Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

PIB da América Latina aumentaria 16% com a igualdade de gênero, diz BID

Publicado 15.03.2018, 15:22
Atualizado 15.03.2018, 15:26
PIB da América Latina aumentaria 16% com a igualdade de gênero, diz BID

São Paulo, 15 mar (EFE).- O Produto Interno Bruto (PIB) da América Latina seria 16% maior se a participação das mulheres no mercado de trabalho fosse igual a dos homens, afirmou nesta quinta-feira o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Luís Alberto Moreno, durante o Fórum Econômico Mundial, em São Paulo.

"A paridade de gênero é importante não só como questão de igualdade. Também pode render dividendos de crescimento imenso", disse Moreno no lançamento de um grupo de trabalho sobre o tema, uma colaboração público-privada desenvolvida no fórum.

"Se a nossa região atingisse a paridade na participação na força de trabalho, o PIB poderia subir 16%", afirmou o presidente do BID.

Depois de Argentina, Chile e Panamá, o Peru é o último país da região a adotar o modelo aplicado na América Latina pelo Fórum Econômico Mundial em parceria com o BID.

Com desigualdade média de 29,8% no mercado trabalhista, a América Latina fica atrás do Leste Europeu e da Ásia Central no índice.

Atualmente, o Peru ocupa o 98º lugar entre 114 países incluídos no Relatório Mundial da Desigualdade de Gênero quanto à participação econômica e oportunidades.

"A igualdade de gênero é um imperativo tanto moral como econômico", afirmou a chefe da Iniciativa de Educação, Gênero e Sistemas de Trabalho do Fórum Econômico Mundial, Saadia Zahidi.

Para ela, é urgente trabalhar sobre o tema, senão o problema levará mais de um século para ser resolvido.

"Se o ritmo da mudança que aconteceu durante os últimos 12 anos se mantiver firme no futuro, ainda levaremos mais 100 anos para reduzir a desigualdade de gênero mundial. Não podemos esperar tanto", afirmou.

O modelo de cooperação público-privada foi desenvolvido durante três anos pelos grupos de trabalho e de igualdade de gênero no Fórum Econômico Mundial no Japão, México, Coreia do Sul e Turquia.

A ideia é abordar as brechas no assunto e reconfigurar a igualdade de gênero para o futuro, diminuindo as diferenças na participação, remuneração e liderança.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.