Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Os 5 principais eventos do calendário econômico desta semana

Publicado 06.02.2017, 06:00
Atualizado 06.02.2017, 06:00
© Reuters.  Os 5 principais eventos do calendário econômico desta semana

Investing.com - Os mercados financeiros globais focarão nos dados de comércio na China previstos para serem divulgados na sexta-feira, em uma semana relativamente tranquila de eventos econômicos.

Os investidores também estarão de olho em alguns relatórios econômicos dos EUA, com especial atenção nos dados de sentimento dos consumidores na sexta-feira, em busca de novas dicas de quando o Federal Reserve elevará as taxas de juros.

Enquanto isso, na Zona do Euro, os mercados vão observar de perto as encomendas das fábricas alemãs para tentar medir a saúde da maior economia da região.

Os traders ainda ficarão de olho em uma série de reuniões dos bancos centrais, incluindo as políticas econômicas na Austrália e Nova Zelândia.

Na expectativa por esta semana, o Investing.com Brasil compilou uma lista dos cinco principais eventos no calendário econômico, que deverão afetar os mercados.

1. Balança comercial de janeiro da China

A China publicará dados de seu comércio exterior por volta de 1h na sexta-feira.

O relatório deverá mostrar que o superávit do país aumentou para US$ 48,9 milhões no mês passado, contra US$ 40,8 bilhões em dezembro.

As projeções mostram que as exportações devem ter subido 3% em janeiro, na comparação anual, após uma queda de 6,1% no mês passado, enquanto as importações deverão mostrar avanço de 9,6%, contra ganhos de 3,1% em dezembro.

O país ainda deverá publicar o índice dos gerentes de compras (PMI) de serviços Caixin na segunda-feira, seguido por dados das reservas externas na terça-feira.

A economia chinesa cresceu 6,8% no último trimestre, impulsionada por gastos do governo e recorde no crédito bancário. Mas a economia ainda enfrenta ventos contrários do setor imobiliário e de possíveis medidas protecionistas dos EUA.

2. Sentimento dos consumidores de Michigan de fevereiro

A prévia do índice de sentimento dos consumidores da Universidade de Michigan deverá ser publicado as 13h da sexta-feira e deverá ceder para 97,8 contra 98,5 em janeiro.

Fora os dados de sentimento do consumidor, o calendário desta semana também inclui balança comercial, vagas no mercado de trabalho, seguro desemprego, assim como preços de importação.

As notícias de Washington deverão apenas ditar o sentimento do mercado na próxima semana, com os investidores de olho nos próximos atos de Donald Trump para mais detalhes sobre seu anunciado programa de corte de impostos, gastos em infraestrutura e desregulação, além de política comercial.

O balanço de empresas como Disney, General Motors (NYSE:GM), Time Warner, Coca-Cola e Twitter também estarão no radar.

3. Encomendas das fábricas alemãs

A Alemanha vai publicar os dados de dezembro de encomendas das fábricas às 5h desta segunda-feira. A expectativa é que o volume de pedidos deva aumentar 0,5%, após uma forte queda de 2,5% em novembro.

A semana ainda terá a produção industrial da França, Espanha e Itália, além da Alemanha. A expectativa é que todos os países apresentem crescimento, mais evidências de que a economia europeia está ganhando momentum.

A Comissão Europeia ainda divulga a atualização de suas projeções econômicas para a região na quarta-feira.

4. Reunião de política monetária do BC da Austrália

O Reserve Bank australiano publica sua decisão de taxas de juros na terça-feira às 1h30.

A maioria dos analistas preveem que o banco central manterá as taxas inalteradas na atual mínima histórica de 1,5% em uma tentativa de contrabalancear o mercado imobiliário com crescimento nos salários semanais e juros abaixo da inflação.

Na quinta-feira, o presidente do BC do país, Philip Lowe, discursará no jantar do A50 Australian Economic Forum, em Sidnei.

Além do BC, dados de venda do varejo serão publicados na segunda-feira.

5. Reunião de política monetária do BC da Nova Zelândia.

O Reserve Bank neozelandês publicará o resultado de sua reunião de política monetária às 18h de quarta-feira.

A maioria dos analistas projetam a estabilidade das taxas no patamar mínimo recorde de 1,75%, enquanto sinalizam que o próximo movimento nos juros poderá ser de alta após uma alta recente da inflação.

O presidente do BC do país Graeme Wheeler participará de uma coletiva de imprensa após o anúncio.

Fique atualizado sobre todos os eventos econômicos da semana visitando http://br.investing.com/economic-calendar/

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.