Barco de resgate com migrantes rejeita oferta de atracar na Espanha

Barco de resgate com migrantes rejeita oferta de atracar na Espanha

Reuters  | 18.08.2019 14:36

Barco de resgate com migrantes rejeita oferta de atracar na Espanha

Por Joan Faus e Gavin Jones

(Reuters) - Uma organização espanhola de ajuda humanitária operando uma embarcação de resgate de migrantes parada na região da costa italiana rejeitou uma oferta da Espanha para atracar em Algeciras, dizendo que as mais de cem pessoas a bordo estão numa situação de emergência e que levaria muito tempo para chegar à Espanha.

Os migrantes, a maioria africanos, foram resgatados pela Open Arms na região da costa da Líbia nas duas últimas semanas e esperam para desembarcar na ilha de Lampedusa no sul da Itália.

O ministro do Interior da Itália, o político de extrema-direita Matteo Salvini, ordenou que eles não desembarcassem, apesar de ter feito uma concessão no sábado ao permitir que 27 menores de idade deixassem o barco, dizendo que somente concordou com isso depois da insistência do primeiro-ministro Giuseppe Conte.

A maior parte das embarcações de resgate de organizações de ajuda desapareceu durante o último ano por conta dos controles mais duros do governo e dos longos impasses.

“A Espanha sempre age em emergências humanitárias. É necessário estabelecer uma solução europeia organizada e solidária, enfrentando o desafio da migração com os valores do progresso e do humanismo da União Europeia”, afirmou o primeiro-ministro em exercício da Espanha, Pegro Sánchez, pelo Twitter.

A Open Arms disse neste domingo no entanto que a embarcação de mesmo nome não poderia ir para a Espanha, porque a viagem era longa e colocava o bem-estar dos migrantes sob risco.

“Estamos num estado de emergência humanitária extrema. Eles precisam ser desembarcados agora”, disse uma porta-voz da organização. “É impensável navegar por seis dias.”

Mais tarde, a porta-voz disse que a organização havia recebido uma ordem do centro de coordenação marítima da Espanha para seguir para Algeciras e que o capitão e advogados estavam em contato com o centro.

Salvini disse que a recusa da Open Arms era “incrível e inaceitável”.

"A Itália não é o campo de refugiados da Europa”, afirmou ele.

Com Salvini se recusando a ceder, e a Open Arms se recusando a levar os migrantes para outro local, o impasse parece de difícil resolução. Ele pode terminar com Conte de novo intervindo e revogando a decisão de Salvini.

Relacionadas

Últimos comentários

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Português (Portugal) Polski Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 中文 香港 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações

+