Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

Netanyahu visita EUA antes da eleição israelense

Publicado 24.03.2019, 13:12
Atualizado 24.03.2019, 13:15
Netanyahu visita EUA antes da eleição israelense

Por Jeffrey Heller

JERUSALÉM (Reuters) - Com a eleição de Israel marcada para daqui a apenas duas semanas, Benjamin Netanyahu vai poder exibir seus laços estreitos com o presidente norte-americano, Donald Trump, em uma visita aos Estados Unidos dias após Trump apoiar o controle de Israel sobre as colinas ocupadas do Golã.

A reunião do primeiro-ministro com Trump na Casa Branca, na segunda-feira, pode ser ofuscada nos Estados Unidos pela liberação de detalhes de um relatório confidencial sobre a investigação de um possível conluio entre o presidente e a Rússia, durante a campanha eleitoral nos EUA em 2016.

Mas Netanyahu, que enfrenta uma possível acusação em três casos de corrupção e nega qualquer irregularidade, vai explorar para o seu público doméstico o encontro destacando o que ele chama de o mais forte vínculo entre um líder israelense e um presidente norte-americano, na história.

Antes de retornar na quinta-feira da longa viagem planejada, para a etapa final da corrida eleitoral, Netanyahu pode esperar uma calorosa recepção de Trump, junto com a primeira-dama, que também vai organizar um jantar para Netanyahu e sua esposa, Sara.

Trump ajudou a preparar o espetáculo para o seu aliado na quinta-feira, anunciando que havia chegado a hora de reconhecer a soberania israelense sobre as Colinas de Golã, território estratégico que Israel tomou da Síria na guerra do Oriente Médio de 1967 e anexou em 1981, em um movimento que não ganhou apoio internacional.

No domingo, o ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, disse no Twitter que Trump iria assinar um decreto sobre o reconhecimento, com Netanyahu presente, na segunda-feira.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

O movimento do presidente sobre Golã foi amplamente visto em Israel- onde Trump é uma figura popular - como uma tentativa de fornecer um impulso eleitoral para Netanyahu, que pressionou por ainda outra mudança da política de longa data dos EUA em uma das regiões mais voláteis do mundo.

Trump já havia cumprido dois itens principais da lista de desejos de Netanyahu, reconhecendo a contestada Jerusalém como capital de Israel em 2017 e movendo a embaixada norte-americana de Tel Aviv para a Cidade Santa em maio passado.

Essas medidas enfureceram os palestinos, que querem Jerusalém Oriental, também capturada por Israel em 1967, como a capital de um Estado na Cisjordânia ocupada e Gaza. Também os coloca firmemente contra um plano de paz que Washington promete apresentar após a eleição israelense.

"Nunca tivemos uma ligação como essa entre o primeiro-ministro de Israel e um presidente americano", disse Netanyahu, que usou a imagem de Trump em seus cartazes de campanha.

Para Trump, o abraço de Netanyahu ressoa com os evangélicos dos EUA, um núcleo eleitoral importante para o líder republicano, que vai buscar a reeleição em 2020.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.