Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

Bolsonaro assinará nesta 6a-feira MP de financiamento à folha de pagamento, diz Economia

Publicado 03.04.2020, 19:43
Atualizado 04.04.2020, 00:56
© Reuters. .

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro assinará na noite desta sexta-feira a Medida Provisória (MP) sobre o financiamento à folha de pagamento das pequenas e médias empresas com recursos do Tesouro e dos bancos, afirmou o secretário-executivo do Ministério da Economia, Marcelo Guaranys.

Em coletiva de imprensa no Palácio do Planalto, membros da equipe econômica repetiram os detalhes do programa, que já havia sido anunciado na sexta-feira passada.

Depois da MP, reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN) ainda regulamentará os detalhes operacionais da investida.

"Isso é questão de horas, podemos fazer reunião extraordinária no final de semana", disse Guaranys, acrescentando que esse passo possibilitará implementação imediata pelos bancos no início da próxima semana.

"Empresa viva significa emprego vivo. Nossa lógica, em conjunto com proteção da saúde, é proteger empregos", afirmou o secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco.

O programa de 40 bilhões de reais financiará por dois meses a folha de pagamento das empresas com faturamento anual de 360 mil a 10 milhões de reais.

O Tesouro entrará com 17 bilhões de reais por mês, e os bancos contribuirão com 3 bilhões de reais. O BNDES será responsável pela operacionalização.

Na prática, isso significa que o governo ficará com 85% do risco de inadimplência e os bancos com os demais 15%.

A taxa aos tomadores será de 3,75% ao ano, com zero de spread, e a linha de financiamento contará com seis meses de carência e 30 meses para o pagamento.

Os recursos poderão ser utilizados exclusivamente para a folha de pagamento dos funcionários das empresas, com o dinheiro sendo canalizado por meio dos bancos diretamente para a conta dos empregados. A dívida, portanto, ficará com a empresa.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Aquelas que aderirem à iniciativa ficarão impedidas de demitir seus funcionários pelos 60 dias seguintes ao término do programa.

(Por Marcela Ayres)

Últimos comentários

assina sua demissão incompetente.
É um erro dizer que o governo possui 85% do risco, já que o BNDES repassa os recursos para os bancos, que devolvem aí BNDES independente do cliente pagar ou não, o risco é 100% do banco.
Esperávamos uma transferência de 2 bilhões do Fundo Partidário para ações de saúde. Mas nossos governantes são irresponsáveis e não abrem mão das suas benesses. Uma vergonha em ser brasileiro!
na vdd, vergonha d ser brasileiros por causa desses políticos..
Beleza. Mas, nesse assunto de fundo eleitoral, é a segunda vez que o presidente manteve-se inerte.
Como se fosse mudar alguma coisa ele querer usar esse dinheiro, igual o Kim querendo redução do salário dos políticos e qual foi a resposta do Toffoli?!...
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.