Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Preocupações com comércio afetam ânimo de CEOs em Davos

Publicado 21.01.2019, 17:50
Atualizado 22.01.2019, 10:00
© Reuters. Pessoa passa pelo logo do Fórum Econômico Mundial, em Davos

Por Silvia Aloisi

DAVOS, Suíça (Reuters) - Executivos de todo o mundo ficaram muito mais pessimistas em relação às perspectivas econômicas globais devido a disputas comerciais e às tensas relações entre grandes potências, mostrou uma pesquisa na véspera do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.

A pesquisa da PwC com cerca de 1.400 CEOs apontou que 29 por cento acreditam que o crescimento econômico global cairá nos próximos 12 meses, seis vezes o nível do ano passado e o maior percentual desde 2012.

A mudança mais acentuada ocorreu entre os líderes empresariais nos Estados Unidos, onde o otimismo caiu de 63 por cento há um ano, para 37 por cento em meio a uma desaceleração econômica e uma guerra comercial com a China.

Mas a parcela de CEOs que acredita que a taxa de crescimento cairá aumentou significativamente em todas as regiões, e isso se traduziu em uma queda nas expectativas dos líderes empresariais de que suas empresas conseguirão aumentar as receitas a curto e médio prazo.

"É uma grande reversão em relação ao ano passado e o clima mais sombrio está presente em praticamente todo o mundo", disse Bob Moritz, presidente global da multinacional de auditoria e contabilidade PwC.

"Com o aumento da tensão comercial e do protecionismo, é lógico que a confiança esteja diminuindo."

© Reuters. Pessoa passa pelo logo do Fórum Econômico Mundial, em Davos

Na segunda-feira, o Fundo Monetário Internacional cortou suas previsões de crescimento econômico mundial para 2019 e 2020, devido à fragilidade na Europa e em alguns mercados emergentes, e disse que o fracasso em resolver as disputas comerciais poderia desestabilizar ainda mais a desaceleração da economia global.

Em sua segunda revisão para baixo em três meses, o Fundo também citou uma desaceleração maior do que a esperada na economia chinesa e um possível Brexit sem acordo como riscos para suas perspectivas, dizendo que isso poderia piorar a turbulência nos mercados financeiros.

A paralisação do governo dos Estados Unidos, que fez com que o presidente norte-americano, Donald Trump, não comparecesse ao encontro da elite política e empresarial global em Davos, também está contribuindo para a sensação de mal-estar em relação à economia dos EUA.

Últimos comentários

Topo confirmado do diário, he he he.. Petróleo se perder 50.50 busca 47.96, os tempos mais curtos contaminando os mais longos, só falta o semanal fechar abaixo de 96.600, ai engolfa na baixa.. YES
Tudo isso se reverterá rapidamente qdo Trump anunciar em Fevereiro o fim da guerra comercial.
Acredito sim, que deva ocorrer uma certa desaceleração econômica mundial o que deve afetar todo o.mercado, mas também acredito em um certo descolamento do Brasil em relação a outros países e deve navegar em calmaria rumo ao crescimento.
Só faltava essa notícia para confirmar minha tese de correção até 85k. Topo para todo lado, (martelo), para petr4, ibov, desaceleração da china, petróleo já com quase 2 de queda, minério fechou em queda, futuro do Dow queda, escândalo do filho do bolsonaro, semanal abrindo um morobozu. A teoria fala que os tempo mais curtosobre contminam os mais longos, então o diário deu sinal ontem, falta confirmação de hoje fechando em queda e assim contamina a gráfico semanal, mas temos que espera o fechamento da semana e se for um morobozu, fechamento na mínima junto com um engolfo de queda. FUDEU
Deus é Capitalista amigos.
vagabundo histórico? vc pode não gostar de Marx, mas conheça a história amigo. chamar o cara de vagabundo histórico é no mínimo burrice. acho que vc nunca será sombra do que o cara fez no mundo. um cara do século 19 que as ideias repercutem até hoje não deve ser tão vagabundo assim :)
Pois é né Arnaldo, e agora? acreditamos em analistas profissionais à anos ou em um zé ninguém que usa o sobrenome de um vagabundo histórico no perfil ?
vagabundo histórico? vc pode não gostar de Marx, mas conheça a história amigo. chamar o cara de vagabundo histórico é no mínimo burrice. acho que vc nunca será sombra do que o cara fez no mundo. um cara do século 19 que as ideias repercutem até hoje não deve ser tão vagabundo assim :)
E aqui com um governo sem nenhum plano, sem estratégia para as reformas, só sabe falar a frase "SEM VIÉS ..." e já envolvido em escândalos os economistas/analistas, falando em bolsa em 125K. ESTRANHO.
Perfeito. Topo para todo lado, acho que hj começa a correção
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.