Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Governadores apóiam veto a reajuste e Bolsonaro anuncia para breve sanção de ajuda a Estados

Publicado 21.05.2020, 10:58
Atualizado 21.05.2020, 12:30
© Reuters. .

© Reuters. .

BRASÍLIA (Reuters) - Em reunião com o presidente Jair Bolsonaro, a maioria dos 27 governadores pediram o veto à possibilidade de reajuste salarial a categorias de servidores públicos, corroborando a intenção do governo federal de não manter a autorização aprovada pelo Congresso, enquanto o presidente anunciou que pretende sancionar a ajuda a Estados e municípios o mais breve possível.

A proposta que dá um aporte de 60 bilhões de reais para Estados e municípios fazerem frente à crise provocada pela pandemia de Covid-19 foi aprovada no início de maio pelo Legislativo com permissão para reajustes de algumas categorias, com apoio do presidente. No entanto, com a resistência da equipe econômica liderada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, Bolsonaro voltou atrás.

No encontro desta quinta, onde estavam também os presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), Bolsonaro pediu aos governadores e recebeu o apoio ao veto.

"Então aqui, nesse projeto, o que a gente pede apoio aos senhores é a questão da manutenção de um veto muito importante, que foi largamente discutido, que atinge parte dos servidores públicos", disse.

O projeto prevê a proibição de reajustes aos servidores até 31 de dezembro de 2021. Bolsonaro alegou que várias medidas foram analisadas, incluindo um desconto de 25% nos salários dos funcionários públicos, mas a proibição dos reajustes seria um remédio "menos amargo".

"Em comum acordo com os Poderes, nós chegamos à conclusão de que, congelando a remuneração, os proventos também dos servidores até o final do ano que vem, esse peso seria menor, mas de extrema importância para todos nós. É bom para o servidor, porque o remédio é menos amargo, mas é de extrema importância para todos os 210 milhões de habitantes", afirmou.

Chamado a falar pelos governadores, o governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), informou que a maioria dos governadores não apenas concordava, mas pedia o veto.

"A maioria dos governadores entende importante o veto do artigo dos aumentos salariais. É impossível darmos aumentos salariais nesse momento, esse veto é fundamental", disse Azambuja.

Os governadores pediram ainda que a primeira parcela do pagamento seja feita até o dia 31 de maio, o que nem o presidente nem o ministro da Economia, Paulo Guedes - que estava presente - garantiram que aconteceria.

Bolsonaro se comprometeu a sancionar a proposta "o mais breve possível". O presidente chegou a mencionar a sanção ainda nesta quinta, mas foi alertado pelo presidente do Senado que ainda existiam questões técnicas que precisam ser resolvidas antes. Uma delas, é o decreto de contratação de servidores da Polícia Rodoviária Federal, que precisaria sair antes da sanção.

"Isso será sancionado o mais rápido possível acertando pequenos ajustes técnicos que estão aí na iminência de serem solucionados", disse o presidente.

BANDEIRA BRANCA

Ao contrário da reunião anterior, que terminou em bate-boca entre Bolsonaro e João Doria (PSDB), governador de São Paulo, o encontro desta quinta, também em videoconferência, teve tom mais amistoso e respeitoso, em que os governadores e os presidentes da Câmara e do Senado fizeram questão de ressaltar a necessidade de uma atuação conjunta de todos.

As medidas de isolamento social para conter a propagação do coronavírus adotadas por gestores locais, criticadas por Bolsonaro e motivo de atrito frequente entre ele e os governadores, não foram discutidas na reunião desta quinta.

"Chegou a hora de todos levantarmos a bandeira branca, porque estamos em uma guerra e na guerra todos perdem", disse o presidente do Senado. "Temos que ter a consciência que essa é uma crise sem precedentes e no futuro seremos cobrados pelas atitudes que tomarmos."

Renato Casagrande (PSB), governador do Espírito Santo, ressaltou ainda a necessidade de todos trabalharem em conjunto durante a epidemia e chegou a propor a criação de uma coordenação com representantes dos três Poderes, de governadores e prefeitos, para enfrentar a pandemia.

"O que nós de fato não precisamos é de uma crise política. Já estamos vivendo três crises, não precisamos da crise política. Então por isso saúdo o presidente da República por ter tomado a iniciativa de nos convidar para participarmos desse ato", disse.

