Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Calendário Econômico - Os 5 principais fatos para acompanhar nesta semana

Publicado 30.12.2019, 09:07
Atualizado 30.12.2019, 09:15
© Reuters.

Investing.com - O volume de negociação deve permanecer baixo devido às festividades do Ano Novo nesta semana, reduzindo a liquidez no mercado e aumentando a volatilidade.

Os mercados financeiros globais se concentrarão nas atas de sexta-feira da reunião de política do Federal Reserve em dezembro para obter mais dicas sobre o futuro caminho da política monetária.

Na frente de dados, os EUA divulgarão relatórios sobre a atividade manufatureira e a confiança do consumidor, à medida que os traders buscam mais pistas sobre a força da economia.

Enquanto isso, na China, os negociadores estarão atentos aos dados do setor manufatureiro do país, em meio a preocupações persistentes com a saúde da segunda maior economia do mundo.

O Investing.com compilou uma lista dos cinco maiores eventos do calendário econômico com maior probabilidade de afetar os mercados.

1. Mercados globais comemoram o Ano Novo

Os mercados de ações nos EUA, Europa, Reino Unido, Suíça, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e Japão permanecerão fechados na quarta-feira, em comemorações ao Dia de Ano Novo.

Essa época do ano tende a ser benéfica para os investidores, pois o chamado rali do Natal historicamente deu às ações de Wall Street um impulso de curto prazo.

Durante os cinco últimos dias de negociação do ano e os dois primeiros dias de negociação do ano novo, o S&P 500 registra um ganho de 1,3% em média desde 1950, de acordo com o Almanaque do trader.

2. Atas da Reunião do Fed

O Federal Reserve divulgará atas de sua reunião política de dezembro na sexta-feira às 16:00 (horário de Brasília).

O Banco Central dos EUA manteve as taxas de juros estáveis ​​após sua reunião de 11 de dezembro, em uma decisão amplamente aguardada, e sinalizou que os custos de empréstimos provavelmente permanecerão inalterados por algum tempo.

Novas projeções econômicas mostraram que 13 dos 17 formuladores de políticas do Fed não preveem mudanças nas taxas de juros até pelo menos 2021, atenuando as expectativas de aumento das taxas em breve.

3. Pesquisa com Gerentes de Manufatura nos EUA

O Instituto para Gerenciamento de Suprimentos dos EUA (ISM, na sigla em inglês) publicará sua pesquisa de manufatura para dezembro na sexta-feira às 12h00 (horário de Brasília), à medida que os investidores procurarem maiores pistas sobre a força do setor que foi afetado duramente pela comercial entre os EUA e a China.

A previsão é de que os dados mostrem uma leve melhora para uma leitura de 49,0, acima dos 48,1 de outubro.

Qualquer coisa acima de 50,0 sinaliza expansão, enquanto as leituras abaixo de 50,0 indicam contração do setor.

O índice dos gerentes de compras (PMI) é visto como um bom indicador das condições econômicas e é ainda preferido por alguns analistas ao Produto Interno Bruto (PIB), que pode ser afetado por um ajuste sazonal deficiente e está sujeito a revisões.

4. Confiança do consumidor do CB dos EUA

Além dos dados de fabricação, o Conference Board divulgará sua atualização de dezembro sobre a confiança do consumidor dos EUA às 12h00 (horário de Brasília) na terça-feira.

A previsão de consenso é para uma leitura de 128,2, melhorando de 125,5 em outubro.

Se confirmado, seria a melhor leitura em três meses.

5. PMI Industrial da China

A Federação de Logística e Compras da China divulgará dados sobre a atividade do setor de fabricação de dezembro às 22h00 (horário de Brasília) na terça-feira, em meio a expectativas de um declínio modesto para 50,1, ante uma leitura de 50,2 em outubro.

O índice de fabricação da Caixin, que se concentra mais em pequenas e médias empresas, está previsto para às 10h45 na quinta-feira. A pesquisa deverá cair 0,1 pontos, para 51,7.

Sob pressão da demanda doméstica vacilante e das tarifas aplicadas pelos EUA, a economia da China esfriou para uma mínima de quase três décadas no terceiro trimestre, pressionando Pequim a lançar mais estímulos para evitar uma desaceleração mais acentuada.

Últimos comentários

bom dia! estou querendo iniciar nesse novo seguimento mais tenho baste dúvidas porque não conheço nada estou pesquisando várias Trend.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.