Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

Bolsonaro diz que está "com vontade" de editar decreto para permitir volta ao trabalho em meio à pandemia

Publicado 29.03.2020, 17:10
Atualizado 29.03.2020, 17:21
© Reuters. .

Por Eduardo Simões

SÃO PAULO (Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro disse neste domingo que está "com vontade" de editar um decreto na segunda-feira que permita que todos os profissionais que precisam trabalhar para sustentar suas famílias retomem suas atividades, apesar das medidas de restrição à circulação tomadas por vários Estados e municípios para conter a disseminação do coronavírus.

A declaração foi dada a jornalistas quando o presidente retornou ao Palácio da Alvorada depois de sair neste domingo para visitar o Hospital das Forças Armadas (HFA) e as cidades-satélite de Taguatinga e Ceilândia, no Distrito Federal.

"Eu estou com vontade, não sei se vou fazer, baixar um decreto amanhã: 'toda e qualquer profissão legalmente, existente, ou aquela que é voltada para a informalidade se for necessária para o sustento dos seus filhos, para levar o leite para seus filhos, arroz e feijão para sua casa, vai poder trabalhar'", afirmou o presidente e disse que ainda está estudando a edição deste possível decreto, que avaliou como "justo".

Ao voltar a criticar as medidas de isolamento e apontar seus efeitos na economia, que classificou como "desastrosos", Bolsonaro chegou a atribuir o aumento da violência doméstica em meio à crise do coronavírus ao fato de, nas palavras dele, faltar pão na casa das pessoas.

"Tem mulher apanhando em casa. Por que isso? Em casa que falta pão, todos brigam e ninguém tem razão. Como é que acaba com isso? Tem que trabalhar, meu Deus do céu. É crime trabalhar?", disse.

Ao justificar sua saída neste domingo, que contraria as orientações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS) para que as pessoas restrinjam a circulação ao mínimo necessária para conter a pandemia, Bolsonaro disse que estava trabalhando e que é dever do presidente estar ao lado do povo.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

"Eu também estou trabalhando. Eu considero essa minha atividade um serviço. Estou do lado do povo para saber quais são os problemas. Eles querem voltar ao trabalho", disse.

"Eu vou para o meio do povo. Quem me critica não vai. Duvido que vá."

O presidente disse ainda que é preciso enfrentar o vírus "como homem, não como moleque".

"O vírus está aí, Vamos ter que enfrentá-lo. Mas enfrentar como homem, pô! Não como moleque, Vamos enfrentar o vírus com a realidade. É a vida! Todos nós iremos morrer um dia", afirmou.

O presidente disse ainda que foi ao HFA para ver como estava o fluxo de pacientes de coronavírus na unidade e afirmou que era "quase inexistente". O Hospital das Forças Armadas, no entanto, atende apenas militares e o hospital referência em Brasília para tratamento do Covid-19, doença causada pelo vírus, é Hospital Regional da Asa Norte (HRAN).

Últimos comentários

Estou com Bolsonaro, porém com  todos os cuidados recomendados pelos os médicos, devemos até extrapolar nos cuidados, mas não parar a economia do nosso país.
Os insumos basicos para alimentação, na China, em sua maioria sao comprados daqui. O Brasil, especialmente o agronegócio brasileiro tem a faca e o queijo na mao, eu subiria tds os preços para mandar pra eles e os taxaria ainda mais. A China acha q tem o mundo na mao, qdo na vdd nos temos, porém nao sabemos como fazer isso. Para alguns, cruel talvez, mas diante de td fizeram merecem.
Melhor gastar com auxílio de 3 meses do que passar anos lidando com o colapso da saúde e milhões de mortos, além de 40 milhões de desempregados.
Se o vírus realizar todo o seu potencial, teremos 1 milhão de mortos, e uma crise longa, de anos e não semanas.
Se não fizermos a quarente agora, vamos ter que fazer depois com muitos mais mortos, esse virus se espalha muito rapido, uma cidade com São Paulo não aguentaria uma demanda muito grande no sistema de Saude ao mesmo tempo, pessoas que não estão no grupo de risco morreriam por falta de atendimento. O metro seria um lugar de facil transmissão. Cidades sem casos confirmados paderiam voltar ao trabalho de forma gradual... Assim que chegar os testes rapidos será mais facial de motar um estrategia de retorno ao trabalho. Esse semana a quarente é o melhor a fazer... Não estou indo trabalhar e nem trabalhando em casa. No momento é o mais correto a fazer.
Bolsonaro esta certo e errado ao mesmo tempo, a media salarial segundo dados do ibge de 2018 com renda mensal media de aproximadamente 850 reias a 2190 , com este valor e muito pouco provavel por exemplo que uma familia consiga ficar ficar parado sequer 30dias, pois nao sobra dinheiro para comer ,pagar aluguel, escola para os filhos. E pessoas desnutridas , passando fome vão criar o grupo de risco dos desnutridos, porque toda pessoa desnutrida fica sucetivel a qualquer doença infecciosa.  Neste ponto Bolsonaro esta certo. No outro ponto ele esta errado , porque quer acabar com o isolamento que tambem gera caos na saude, porque a doença dispara em numero de casos e ja ha dados no mundo inteiro mostrando que nao ha sistema de saude com leitos de uti suficientes quando a doença atinge muitas pessoas ao mesmo tempo. Resta escolher qual dos dois CAOS o Brasil vai escolher se o CAOS DA SAUDE ou CAOS DA FOME E DA DESNUTRIÇÃO com tudo paralisado.
O famoso se correr o bicho pega se ficar o bicho come.
Eu escolho que os saudáveis possam trabalhar e tentem evitar contato com o grupo de risco ao máximo, sendo que com quarentena ainda sim teremos infectados além de uma economia quebrada no final vai ser dois desastres.
Eu escolho que os saudáveis possam trabalhar evitando ao máximo o contato com o grupo de risco.
home office é facil pra advogado, contador e etc. Quero ver mandar o comerciante fechar as portas e ficar em casa, comerciante que nao tem giro nenhum para aguentar esse período de portas fechadas.
Não só comerciante mas quase toda profissão informal parou. do pedreiro ao tiozinho que vende cachorro quente na esquina. tenho amigos pedreiros, pintor, mecânico gente q trabalha com estofados. tão preocupados pq o mês tá acabando e o dinheiro não tá dando. se durar mais 15 dias vai faltar comida na mesa...
Se a pandemia continuar sem controle, teremos anos de crise, e não 3 meses.
 verdade
concordo, é facil defender isolamento fazendo home Office, salário garantido. outra coisa é ver o armário cada vez mais vazio e as contas chegando e não ter de onde tirar o sustento. deixem o povo trabalhar. a miséria vai matar mais do q o vírus.
A dupla Bozo-Guedes ainda não aprendeu. O software a ser usado no atual desgoverno não tem serventia ao momento grave atual... Ou vcs 2 saiam, renúncia/demissão ou troca para o novo software q funcionará perfeitamente nesses tempos sombrios, o keynesianismo, esse, sim, o Estado forte. Garanto, é eficaz! O Trump já está usando e gostando! O neoliberlismo, por sua vez, foi pro beleléu..
ele taxou os que necessitam levar comida a sua casa, ou você quer que estas familias morral de fome ? sua realidade pode não ser a realidade de outras famílias do Brasil amigo.
Estado forte que vai precisar do Liberalismo no futuro pra pagar a conta e conter a Hiperinflação.
Os jovens saudáveis poderiam estar trabalhando tomando os devidos cuidados longe dos idosos e doentes, mas o que o congresso e governadores fizeram?! colocaram todos na mesma casa, assim como vem sendo feito na Itália e na Espanha com uma quarentena que nunca será de 100% sendo que os mesmo terão que sair pra comprar comida e remédio, sem falar nos que ficam se reunindo em casas de amigo pra beber e etc.
Realidade e não utopias  > o povo americano tem condições financeiras para  ficarem 40ou + dias de quarentena , porém a maioria dos brasileiros , não tem condições de ficarem nem um final de semana sem o seu sustento , que provem do trabalho e não das propinas !!
O Tribunal Internacional Penal de Haia deve se preparar ao julgamento de um brasileiro.
Que líder é esse que desobedece e estimula fazer o errado. Enquanto estiverem o Mandeta e o Guedes estiverem no governo estou tranquilo.O problema tem sido o presidente e sua família que deveriam estar isolados de quarentena e se possível amordaçados.
Aviso > o povo americano tem condições financeiras de ficarem 40ou + dias de quarentena , porém a maioria dos brasileiros , não tem condições de ficarem nem um final de semana sem o seu sustento , que provem do trabalho e não das propinas !!
Adoro quando aparece um Play Boy defendendo quarentena pra um povo onde a maioria está a própria sorte 👏🏼
Honestamente, está situação biológica chegou para colocar todos em cheque.... chefes de estados e trabalhadores. Das duas formas que forem adotadas, o prejuízo é inevitável. O Bolsonaro não deve estar se preocupando com reeleição ao passo que os demais hipócritas sim. Algo que ele disse e que é verdade... "servidores públicos não se preocupam porque tem seu salário todos os meses na conta".... prejuízo para todos isto dai
Honestamente... Acho que vc passa pano ao candidato à genocida, o Bozo.
 Genocida?? Ta falando do LULA Ne? Afinal, o povo precisa de estadio nao é?
não dá pra levar a sério...
arrumaram um grito de concertar o rombo na previdência em todo o mundo e encher os cofres dos governos: "MATANDO TODOS OS VELHINHOS". O presidente não pega porquê criança abaixo de 7 anos geralmente é isso aí, assintomáticos.
Pelos comentários, nesta matéria, fiquei em dúvida: este é um site com pessoas com um conhecimento ao menos básico de economia /investimentos? Ou de uma seita?
Uma coisa é certa, se abrirmos as portas para o mercado de trabalho, o número de infectados vão aumentar estrondosamente e consequentemente o número de mortalidade, aí sim teremos um cenário catastrófico, tipo Itália. A economia cai, tem percas? Resp.: sim!!! , mas ela consegue se retomar., Já as vidas humanas se morrerem não tem mais volta!
Pra que serve a p#$* desse governo nessas horas ? Tem q ajudar aos q mais precisam, o cidadão paga mais de 70 anos seus impostos e no momento como esse o governo não pode ajuda-lo 90 dias? Vamos acordar marionetes esse cara quer nos matar.
2,9% de mortalidade dos testados. So sao testados os casos graves. 80% das pessoas nem sequer apresentam sintomas. Fala serio ne?!
Estou com Bolsonaro, porém com  todos os cuidados recomendados pelos os médicos, devemos até extrapolar nos cuidados, mas não parar a economia do nosso país.
Que bom que você está com os médicos. Os médicos recomendam o isolamento social.
É Cleiton pra quem tem condição o isolamento é bom mesmo agora diz ae pra quem vende produtos na rua, moradores de rua que estão sem receber esmola? gente que canta em bar e etc como fica ? 600 reais vai dar conta? isso sem contar o rombo que isso vai causar a longo prazo.
Acho que o Presidente esta certoO comandante na batalha deve estar no pé do canhão...vejam...ate de domingo ele se preocupa e vai falar com o povo...arriscando a tomar tiro e facadas...vai vcs fazerem o que ele faz....
Aceitar tudo é ignorância, negar tudo é malícia. O brasileiro está sendo ignorante ou malicioso? Tem alguém no meio? Poderíamos tem mais pessoas no meio de direita e esquerda. Esse tudo ou nada já está ficando entediante.
Acordou ouvindo CBN?É tempo de conhecimento.
esse cara é um fanfarrão.
vc deve ser milionário tem muito dinheiro..oque ele está dizendo que muita gente vai passar fome ainda mais em casa...nos entendemos a realidade mas muita gente vai morrer de infarto ou vai ser morto pela polícia..pq da onde vai tirar dinheiro para sustentar sua familia .a solução é roubar
O cara está justificando a violência doméstica? Tosco.
eu apoio bolsonario
possibilidade: estava com virus. por que nao mostrou o laudo ? foi anunciado por seu filho pra fox news e estadao e depois desmentiram. seu motorista e outros ministros pegaram
...
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.