do crédito nos últimos dois anos ajudou a Caixa a reduzir o consumo de capital, mas não o suficiente para evitar uma redução significativa na capitalização desde 2014”, afirma a autora do relatório Ceres Lisboa, vice-presidente sênior da Moody´s.

O crescimento da carteira do banco recuou fortemente à medida que a Caixa passou a focar em empréstimos de menor risco e menos intensivos em consumo de capital e em um modelo de precificação mais conservador, afirma a Moody’s. Os ganhos da Caixa melhoraram em 2017 por conta da expressiva queda nas taxas de juros, que reduziram os custos de captação do banco, enquanto a contração no crescimento ajudou no corte da instrumentos de captação mais caros que apoiou o crescimento do banco em anos anteriores. “Embora essas ações tenham beneficiado as margens, elas estão muito abaixo daquelas apresentadas pelos pares da entidade devido ao foco da Caixa no financiamento imobiliário com spreads menores”, diz o relatório.

Além disso, quando a redução das taxas de juros da carteira de crédito concedido começar a se alinhar com os custos de captação menores, os ganhos recentes na rentabilidade passarão a ser revertidos, a menos que o crescimento do crédito volte a avançar, explica a Moody’s. Ou seja, os ganhos com os empréstimos feitos por taxas mais altas que os juros atuais irão diminuindo com a renovação da carteira de crédito a juros mais baixos, a menos que o volume emprestado cresça para compensar o ganho menor.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Uma vez que uma injeção de capital por parte do governo é improvável, segundo a Moody’s, dada a situação fiscal complicada, a Caixa precisará buscar alternativas para cumprir com os requerimentos de capital da Basileia III até 2019. O banco está considerando uma potencial conversão de bônus perpétuos de Nível 2 do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) em instrumentos de Nível 1, bem como a vendas de ativos.

Por Arena do Pavini

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.