Bolsonaro promete MP isentando consumidores do Amapá de conta de luz

Bolsonaro promete MP isentando consumidores do Amapá de conta de luz

Reuters  | 21.11.2020 18:10

Bolsonaro promete MP isentando consumidores do Amapá de conta de luz

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro afirmou neste sábado que irá assinar em breve Medida Provisória compensatória a todos que foram prejudicados no Amapá pela crise energética que assolou o Estado, pontuando que a iniciativa foi alinhavada com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

"Por decisão num primeiro momento do presidente do Congresso Nacional procuramos o ministro da Economia, Paulo Guedes, já ouvimos todos os órgãos interessados, os responsáveis, e estamos na iminência de assinar uma Medida Provisória para dar uma medida compensatória a todos que foram prejudicados com essa falta de energia", afirmou ele após visitas às subestações Santana e Santa Rita, em Macapá, onde novos geradores foram acionados.

Bolsonaro afirmou que o restabelecimento da energia está se aproximando de 100%, o que deve ser atingido "nos próximos dias".

Segundo o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, a MP irá isentar consumidores do Amapá de pagarem pela energia elétrica por 30 dias anteriores à edição da medida.

Ele afirmou que o Ministério do Desenvolvimento Regional também disponibilizou mais de 21 milhões de reais para atender os mais carentes do Estado e disse que a Petrobras (SA:PETR4) está doando 500 mil reais em cestas básicas para as famílias carentes do Amapá.

Presente na fala à imprensa, Alcolumbre indicou que, na prática, a energia do povo amapaense será paga no mês de novembro por meio da MP.

A decisão de Bolsonaro ir ao Amapá apenas depois de mais de duas semanas da crise no Estado veio depois de reunião com Alcolumbre em que o senador pediu ao presidente que visse pessoalmente a situação no Estado.

O Amapá está desde o dia 3 deste mês com fornecimento intermitente de energia, depois que um incêndio derrubou a subestação de energia. Nos primeiros quatro dias, o Amapá ficou totalmente sem energia.

Apenas no dia 7 o governo federal começou o envio de geradores ao Estado, o que recuperou a energia em 80% dos municípios, mas apenas por algumas horas por dia, em rodízio. Na quarta-feira, o Amapá passou por mais um apagão.

(Por Marcela Ayres)

Relacionadas

Últimos comentários

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Walber Gonçalves
Walber Gonçalves

Tem como isentar o povo brasileiro de ouvir suas idiotices?  ... (Leia Mais)

22.11.2020 15:49 GMT· Responder
Adriano Rodrigues
Adriano Rodrigues

certo, aí todo mundo paga a conta! Tem que cobrar da empresa que causou o problema  ... (Leia Mais)

22.11.2020 15:34 GMT· Responder
Ginez Romero júnior
Ginez Romero júnior

terra plana safado  ... (Leia Mais)

22.11.2020 14:42 GMT· Responder
jonatas souza
jonatas souza

Abre o mercado eletrico deixa haver concorrencia... tira essa regilamentacao.....  ... (Leia Mais)

22.11.2020 12:21 GMT· Responder
jonatas souza
jonatas souza

O problema la e esse estado   ... (Leia Mais)

22.11.2020 12:19 GMT· 1 · Responder
Paulo Lopes
Paulo Lopes

Se soubessem o motivo a fundo, veriam que o problema não foi a privatização e sim o aceite do projeto, que não tinha um back up em caso de necessidade, apenas conceitualmente.  ... (Leia Mais)

22.11.2020 12:13 GMT· 1 · Responder
Robert Bobby Axelrod
Robert Bobby Axelrod

Ue! Privatizar nao era tao bom ?   ... (Leia Mais)

22.11.2020 10:47 GMT· 1 · Responder
Danniel Montgomery
Danniel Montgomery

ainda tem pobre no Amapá, pé sei que o Lula tinha tirado o povo da pobreza.   ... (Leia Mais)

22.11.2020 08:40 GMT· 3 · Responder
Well Pina
Well Pina

Miliciano apoioado pelo EB. Vergonhoso exercíto de lesa-pátria   ... (Leia Mais)

22.11.2020 02:54 GMT· Responder
Walber Gonçalves
Walber Gonçalves

Alguns calhordas, ainda, defendem esse genocida. Dá vergonha de pertencer a espécie humana.  ... (Leia Mais)

22.11.2020 02:43 GMT· Responder
Bruno Koslowski
Bruno Koslowski

Maior Estelionatario eleitoral do Brasil!!  ... (Leia Mais)

22.11.2020 01:46 GMT· Responder
Cleber Neves
Cleber Neves

Q q tem a ver nao pagar qm nao teve prejuizo? Q porcaria de mp com interesse politico é essa? Bolsonaro, estava do seu lado, mas com familia e mulher envolvidos em esquemas, vc sendo um frango corrupto salvando filho da cadeia e partindo pro lado podre do "to ajudando pra ganhar voto depois" só quero q vc leve outra facada... mas dessa vez, mortal  ... (Leia Mais)

22.11.2020 01:32 GMT· 1 · Responder
joao greg
joao greg

bozo GENOCIDA   ... (Leia Mais)

22.11.2020 01:29 GMT· Responder
Adriel Sants
Adriel Sants

É um governo que só governa via MP, para que diabos comprou o centrão? Incompetente! Espero que não passe do próximo ano, ou este insano nos levará para o fundo do abismo.  ... (Leia Mais)

22.11.2020 01:07 GMT· Responder
Joao Faria
Joao Faria

Bozo despreparado, incompetente e fracassado.   ... (Leia Mais)

22.11.2020 00:17 GMT· Responder
Junior Freitas
Junior Freitas

Governo incompetente. A um ano a ANEEL já sabia que o Amapá estava com problema, mas se omitiu. Agora a conta da incompetência vem para todos pagarem.   ... (Leia Mais)

21.11.2020 23:14 GMT· 2 · Responder
Mn nov
Mn nov

Todos já sabem quem pagará está conta.... Mais uma vez por uma privatização mal feita e fiscalização conivente, o povo paga a conta.   ... (Leia Mais)

21.11.2020 21:26 GMT· Responder
artur santos
artur santos

kkkkk iam pagar o quê? a conta virá quase zerada, estão sem energia a quase 3 semanas. Aqui privatizam uma estatal e socializam as dividas. Quem vai pagar essa desgraça é todo povo brasileiro com acréscimos na conta de luz. Que ridículo!  ... (Leia Mais)

21.11.2020 21:19 GMT· 1 · Responder
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Português (Portugal) Polski Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 简体中文 繁體中文 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी