Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

Brasil já cresce "bem acima" de 1% na margem, diz Guedes

Publicado 22.11.2019, 16:46
Atualizado 22.11.2019, 16:46
© Reuters. Ministro da Economia, Paulo Guedes

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta sexta-feira que a economia brasileira já cresce "bem acima" de 1% na margem e destacou que a aceleração da atividade, aliada aos juros baixos, vai criar um ciclo virtuoso e fazer "disparar" os investimentos de longo prazo no país.

"Estou energizado pelo o que está acontecendo, eu mesmo tinha dúvidas do quão rápido ia acontecer", afirmou Guedes a uma plateia de empresários no Encontro Nacional de Comércio Exterior (ENAEX) de 2019.

Segundo o ministro, em 2020, o país "seguramente" vai crescer mais do que o dobro deste ano.

Ele também previu a continuidade da queda dos juros, hoje em 5% ao ano, e afirmou que, com taxas reduzidas, o setor público deve "economizar" 96 bilhões de reais em serviço da dívida no próximo ano.

“Já controlamos a primeira fonte de despesa do governo, que é a Previdência, como já começamos a derrubar a segunda torre de descontrole das finanças públicas. O buraco fiscal que ameaçava a engolir a economia brasileira está sendo combatido”, completou.

Segundo Guedes, a terceira fonte de comprometimento fiscal do governo são os gastos com funcionalismo, que avançaram mais de 50 por cento acima da inflação nos últimos 15 anos. As ferramentas para conter esse desequilíbrio, segundo o ministro, estão presentes na reforma administrativa que não irá, contudo, mexer com estabilidade e salários dos atuais funcionários públicos.

Segundo Guedes, a reforma, que o governo tinha sinalizado que apresentaria ao Congresso na semana passada, "está andando", mas ele não deu detalhes sobre prazos.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Sobre a reforma tributária, Guedes disse rapidamente que o governo vai defender a criação de um IVA (imposto sobre valor agregado) federal que deve unificar impostos como PIS e Cofins, com uma alíquota de 11% a 12%.

O ministro reiterou que Estados e municípios estão convidados a embarcar nesse projeto, mas que a União não pode forçar os entes a abrirem mão de receitas de impostos como ICMS ( estadual ) e ISS ( municipal).

Ao comentar a política de abertura comercial do governo, Guedes afirmou que não há nenhuma grande nação na história que não tenha usado a expansão comercial como alavanca de crescimento. Nesse contexto, ele voltou a citar negociações para um acordo de livre comércio com a China, destacando que a negociação com os chineses "vai levar dois ou mais anos".

(Por Rodrigo Viga Gaier)

Últimos comentários

E a Wege3 ó Lua..../
cadê meu comentário?
Antes, o PT chegou a pensar em mudar a matriz econômica, mas não realizou, tinha de ganhar a eleição. Temer/Meirelles veio e fez, baixou juros, inflação, arrumou as finanças com o teto de gastos, mas não conseguiu implementar a reforma da previdência, que esse governo podia ter aproveitado a transição e aprovado. Entre idas e vindas, algum tempo perdido em conflitos alucinações, conseguiram aprovar uma previdência menor que a prometida, e mantida a matriz econômica que receberam. Agora lutam para provar a quem investe que sabe governar sem se dispersar do foco. 2019 tinha uma previsão de crescimento de 2,5% que foi jogada fora, e em 2020, com eleição e respingos da agitação de fora chegando aqui, periga fazer mais alguma coisa do que esperar e contar com a sorte.
É a primeira e última vez que me manifesto. Simplesmente é perda de tempo. A maioria dos escritos não valem nada, é só torcida...contra ou a favor.
Anos atrás tivemos um PIB maior que 7% agora estamos torcendo para no ano vem ou 2020 chegar a 1,8% porque esta ano não chegou a 1%. Tirar dinheiro dos pobres não aumenta a economia nem desenvolve do país só aumenta a desigualdade.
PIB DE 7% FALSO DE UM GOVERNO IRRESPONSSVEL QUE DESTRUIU TODOS PILARES DA ECONOMIA.
Quando o governo vai mau quem paga a conta sao os trouxas! Nao entendo como alguem torce contra!
basicamente porque se a economia for mal a chances dele se reeleger são baixas
Não precisa de torcida. Está fadado ao fracasso.
todo mundo que critica o governo é petista? parece a mesma bobeira da esquerda de chamar todo mundo de fascista
Ele só "esqueceu" de falar que crescer não é sinônimo de distribuição de renda... aliás, na ditadura o crescimento foi por conta da concentração de renda, ou seja, uma dinâmica econômica perversa!
Está errado meu caro! Na época do regime militar meu pai, simples trabalhador da indústria teve casa própria grande, carro zero a cada 2 anos e viagens com a família e nunca a classe média foi tão grande em proporção a população. Havia prosperidade e dinamismo na economia.
industria foi o setor que pagou mais no país por décadas. sindicatos mais fortes capazes de conseguir aumentos reais, protecionismo surreal do governo. seu pai ganhava bem porque o pais todo tinha renda transferida pra empresa que pagava seu pai
A coisa tá andando bem, só não tá melhor porque a patota do senado e da câmera,,, vão a passos de jabuti,,, mais pra esse ano já teve mto progresso,, pra desespero da torcida contra,,, mtos infartarao,,, ao ver a coisa fluir,,,
Por isso que essa merda não vai pra frente,,,só gente pessimista,, cara cheio de ideias e boas intenções pra ajudar,, e os contra sendo contra de tudo,, essa crise já vem a mto tempo,,, esse rombo vem do governo estoca vento/vampitemio,,,
Tá ganhando quanto pra dizer absurdos?
Abre o olho,, teu partido afundou o Brasil,, só não vê ,,,quem não quer,,,
Eu nao acredito que ainda tem gente, que é contra que o Paulo Guedes esta implantando na economia brasileira! Como meu velho pai dizia, no Mundo tem gente pra tudo até para ser gado!
Você foi gentil na escolha no animal ´´GADO``!!!!
falou tudo. na minha opinião trocaria a implantando por Revolucionando. ate quem é gado vai ter que dar o braço a torcer.
meu fi do ceu, um monte de gente, a chupinzada de sempre. Pegue como exemplo o meu estado aqui, mato grosso do sul. Este ordinário do governador azambuja do psdb encheu o rabo de funcionalismo e aumento, principalmente a turma do juduciário. Estes ficarão putos com qualquer mudança. O desgraçado só aumenta impostos, principalmente sobre o agronegócio, o grande motor do brasil e do estado. Não corta as despesas nem a pau o canalha.
Os doentes dos apoiadores do PT , fazem questão de não visualizar o que aconteceu com a bolsa após a soltura do LULA, e detalhe, torcem para dar errado para dizer ´´EU NÃO DISSE``, diminuiu as tetas tem que trabalhar, coisa que não aprenderam a fazer, mas nunca é tarde.
Rarara...faz de conta que a gente acredita
Só acredito vendo, cuidado para não falar demais do futuro sempre incerto, sabemos que o papel dele é ser otimista também, mas não seja cego como o Guido Mantega.
pibinho de paulo guedes kkkkk neoliberalismo é uma merda não adinta ele nao funciona.
Tá com saudades da tia Dilma,, vulgo estoca vento,,, ou do presidiário trapaceiro? Afundaram o Brasil por todos os lados, pra não dizer phu de ram,,
O Brasil vai crescer mais que o dobro deste ano ,segundo o posto Ipiranga;O problema é o crescimento pífio deste ano.Equipe do bozo é amadora e só faz e fala besteira.
isso é resultado da equipe econômica do seu presidiário nos deixou. chupa e chora !
Os mortadelas,, não se conforman,, um Sapo analfabeto e uma mulher que estoca vento,,, isso nos levou a 20 anos de atraso,, MTA curupicione,,, entende,,,,, os petralhas atrasando votações na câmara e senado,,, ajoelha e agradeça que apareceu alguém pra arrumar essa roubalheira,,,,já vão tarde,,,, parasitas,,,
fala mais
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.