Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

OMC conversou com vários países afetados por sobretaxa dos EUA sobre aço, diz diretor da organização

Publicado 14.03.2018, 20:03
Atualizado 14.03.2018, 20:10
© Reuters.  OMC conversou com vários países afetados por sobretaxa dos EUA sobre aço, diz diretor da organização

SÃO PAULO (Reuters) - A Organização Mundial do Comércio (OMC) já conversou com vários países afetados pela sobretaxa imposta pelos Estados Unidos às importações de aço e alumínio, afirmou nesta quarta-feira o diretor-geral da entidade, Roberto Azevêdo.

A OMC vem recebendo consultas sobre a medida adotada pelo governo do presidente Donald Trump, indicou Azevêdo. Este é um primeiro passo para eventual representação formal contra os EUA feita pelos países junto à organização.

Azevêdo não divulgou o nome dos países e ressaltou que as conversas são confidenciais.

O governo norte-americano impôs na semana passada tarifas de 25 por cento sobre importações de aço e 10 por cento sobre importações de alumínio, abrindo exceção apenas para os produtos do Canadá e México. A reação nos mercados financeiros foi imediata, com os investidores temendo uma guerra comercial global.

Segundo maior exportador de aço para os EUA, o Brasil deve ter cuidado na maneira como vai enfrentar a taxação, disse o presidente Michel Temer, apontando, por outro lado, que o país entrará com uma representação na OMC caso não haja uma solução em breve para a questão.

E-COMMERCE

Azevêdo também defendeu nesta quarta-feira um arcabouço regulatório para o e-commerce, com esforço de governos para que grandes negócios não dominem sozinhos o mercado digital.

"Conectividade sozinha não vai resolver o problema do e-commerce, é preciso ter regras e regulamentos", afirmou ele.

Falando durante o Fórum Econômico Mundial para a América Latina, Azevêdo avaliou que os governos, em geral, não "fazem ideia" sobre o que acontece no mundo digital e que isso precisa ser endereçado para que pequenos negócios tenham mais capacidade de competir por clientes.

"Companhias podem ajudar o governo a entender melhor que tipo de infraestrutura é necessaria", disse.

Segundo Azevêdo, a OMC tem um grupo de trabalho com dezenas de países discutindo o que precisa ser feito.

(Por Iuri Dantas)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.