Bolsonaro diz que "bandidos de esquerda" começam a voltar ao poder na Argentina

Bolsonaro diz que "bandidos de esquerda" começam a voltar ao poder na Argentina

Reuters  | 14.08.2019 20:54

Bolsonaro diz que "bandidos de esquerda" começam a voltar ao poder na Argentina

(Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro disse nesta quarta-feira que "bandidos de esquerda" começam a voltar ao poder na Argentina, em referência ao resultado das primárias presidenciais no país vizinho, em que o presidente Mauricio Macri, aliado de Bolsonaro, foi derrotado por ampla margem por Alberto Fernández, que tem como candidata a vice a ex-presidente Cristina Kirchner.

"Olha o que está acontecendo com a Argentina agora. A Argentina está mergulhando no caos. A Argentina começa a trilhar o rumo da Venezuela, porque, nas primárias, bandidos de esquerda começaram a voltar ao poder", disse o presidente em Parnaíba, no Piauí, onde participava de cerimônia alusiva a um projeto de irrigação.

A eleição presidencial na Argentina está marcada para outubro, mas as primárias, realizadas no domingo, são apontadas como uma prévia do que deve ocorrer na eleição geral e a vantagem obtida pela coalizão de Fernández sobre a de Macri indica amplo favoritismo da oposição no pleito.

À noite, em Brasília, Bolsonaro voltou ao tema apontando que "os números da economia mostraram que a Argentina se aproximou muito da Venezuela" diante da possibilidade de vitória da chapa Fernández-Cristina, numa possível alusão à reação dos mercados financeiros argentinos às primárias. E procurou afastar a ideia de intromissão.

"Nós não nos intrometemos nas questões externas, mas sabemos no que vai dar, espero que a população argentina acorde para isso", disse o presidente a jornalistas em frente ao Palácio da Alvorada.

"Os números da economia vão mostrar que essa opção de fazer voltar ao poder um grupo que colocou a Argentina nessa situação complicada lá no passado não é solução", acrescentou.

COMUNISTAS

Em seu discurso, transmitido ao vivo em uma rede social, Bolsonaro também disparou uma série de ataques ao PT, à esquerda e aos comunistas.

Ele disse que, nas próximas eleições, a "turma vermelha" será varrida do Brasil e voltou a acusar governadores da Região Nordeste --amplamente governada pela oposição a Bolsonaro-- de buscarem dividir o país.

"Quando a gente vê agora pelo Brasil alguns governadores querendo separar o Nordeste do Brasil, esses cabras estão no caminho errado. O caminho do Brasil é um só: um só povo, uma só raça, uma só bandeira verde e amarela", disse o presidente, ao lado do prefeito de Parnaíba, o ex-senador Mão Santa, a uma plateia de apoiadores que o aclamava como "mito".

"O Mão Santa me disse agora há pouco, que nós vamos acabar com o cocô no Brasil. O cocô é essa raça de corrupto e comunista, Nas próximas eleições, nós vamos varrer essa turma vermelha do Brasil. Já que na Venezuela está bom, vamos mandar essa cambada para lá. Quem quiser um pouquinho mais para o norte, vai até Cuba."

A declaração de Bolsonaro é uma referência a um de seus mais recentes comentários controversos quando, ao responder à pergunta de um repórter sobre se é possível crescer preservando o meio ambiente, recomendou que o jornalista comesse menos e evacuasse uma vez a cada dois dias.

Bolsonaro também afirmou que "apesar de a petralhada ter roubado quase tudo no Brasil", recorrendo a uma forma depreciativa de se referir aos petistas, seu governo tem se esforçado para entregar obras, como o projeto de irrigação.

"Nós juntos vamos varrer a corrupção e o comunismo do Brasil", afirmou.

© Reuters. Presidente Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto

Ele também disse que o setor de fruticultura de Parnaíba irá se beneficiar do recente acordo de livre comércio firmado entre Mercosul e União Europeia, que ainda precisa ser ratificado pelos países dos dois blocos.

