Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Fique por dentro das 5 principais notícias do mercado desta sexta-feira

Publicado 31.05.2019, 06:45
Atualizado 31.05.2019, 06:45
© Reuters.

© Reuters.

Investing.com - Confira as cinco principais notícias desta sexta-feira, 31 de maio, sobre os mercados financeiros:

1. Trump impoe tarifas de 5% em importações do México

Em um movimento surpreendente que provavelmente atrapalhará o Acordo EUA-México-Canadá (USMCA, na sigla em inglês), o presidente Donald Trump prometeu impor tarifas de 5% sobre todas as mercadorias mexicanas exportadas para os EUA, até que o país tome medidas para impedir que os imigrantes cruzem a fronteira americana.

Trump twittou que a tarifa entrará em vigor em 10 de junho e durará "até que o tempo em que migrantes ilegais vindos do México entrem em nosso país, ACABE".

O presidente indicou que as tarifas sobre o México aumentariam gradualmente se a ação não fosse tomada. Um comunicado divulgado pela Casa Branca especificou que eles poderiam subir até 25% até 1º de outubro.

2. Preocupações comerciais atingem o sentimento de risco, deixando as ações em queda livre

As ações globais registraram uma forte queda enquanto os títulos soberanos aumentaram na sexta-feira sob o temor de que a ameaça chocante das tarifas de Trump sobre o México corra o risco de levar os EUA a uma recessão, enquanto dados decepcionantes da China se somam aos problemas.

As bolsas de valores asiáticas fecharam em queda com as preocupações com o comércio, apesar dos dados divulgados na sexta-feira terem mostrado que a atividade da fábrica chinesa em maio se contraiu mais do que o esperado.

Ações europeias caíram para mínimos de três meses com a pressão particular das montadoras que têm fábricas no México.

O mercado futuro dos EUA indica abertura em declínio acentuado na abertura de Wall Street. Os futuros do Dow caíam 275 pontos, ou 1,09%, às 8h13, os futuros do S&P 500 perdiam 31,88 pontos, ou 1,14%, enquanto o índice futuro de tecnologia Nasdaq 100 tinha queda de 102 pontos, ou 1,41%.

Os rendimentos de títulos americanos alcançaram novas baixas e partes da curva se inverteram ainda mais, visto como um sinal de alerta de recessão na maior economia do mundo.

3. Ações da Uber em alta após o primeiro relatório de lucros como empresa pública

A Uber (NYSE:UBER) viu suas ações subirem ligeiramente no pregão de sexta-feira, depois que a empresa divulgou ganhos mistos em seu primeiro relatório como empresa de capital aberto.

O prejuízo líquido de US$ 1 bilhão da empresa estava alinhado com sua própria orientação financeira e os analistas aplaudiram as melhorias nas taxas de captação, a receita recebida pela empresa depois de subtrair o pagamento de incentivos para restaurantes e motoristas, além de acelerar o crescimento da receita.

Em relatórios mais pessimistas, a Gap (NYSE:GPS) viu as ações despencarem quando a marca Old Navy registrou as vendas mais fracas em três anos e a empresa reduziu sua previsão de lucro.

A Costco (NASDAQ:COST) também viu suas ações escorregarem apesar de apresentar ganhos melhores do que o esperado quando a companhia admitiu que os preços provavelmente subiriam devido às tarifas.

A Big Lots (NYSE:BIG) estará em foco na sexta-feira, já que ela informará seus ganhos antes do sino de abertura.

4. Gastos pessoais e renda vêem subida

Os indicadores econômicos começam com os números mais recentes sobre renda pessoal e gastos antes da abertura de sexta-feira às 9h30.

Prevê-se que os gastos pessoais tenham subido 0,2% no mês passado, com a renda pessoal registrando um aumento de 0,3%, de acordo com as previsões dos economistas compilados pelo Investing.com.

O índice de inflação preferido do Federal Reserve, o o índice de preços das despesas de consumo pessoal (PCE, na sigla em inglês), que exclui alimentos e energia, deve ter aumentado 0,2% para o mês, mas permanecerá a uma taxa anual de 1,6%.

Às 10h45, o índice de gerentes de compras de Chicago (PMI) para maio sai, com economistas esperando que a medida da atividade industrial do meio-oeste tenha leve alta de 55,1.

E às 11h00, a Universidade de Michigan irá publicar sua revisão da percepção do consumidor para maio. O índice deve ficar ligeiramente abaixo da medida preliminar para 102.0.

5. As tarifas de Trump sobre o México podem tornar mais improvável o acordo EUA-China

Embora o anúncio de tarifas de Trump sobre o México tenha mudado o foco das manchetes da mídia financeira, a disputa comercial em curso entre os EUA e a China fervilhou nos bastidores.

Analistas alertaram que as tarifas do Trump sobre o México fazem um acordo entre Pequim e Washington ainda mais improvável.

Os argumentos aponta para o fato de que as revisões recentemente acordadas no acordo comercial norte-americano parecem ter sido prejudicadas pela decisão arbitrária de Trump, diminuindo o valor de se chegar a qualquer acordo.

Dai Xianglong, que chefiou o Banco do Povo da China de 1995 a 2002 e continua sendo uma figura influente na China, observou que a abordagem para as negociações comerciais tem sido "bullying e America primeiro".

Dai indicou ainda que a situação atual sugere que o presidente da China, Xi Jinping e Trump, provavelmente acharão difícil avançar bastante para acabar com a guerra comercial de seus países quando se encontrarem na cúpula do G-20 em junho no Japão.

- Reuters contribuiu com esta reportagem

Últimos comentários

deve estar visitando o Lula, gente da mesma laia ...
Tem alguma coisa que nao sabemos.
Acabei de abater mais um alvo! Dessa vez, foi no novo berço dos comunas, aqui nas barbas da águia norte-mericana. Eles sofrerão com o peso da minha mão de ferro! Acabei de impor taxas iniciais, mas que alcançarão 25% sem nenhum pudor da minha parte. Que sirva de alerta a todos os latinos! Nada me impedirá, também, de realizar um “fogo amigo” se o my little dog na bananolândia não cumprir MINHAS ORDENS para invadir terras bolivarianas. *AMERICA FIRST*
Latinos??? Nao entendo ? Vc eh o q americano ???? Kkkk meu deus do ceu .. investing acho q os comentarios do sr Trump Trader sao bek grosseiros , alem de racistas, vcs deveriam filtrar as informacoes q chegam aqui
My friend, “latinos” sim! São todos que nasceram na parte latina da MINHA AMERICA. Eu sou presidente da única economia RICA que suatenta o resto do planeta Terra, e todos me devem obediência por isso. Como chege de Estado, posso mandar e desmendar. Sou tão famoso que até mesmo, aí na bananolândia, o my “puppy brasileño” tenta me imitar nos meus palavreados RACISTAS. Fale mal, mas fale de mim!
Alguém aqui sabe onde anda Queiroz?
Alguém sabe quem pagou os advogados do assassino PSOLISTA Adélio?
Quem acha que eu estou errado, procure saber sobre a grande depressão america de 1929...Por causa do protecionismo americano, só terminou com a II guerra mundial.
Eu já disse aqui que Trump "atirou" a economia americana do 50° andar... Ela esta passando agora pelo 30° andar e Trump acha que não vai acontecer nada. So esta esquecendo que o "chão" esta se aproximando e a economia americana, e de quebra a mundial vai se "esborrachar" lá em baixo... É so esperar... Ah... Esqueci. Ano que cem tem eleição americano e os EUA vai estar em recessão Quero cer se Trump vai se eleger...
Concordo contigo.
Esta é minha meta de governo, my friends. Preciso do CAOS NOS MERCdos para tremer o indice VIX. Assim, crio a maior VOLATILIDADE para apertar, com tanta força, o no do SELL-off que vou levar este elevador do 50° para o térreo com uma velocidade incrível, que atravessaremos cinco níveis de SUBSOLO. Rezem para 2020 não chegar. *AMERICA FIRST*
Vejo uma realização normal num último dia do mês e ainda numa sexta-feira. Normal!
se continuar estressado assim, Trump vai perder aquele rico cabelinho
Está na hora de o Brasil cair na realidade e parar de ignorar os fatos internos e externos.
Apertem os cintos.
Não foi tirono pé?
Enquanto uns choram, outros vendem lenços
"ameaça chocante" Trump cobrar 5% de imposto sobre produtos importados do México para força-los a resolver o seríssimo problema da imigração ilegal vindo daquele país. Enquanto no Brasilzão entra quem quer e ainda pagamos 60% de imposto sobre importadores de qualquer lugar do mundo.
  Parabéns pela análise.
Veremos os resultados nos próximos anos dessas práticas americanas, o Brasil pelo menos nos planos econômicos está tentando inverter isso, esse protecionismo. Eles estão abraçando fortemente essa prática. E aquele ditado popular nunca falha: Quanto maior, maior é a queda. Brinca de rei com uma economia do tamanho da americana é bem arriscado.
Ora, o México sempre fez questão que sua bandidagem e desocupados invadissem os EUA... agora vão pagar o preço por sua má intenção.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.