Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

Economistas veem rombo primário menor em 2018 e 2019, aponta relatório Prisma

Publicado 15.03.2018, 10:31
Atualizado 15.03.2018, 10:40
© Reuters.  Economistas veem rombo primário menor em 2018 e 2019, aponta relatório Prisma

SÃO PAULO (Reuters) - Economistas melhoraram a projeção para o déficit primário do governo central (Tesouro, Banco Central e Previdência) em 2018 e também para 2019, segundo relatório Prisma Fiscal divulgado nesta quinta-feira pelo Ministério da Fazenda.

De acordo com a mediana dos dados coletados até o quinto dia útil deste mês, a expectativa para o déficit primário deste ano diminuiu a 139,132 bilhões de reais, contra 149,186 bilhões de reais anteriormente.

Com isso, permaneceu dentro da meta estabelecida pelo governo, que é de um saldo negativo em 159 bilhões de reais.

Em um bom início de ano, o governo ganhou mais argumentos para reiterar a viabilidade do cumprimento da meta para 2018, com a melhor arrecadação para janeiro desde 2014 e o melhor resultado histórico do governo central no mesmo período.

Contudo, os bons resultados ainda foram influenciados por receitas extraordinárias, como o Refis. Por isso, ainda é necessária a aprovação no Congresso Nacional de importantes medidas para fazer frente ao desafio, como a reoneração da folha de pagamento e a privatização da Eletrobras (SA:ELET3).

Para 2019, a estimativa passou a ser de um déficit primário de 111,892 bilhões de reais, ante 119 bilhões de reais no levantamento anterior e indicação do governo de um rombo de 139 bilhões de reais, que será, se confirmado, o sexto dado consecutivo no vermelho do país.

Para a trajetória da dívida bruta, a conta também diminuiu para este ano e o próximo. Agora, a perspectiva é de que chegue a 75 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2018, contra patamar de 75,50 por cento visto no mês passado. Para 2019, o cálculo melhorou a 76,95 por cento do PIB, ante 77,20 por cento anteriormente.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

(Por Camila Moreira)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.