Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Calendário Econômico - Fique por dentro de 5 assuntos relevantes da semana

Publicado 25.10.2020, 09:22
Atualizado 25.10.2020, 13:28

Por Noreen Burke e Leandro Manzoni

Investing.com - A temporada de balanços prossegue a todo vapor em Wall Street e ganha tração no Brasil. Nos EUA, os maiores destaques são as maiores empresas de tecnologia, enquanto no Brasil pesos pesados divulgam seus números do terceiro trimestre do ano.

Mas, os resultados podem ser ofuscados com a reta final da disputada corrida presidencial nos EUA e as idas e vindas entre a Casa Branca, os republicanos e os democratas por causa de outro pacote de estímulo fiscal para aliviar a crise do coronavírus.

Haverá também uma primeira divulgação do PIB do terceiro trimestre dos EUA e da zona do euro. Embora se espere que os números apontem para uma recuperação sem precedentes no crescimento, eles também irão sublinhar onde a recuperação se dirigiu antes da segunda onda e novas restrições generalizadas que aumentaram a incerteza sobre as perspectivas econômicas.

O Copom também se reúne para mais um encontro de política monetária no Brasil.

Aqui está o que você precisa saber para começar sua semana.

1. Lucro, lucro, lucro

A temporada de balanço continua nessa semana com quase 170 empresas em Wall Street e mais de 30 no Brasil divulgando seus resultados do terceiro trimestre. Em Wall Street, será a semana mais movimentada da temporada até agora, com empresas como Beyond Meat (NASDAQ:BYND), Boeing (NYSE:BA; SA:BOEI34), Caterpillar (NYSE:CAT; SA:CATP34), Honeywell (NYSE:HON; SA:HONB34), Merck (NYSE:MRK; SA:MRCK34) e Pinterest (NYSE:PINS) programadas para apresentar seus números.

Os maiores destaques são os nomes em tecnologia, com a Microsoft (NASDAQ:MSFT; SA:MSFT34)) na terça-feira e Apple (NASDAQ:AAPL; SA:AAPL34), Facebook (NASDAQ:FB; SA:FBOK34)), Alphabet (NASDAQ:GOOGL; SA:GOGL34)), Amazon (NASDAQ:AMZN; SA:AMZO34) e Twitter (NYSE:TWTR; SA:TWTR34), todos apresentando seus números logo após o fechamento na quinta-feira.

Mais empresas americanas têm oferecido orientação de lucros neste trimestre, indicando aos investidores que eles podem se adaptar à incerteza sobre uma pandemia global que pode continuar no próximo ano.

No Brasil, a temporada ganha tração com as maiores empresas do Ibovespa divulgando seus resultados nessa semana. Os mais aguardados são os números de Petrobras (SA:PETR4; SA:PETR3), Vale (SA:VALE3) e Bradesco (SA:BBDC4), que serão divulgados na quarta-feira. Também divulgam o balanço do terceiro trimestre Petz (SA:PETZ3), Cielo (SA:CIEL3), Raia Drogasil (SA:RADL3), Santander Brasil (SA:SANB11), Gerdau (SA:GGBR4), Pão de Açúcar (SA:PCAR3), Ambev (SA:ABEV3), Suzano (SA:SUZB3), B2W (SA:BTOW3) e Totvs (SA:TOTS3).

LEIA MAIS: Petrobras, Vale, Bradesco e B2W continuam temporada de balanço semana que vem

2. Eleições nos EUA

Com pouco mais de uma semana para a realização das eleições presidenciais de 3 de novembro, os investidores estarão monitorando de perto o favoritismo do democrata Joe Biden.

Sinais de que Biden, que ampliou sua vantagem sobre o atual presidente e candidato à reeleição, o republicano Donald Trump, nas pesquisas nas últimas semanas, está no caminho para um final forte, podem impulsionar as ações de empresas de energia limpa, ações cíclicas e cannabis.

Porém, uma recuperação de Trump pode levantar empresas de energia convencionais e ações de tecnologia, que devem enfrentar impostos corporativos mais altos se Biden vencer Trump e os democratas tomarem o Senado dos EUA.

SAIBA MAIS: Preços do Petróleo à Mercê do Resultado Eleitoral nos EUA; Entenda Por Quê

Uma vitória inesperada de Trump pode impactar moedas como o peso mexicano e o rublo russo, enquanto impulsiona o dólar americano maltratado nas últimas semanas, disseram analistas.

Uma eleição incerta ou contestada provavelmente resultará em um período sustentado de volatilidade do mercado.

VEJA TAMBÉM: Eleições nos EUA: entenda como diferentes cenários afetam o Brasil e o Ibovespa

3. Novela do estímulo

O debate em andamento sobre se a Casa Branca, os republicanos e os democratas podem finalmente chegar a um acordo sobre outro pacote de ajuda para aliviar a crise do coronavírus continuará sendo um fator chave para os mercados na próxima semana.