(Por Eduardo Simões, em São Paulo)

Relacionadas

Últimos comentários

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Carl Vasc
Carl Vasc

Macri nada mais é do que um FHC. Um impostor. Lá não tiveram a sorte de ter um Bolsonaro candidato a presidência !   ... (Leia Mais)

15.08.2019 23:51 GMT· Responder
Marcio Brito
Marcio Brito

O FHC começou com as privatizações, o PT deu continuidade e esse aí vai acabar com todo o resto! Estão quebrando a Petrobrás assim como fizeram com a INFRAERO para justificar a venda..  POR QUE SERÁ QUE UMA EMPRESA ESTATAL ESPANHOLA VEIO E ARREMATOU O BLOCO NORDESTE DE AEROPORTOS SE É UMA EMPRESA, UM SETOR, QUE SÓ TRÁS PREJUÍZO AO GOVERNO BRASILEIRO???? . Um empresa sem concorrência, e pior, num setor de extrema importância como a aviação... os aeroportos estão sendo dados de presente a terceiros.. A Petrobrás... nosso petróleo, nossa riqueza... vais acabar nas mão de terceiros também!. A Vale... tá passando por um momento terrível, por causa de má administração e ganância, mas olha a potência em que se transformou após ser dada de presente pelo governo FHC!. Defender e enaltecer qualquer político aqui no Brasil é o mesmo escrever uma carta de suicídio, pois no fim sempre irá se arrepender de tê-los feito!  ... (Leia Mais)

15.08.2019 11:39 GMT· 2 · Responder
Marcio Brito
Marcio Brito

Aqui no Brasil ja deixou de existir DIREITA e ESQUERDA desde que o PT assumiu o a presidência pela primeira vez. Nós nunca elegemos um presidente! Nós elegemos REIS!!! Cada um que chega faz tudo ao seu bel prazer se lixando para a opinião pública. Os únicos beneficiados são eles próprios e os grandes empresários, SEMPRE!!!. Tenho um arrependimento terrível de ter contribuído para PT chegar ao poder. Nesse "@#%$*" que colocaram na presidência eu jamais votaria, maior erro que se poderia ter cometido... o fato é que o PT não é o único culpado pela desgraça no Brasil!  O FHC foi santo? Por que o Collor foi deposto? E antes deles? O Brasil sempre foi governado por honestos?. O cara tá aí se mostrando um DITADORZINHO, acobertando as falcatruas dos seus filhos, usando o dinheiro do povo, equipamentos militares para uso particular tal qual todos os outros governantes fizeram,  seu Ministro entregando o Brasil para os "gringos". O QUE ESSE PRESIDENTE ESTÁ FAZENDO DE DIFERENTE DOS DEMAIS???  ... (Leia Mais)

15.08.2019 11:38 GMT· Responder
Ederaldo Semioni
Ederaldo Semioni

Porque ,,, não te calas?  ... (Leia Mais)

15.08.2019 11:10 GMT· 2 · Responder
Juliana Mendes
Juliana Mendes

Agora o governo vai pegar os 388 bilhões de dólares que os governos comunistas que quebraram o país deixaram em reservas, e começar a roubar o resto que os vermelho deixaram kkk. Os bozominio pira!  ... (Leia Mais)

15.08.2019 04:46 GMT· Responder
Bruno Bree
Bruno Bree

Eu não torço para a Argentina cair em uma crise, torço para eles sofrerem as consequências do voto na Cristina. Galera com a Venezuela no norte e a Argentina no sul, o Brasil esta enrolado. Vai ter tanta gente saindo dos dois como do Brasil para Portugal.  ... (Leia Mais)

15.08.2019 04:43 GMT· Responder
Trump Trader
Trump Trader

Como disse o “poeta”: “É só deixar de comer menos e fazer cocô dia sim, dia não que tudo melhora.” ; )  ... (Leia Mais)

15.08.2019 02:01 GMT· 2 · Responder
silvio ladeira
silvio ladeira

Não tem que fazer Guerra nenhuma tem é que fazer um MURO GRANDE.  ... (Leia Mais)

14.08.2019 20:43 GMT· 1 · Responder
Eduardo Freitas
Eduardo Freitas

Vai fazer guerra com a Argentina ?. Pau mandado dos EUA.. Vergonha Nacional. O Trump faz besteira em um país rico a diferença é esta.  ... (Leia Mais)

14.08.2019 17:40 GMT· 1 · Responder
Maurício Winter Nicola
Maurício Winter Nicola

Agora, se os bandidos, que estão de saída, fossem da direita, tava tudo certo. Né, Bozo?  ... (Leia Mais)

14.08.2019 16:40 GMT· Responder
Luís Fernando Baptista
Luís Fernando Baptista

Bolsonaro calado é um poeta, POREM tem o mérito indiscutível de colocar exelentes Ministros.Agora a opinião pessoal sobre ocorre na Argentina é um tiro no pé, pois gostando OU não são nossos vizinhos , isso jamais irá. mudar. Ai a Esquerda ganha o poder la ( quase certeza) e como fica depois de declaração desse tipo? PAÍSES NÃO TEM AMIGOS, TEM INTERESSES. Fica aí a dica.  ... (Leia Mais)

14.08.2019 16:34 GMT· 1 · Responder
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Português (Portugal) Polski Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 中文 香港 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी