Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Calendário Econômico - 5 principais notícias nesta semana

Publicado 09.02.2020, 07:50
Atualizado 09.02.2020, 07:56
© Reuters.

Por Jesse Cohen

Investing.com - As manchetes do coronavírus podem pairar no mercado na próxima semana, já que a China registrou 89 mortes adicionais no domingo, elevando o número total de mortes no continente para 811.

O número global de mortos pelo novo coronavírus está agora em 813, superior ao da SARS.

Também haverá aparições importantes do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, que comparece terça e quarta-feira diante dos painéis do Congresso sobre economia e política monetária.

Enquanto isso, os investidores prestarão atenção aos dados de preços ao consumidor dos EUA nesta semana, o que deve dar sinais mais claros sobre o ritmo da inflação.

Também há números de vendas no varejo dos EUA em janeiro e os investidores estarão atentos a novos sinais sobre a força do consumidor americano.

Além disso, há 68 empresas S&P 500 divulgando resultados na próxima semana, com a redução no ritmo da temporada de balanços de Wall Street.

Antes da próxima semana, o Investing.com compilou uma lista dos cinco maiores eventos do calendário econômico com maior probabilidade de afetar os mercados.

1. Notícias sobre o Coronavírus

A China registrou 89 vítimas fatais adicionais no domingo, elevando o número total de mortos pelo coronavírus para 811 na China continental. Atualmente, o número global de mortes pelo novo coronavírus é de 813, incluindo uma morte nas Filipinas e outra em Hong Kong.

Esse número excede o número global de mortes por SARS, que matou pelo menos 774 pessoas e infectou 8.096 pessoas em todo o mundo em 2002 e 2003, segundo dados da Organização Mundial de Saúde.

O país disse que 2.656 novos casos foram confirmados até o final do sábado. Isso eleva o número total para 37.198 na China continental.

A província de Hubei, o epicentro do surto, é responsável pela maioria das mortes e casos em todo o mundo.

O número total de mortes na província chegou a 780, depois que outras 81 mortes foram registradas até o final do sábado. O Comitê Provincial de Saúde de Hubei disse que havia mais 2.147 novos casos, elevando o total de casos confirmados para 27.100.

As atividades da economia chinesa voltarão ao normal na segunda-feira, o surto de coronavírus forçou um feriado prolongado, apesar de inúmeras lojas e fábricas permanecerem fechadas e muitos executivos continuam trabalhando em casa.

O custo na economia já em desaceleração da China tem sido pesado, com o Goldman Sachs (NYSE:GS) cortando sua meta de PIB do primeiro trimestre para 5%, ante 5,6% anteriormente, e dizendo que um golpe ainda mais profundo é possível.

2. Presidente do Fed, Powell, fala ao Congresso

O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, vai participar da audiência semestral de política monetária e economia perante os comitês do Senado e da Câmara em Washington.

Powell está agendado para depor perante o Comitê de Serviços Financeiros da Câmara às 12h00 na terça-feira. Na quarta-feira, ele comparecerá em frente ao Comitê Bancário do Senado, também às 12h.

O texto de seu discurso será divulgado 90 minutos antes de ele começar a falar.

Espera-se que a presidência do Fed reforce o sinal de que a política monetária está suspensa, dado que o mercado de trabalho continua forte e o crescimento do consumo privado permanece sólido.

3. Inflação nos EUA

O Departamento de Comércio publicará os números da inflação em janeiro às 10h30 da manhã, na terça-feira.

Os preços ao consumidor devem subir 0,2% no mês passado, de acordo com as estimativas, comparando com o aumento observado em dezembro. Em uma base anual, o IPC deve subir 2,5%, acima dos 2,3% do mês anterior.

Excluindo o custo de alimentos e combustíveis, prevê-se que os preços da inflação subam 0,2% no mês passado e 2,2% em relação ao ano anterior.

O aumento da inflação seria um catalisador para pressionar o Fed a aumentar as taxas de juros em um ritmo mais rápido do que o esperado atualmente. O enfraquecimento da inflação provavelmente aumentará as expectativas de que o banco central dos EUA precisará desacelerar seu ritmo de aumento das taxas.

4. Vendas no varejo nos EUA

O Departamento de Comércio divulgará dados sobre as vendas no varejo de janeiro às 10h30 (horário de Brasília) na sexta-feira.

A previsão de consenso é que o relatório mostre que as vendas no varejo aumentaram 0,3% no mês passado, após subirem no mesmo ritmo em dezembro. Excluindo o setor automobilístico, as vendas também devem mostrar alta de 0,3%.

O crescimento das vendas no varejo ao longo do tempo se correlaciona com o crescimento econômico mais forte, enquanto as vendas mais fracas sinalizam uma economia em declínio. Os gastos do consumidor são responsáveis ​​por até 70% do crescimento econômico dos EUA.

5. Temporada de balanços começa a diminuir

A série de resultados trimestrais em Wall Street chega a sua etapa final.

Os resultados da Restaurant Brands International, Allergan (NYSE:AGN) e Loews (NYSE:L) capturam a atenção do mercado na segunda-feira.

Lyft (NASDAQ:LYFT), UnderArmour, AutoNation (NYSE:AN), Hilton, Hasbro (NASDAQ:HAS), Dominion Energy e Lattice Semiconductor estão na agenda de terça-feira.

CVS Health (NYSE:CVS), Shopify, Cisco (NASDAQ:CSCO), Applied Materials (NASDAQ:AMAT), CyberArk, CME Group (NASDAQ:{{1308 0|CME}}), Barrick Gold, Teva Pharma e MGM Resorts divulgam resultados nesta quarta-feira.

Quinta-feira terá Alibaba (NYSE:BABA), Nvidia, Pepsico (NASDAQ:PEP), Kraft Heinz (NASDAQ:KHC), Roku, AIG (NYSE:AIG), Expedia (NASDAQ:EXPE), Mattel (NASDAQ:MAT), Wyndham Hotels e registre seus ganhos.

Finalmente, o Canopy Growth e a Newell Brands estão entre as poucas empresas a divulgar seus números na sexta-feira.

- A Reuters contribuiu para esta matéria

Últimos comentários

Amarra as calças galera que a semana vai bem tumultuada!!!
vai cair cai mais ainda axioma 1 dos traders
vai cair cai mais ainda axioma 1 dos traders
vai cair e eu? comproooo
vai cair e eu? comproooo
Bagulho de quem perdeu as faculdades mentais.
Bagulho de quem perdeu as faculdades mentais.
Vish
Vale volta a 57 até quarta
Nossa singela temporada de balanços ficou para trás no calendário, com ITUB4, ITUB3, LOGG3 E SMTO3 para amanhã.
Será que valta mesmo tomara
Precificado. Agora é voltar a subir.
carteira da "virada": cvcb3, brkm5, petr4, itsa4 e hgtx3.
e jbs?
mais uma semana de correção.
Os papéis vao cair um pouco, mas seguimos firmes
mais queda pelo jeito
semana vai ser turbulenta!
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.