Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Bolsonaro defende chefe da Secom e diz que vai mantê-lo no cargo

Publicado 16.01.2020, 15:37
Atualizado 16.01.2020, 16:51
Bolsonaro defende chefe da Secom e diz que vai mantê-lo no cargo

Bolsonaro defende chefe da Secom e diz que vai mantê-lo no cargo

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro defendeu nesta quinta-feira o secretário de Comunicação Social da Presidência, Fábio Wajngarten, e disse que vai mantê-lo no cargo, após reportagem do jornal Folha de S.Paulo acusá-lo de supostamente receber, por meio de uma empresa da qual é sócio, pagamentos de emissoras de TV e agências de publicidade contratadas pelo governo.

"O que eu vi até agora está tudo legal com o Fábio, vai continuar, é um excelente profissional. Se fosse um porcaria, igual alguns que têm por aí, ninguém estaria criticando ele", disse Bolsonaro em entrevista na saída do Palácio da Alvorada.

Perguntado se Wajngarten deveria se afastar da empresa da qual é sócio, Bolsonaro disse que não responderia, mas afirmou: "Se for ilegal, a gente vê lá na frente."

Em pronunciamento no Planalto na quarta-feira, após a divulgação da reportagem, o secretário disse que não estava à frente do órgão "para fazer negócios", defendeu-se da acusação e disse que permaneceria no cargo.

“É realmente absurdo esse tipo de matéria. Eu não estou (aqui) para fazer negócios. Eu estou aqui para transformar a comunicação da Presidência da República com a maior ética possível, com a maior transparência possível e com a maior modernidade possível”, afirmou.

Em nota um pouco antes da declaração de Wajngarten, a Secom classificou como "mentira absurda, ilação leviana" a tentativa de imputar ao secretário "procedimento ilegal por suposto 'recebimento' de dinheiro de emissoras de televisão e de agências de publicidade contratadas pela própria Secom, por uma empresa em que ele é sócio".

Durante a entrevista na saída do Alvorada nesta manhã, Bolsonaro inicialmente não respondeu sobre o caso envolvendo o secretário e preferiu atacar duramente a Folha e uma repórter do jornal que fez questionamentos sobre o caso. Populares que estavam no local apoiaram as manifestações do presidente.

Bolsonaro disse que o jornal não tem credibilidade para acusar ninguém. "Lamentavelmente, uma péssima imprensa que faz a Folha de S.Paulo. Outra pergunta, aqui acabou. Folha de S.Paulo está fora. Sai fora, Folha de S.Paulo, vocês não têm moral para perguntar nada", disse.

Questionado pela repórter do jornal sobre a sanção do fundo eleitoral, que prevê 2 bilhões de reais para partidos usarem nas campanhas este ano, Bolsonaro rebateu novamente.

"Já falei que a Folha está fora. Você não aprende que a Folha está fora? A Folha é um lixo. A Folha é um lixo. Eu quero saber, a Folha de S.Paulo, o Datafolha, eu perderia para todo mundo no segundo turno. Você não tem vergonha na cara, vem aqui fazer plantão? Eu sei que você não é dona da Folha, desculpa, você, como pessoa, não tenho nada contra você, mas você está cumprindo aqui o seu papel para tentar infernizar o governo", afirmou.

REAÇÃO

Poucas horas depois de o presidente defender o secretário, o PSOL, que faz oposição ao governo, entrou com uma ação popular na Justiça do Distrito Federal em que pede a revogação imediata da nomeação de Fabio Wanjgarten. A legenda pede também a anulação de todos os atos assinados por ele desde que assumiu a Secom.

"O caso é uma evidente afronta à Lei de Conflito de Interesses. A lei diz que integrantes da cúpula do governo são proibidos de manter negócios com pessoas físicas ou jurídicas que possam ser afetadas por suas decisões. A prática implica conflito de interesses e configura ato de improbidade administrativa", disse o partido em nota.

(Reportagem de Ricardo Brito)

Últimos comentários

combate a corrupção eles disseram, e alguns ainda acreditam.
Se não deve, não TREME ; )
não consigo entender pq o Presidente Bolsonaro perde tempo com esses lixos da folha de São Paulo.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.