A presidente da Câmara dos EUA, a democrata Nancy Pelosi, disse na sexta-feira que ainda era possível conseguir outra rodada de estímulo fiscal antes da eleição, mas que também cabia ao presidente Trump agir.

Mas o líder da maioria no Senado, Mitch McConnell, o principal republicano no Congresso, não quer levar um grande projeto de lei ao plenário do Senado antes da eleição, em parte por preocupações com o nível da dívida nacional e em parte por causa da sensação de que a Casa Branca está cedendo em demandas democratas.

O argumento para um novo estímulo fiscal adicional apoiar a recuperação é forte, com os benefícios do seguro-desemprego diminuindo e um ressurgimento de casos do vírus, que até agora matou mais de 224.000 americanos.

4. Crescimento nos EUA no terceiro trimestre

A divulgação de dados econômicos chave será a estimativa preliminar do PIB do terceiro trimestre dos EUA na quinta-feira. As previsões apontam para uma recuperação recorde de 31,9%, após uma queda histórica de 31,5% no segundo trimestre, quando a pandemia de coronavírus devastou a economia.

Mas com os esforços de estímulo quase paralisados ​​e os casos de covid-19 aumentando à medida que a pandemia entra em seu primeiro inverno completo, a perspectiva para a recuperação já desigual está se deteriorando.

Os dados de pedidos iniciais por seguro-desemprego de quinta-feira também serão observados de perto em meio a indicações de que a recuperação no mercado de trabalho está com dificuldades para deslanchar.

5. PIB da zona do euro, reunião do BCE e Copom

A zona do euro deve divulgar os números do crescimento do terceiro trimestre na sexta-feira, com uma forte recuperação esperada na esteira de bloqueios generalizados. Mas os dados do PMI na sexta-feira mostraram que a atividade econômica do bloco voltou a cair no início do quarto trimestre, com uma segunda onda do coronavírus varrendo o continente, aumentando as expectativas de uma recessão de duplo mergulho.

Relatórios separados devem mostrar que a inflação permaneceu em território negativo em outubro, enquanto o desemprego deve ter subido em setembro.

A reunião de quinta-feira do Banco Central Europeu provavelmente verá os membos da instituição debatendo se a perspectiva de uma recessão de duplo mergulho significa que mais estímulos serão necessários em breve.

No Brasil, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central também se reúne para decidir pela manutenção da taxa Selic em 2%, de acordo com a mediana das estimativas do mercado. As atenções estarão voltadas para o comunicado, especialmente para o balanço de risco em meio à escalada da inflação e incertezas fiscais e se o Copom vai alterar a orientação futura quanto à manutenção da taxa no menor nível da história.

- Com contribuição de Reuters

Últimos comentários

Vejo tantos, '' economistas'' aqui reclamando disso ou daquilo, de um governo e outro. Essa é uma forma de desculpas pras nossas próprias incapacidades. Em tempos de crises ricos fi am mais ricos e pobres mais pobres.
Trump será reeleito...
Engraçado são os textos "apartidários" dos colunistas desse site. 🤗😏
O bom do bradesco soltar seu balanco antes é poder de posicionar estrategicamente nos outros bancos
Com a Selic muito baixa,dificilmente o dólar irá cair,pois a tendência é a fuga do Capital dolarizado pra Países com economia mais estável e com taxas de juros semelhantes
Marte ou Lua 🤔🚀🚀🚀🚀🚀
Plutao meu amigo, Plutao !
Porque a Petrobrás somente na sexta após o fechamento do Pregão anunciou o fim antecipado do contrato de 4 bilhões que iria receber da BR? pior contrato que venceu em maio. isso vai abalar o balanço que ela vai públicar essa semana. quando a Petrobrás vai parar de ser desonesta com seus acionistas
ONG alerta sobre petroleiro da PETROBRAS inclinado a 1,3 mil km da costa brasileira
Não é da Petrobras
A inflacao esta disparando! Falta materia prima, a exportacao esta fazendo a alegria da economia, so que vc puxa de um lado e decobre do outro. Ja tem na Rede Social que os Chineses estao por de tras disto!. E ai BC o que fazer?
Várias MPs que foram arquivadas pelo congresso
QUANDO VÃO PARAR DE PASSAR A MÃO NA CABEÇA DESTE GOVERNO INCOMPETENTE SO VE COMUNISTA POR TDS OS LADOS E ESQUECE DE GOVERNAR
bozo incompetente
Complicado o Copom manter a SELIC a 2% quando a curva de juros aumenta. Manter a taxa básica de juros na mínima histórica para não aumentar a dívida pública é um veneno que a economia do país bebe aos poucos.
sempre assim ?????
"Tem que manter isso, viu."  Ironia.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.