© Reuters. .

Adversário aberto de Bolsonaro, Doria foi também contido nos comentários. Ressaltou a necessidade do veto aos reajustes e afirmou que "a existência de uma guerra coloca todos em derrota" e é preciso união.

Apesar do tom ameno, pouco antes de chegar para a reunião, Bolsonaro havia criticado novamente os governadores. Em conversa com apoiadores, na saída do Palácio da Alvorada, afirmou que era preciso olhar para onde o país estava indo "com essas pessoas", e completou:

"Imaginem uma pessoa do nível dessas autoridades estaduais na Presidência da República, o que teria acontecido com o Brasil já."

Últimos comentários

lógico que vai vetar agora é mais interessante para governo que precisa do dinheiro. lá na frente eles vão dar uma rasteira no boso kkkkkkkkkk
Mais uma vez a população vai pagar os gastos soberbos e infames com funcionalismo público, político, judiciário e militar, além dos desvios, subornos e superfaturamentos em diversas áreas, como agora na crise sanitária!
Pq não usam o fundo bilionário das eleições?? pq não cortam seus auxílios?
Os políticos não mudaram em nada com esse vírus,,, não cortaram despesas, mto menos salários, penduricalhos, gastos com a máquina, com paletó,,, só vi aumentar a corrupção e a cara de pau da craaasse política,, quem vai pagar essa naba e tomar no t ba, e os empresários e os empregados,,,,tá dito,,,,
O Brasil tem 5.944 municípios. Até ontem, 2.606 tinham mais que 19 casos e 3.339 menos de 1 caso. Por que prefeitos fecham o comércio nestes municípios???
acho que tá na hora desse povo brasileiro respeitar a opinião dos outros tá todo mundo no mesmo barco,"""parem de querer ser o dono da razão""
Nós apoiamos o presidente Bolsonaro, mais uma vez o presidente está certo! O empregado do setor privado teve salário reduzido, e corre um risco enorme de perder o emprego. E os empregados do setor público? Não correm risco de perder o emprego (tem estabilidade), e não tiveram salário reduzido, E AINDA QUER AUMENTO? À CUSTA DO SACRIFÍCIO DA POPULAÇÃO? Dos mesmos que tiveram o salário reduzido, e dos mesmos que podem perder o emprego?
os governadores nao trabalham, mas o presidente sim
O presidente mostrou q está fazendo tudo pelo Brasil, apesar dos ataques para derrubá-lo. Agora vamos ver o q os governadores vermelhos irão fazer. Está na hora de parar de jogar contra e recuperar o país, deixa as brigas para eleição.
Concordo, os servidores ja tem a estabilidade, so e demitido por justa causa. Entendo tb que ha, servidores e servidores, na qual a variação salarial e bem descrepante dependendo da funcao. Mas, nao da p/ aumentar um e deixar outro de lado.
O problema é a justa causa, que é impossível de acontecer. Funcionário público deveria ter avaliação de produtividade e possibilidade de encerramento do vínculo com mais facilidades. Também acho errado funcionário público se candidatar a cargo político com afastamento antes da eleição e continuar recebendo salário. Se quer concorrer que abra mão do salário.
concordo, estabilidade vitalícia. porque só o fato de falta de comprometimento com a função seria seria suficiente para dar "Justa Causa " como acontece no setor privado!
dar dinheiro pra estador é o mesmo que investir dinheiro numa corretora onde o CEO é o Eiki Batista, 20% pra população e 80% pro amigos do rei, mas se ele vetar vão dizer que está matando a população, política é F#=€®¥¢^^
Eles estão comprando respiradores a 250k, tem projetos de 1k e o valor médio nacional é 20k. As antas somos nós com esse ralo inútil de dinheiro público, vai tudo pro lixo igual a copa do mundo e a olimpíada do Rio.
Bravo MITOOOOO!!!
Top louco essa Anta. pelo menos uma dentro tem que dar.
tá falando do seu Lulaladraão ou da Dilma? kkk Quer um sanduiche de mortadela?
isso é bom, porém alguns milhõesZinhos vai ser desviados, por prefeitos e governadores
esse nosso presidente é top
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.