China "é aquele cara que você sabe que tem que aguentar", diz Guedes em reunião

China "é aquele cara que você sabe que tem que aguentar", diz Guedes em reunião

Reuters  | 22.05.2020 20:20

China

Por Marcela Ayres

BRASÍLIA (Reuters) - O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou em reunião ministerial que a China é, para o Brasil, "aquele cara que você sabe que você tem que aguentar", ressaltando que, apesar de os dois países estarem em polos geopolíticos diferentes, o gigante asiático é o principal mercado das exportações brasileiras.

"A China é aquele cara que você sabe que você tem que aguentar, porque para vocês terem uma ideia, pra cada um dólar que o Brasil exporta pros Estados Unidos, exporta três pra China", disse Guedes.

"Você sabe que ele é diferente de você. Você sabe quegeopoliticamente você está do lado de cá. Agora, você sabe o seguinte, não deixa jogar fora aquilo ali não porque aquilo ali é comida nossa. Nós estamos exportando para aqueles caras", disse Guedes.

O ministro falou sobre o tema em reunião ministerial em 22 de abril, cujo conteúdo foi tornado público nesta sexta-feira pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello.

"Não vamos vender pra eles ponto crítico nosso, mas vamos vender a nossa soja pra eles. Isso a gente pode vender à vontade. Eles precisam comer, eles precisam comer", disse Guedes.

Em outro momento, ao criticar o fato de um programa de retomada da economia do governo ter sido comparado ao Plano Marshall --planos dos EUA para recuperação da Europa depois da Segunda Guerra Mundial--, Guedes disse que a China deveria fazer uma plano Marshall para lidar com as vítimas do coronavírus.

"A China...deveria financiar um Plano Marshall para ajudar todo mundo que foi atingido", disse o ministro.

CASSINOS

Após o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, ter falado na reunião sobre a necessidade de discutir resorts integrados com cassinos, no âmbito do planejamento da retomada, Guedes avaliou não haver problema nenhum e frisou que esses empreendimentos atraem milhões de turistas em outros países do mundo.

"É um centro de negócios. É só maior de idade. O cara entra, deixa grana lá que ele ganhou anteontem, ele deixa aquilo lá, bebe, sai feliz da vida. Aquilo ali não atrapalha ninguém", disse.

"Ô Damares. Damares. Damares. Deixa cada um ... Damares. Damares. O presidente, o presidente fala em liberdade. Deixa cada um se foder do jeito que quiser. Principalmente se o cara é maior, vacinado e bilionário. Deixa o cara se foder, pô! Não tem ... lá não entra nenhum, lá não entra nenhum brasileirinho", completou ele.

A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, então sinalizou que poderia anuir "se a CGU (Controladoria Geral da União) tiver como controlar a entrada e a saída do dinheiro", para impedir a lavagem de dinheiro nos estabelecimentos.

APRENDIZES EM QUARTÉIS

Guedes citou ainda, durante a reunião ministerial, uma medida em estudo para jovens aprendizes serem absorvidos em quartéis mediante o pagamento de uma bolsa de 200 reais, equivalente ao Bolsa Família, dentro de plano para retomada da economia no pós-coronavírus.

Guedes afirmou ter conversado sobre o assunto algumas vezes com o ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, e que um programa do tipo teria o custo de 200 milhões de reais por mês, para atender 1 milhão de jovens.

"Faz ginástica, canta o hino, bate continência. De tarde, aprende, aprende a ser um cidadão, pô! Aprende a ser um cidadão. Disciplina, usar o tempo construtivamente, pô! É voluntário pra fazer estrada, pra fazer isso, fazer aquilo", disse o ministro, conforme transcrição do encontro.

"Então, nós vamos pegar na reconstrução, nós vamos pegar um bilhão, dois bilhões (de reais) e contrata um milhão de jovens aqui. A Alemanha fez isso na reconstrução", completou ele.

PRIVATIZAÇÃO DO BB

Em outro momento da reunião, Guedes também afirmou que o Banco do Brasil (SA:BBAS3) seria um "caso pronto de privatização", por não ser 100% público como Caixa Econômica Federal e BNDES. Nessa condição, o governo não pode utilizá-lo para implementar suas políticas já que o interesse dos minoritários privados também está em jogo.

© Reuters. .

"É um caso pronto e a gente não tá dando esse passo. Senhor (presidente) já notou que o BNDES e a Caixa que são nossos, públicos, a gente faz o que a gente quer. Banco do Brasil a gente não consegue fazer nada e tem um liberal lá. Então tem que vender essa porra logo", disse Guedes.

Depois de Guedes ter pedido para o presidente do BB, Rubem Novaes, confessar o seu sonho e de o presidente Jair Bolsonaro ter pedido para ele fazer isso somente em 2023 --depois do fim do seu mandato, portanto--, Rubem respondeu rindo que o BB estaria pronto para um programa de privatização.

"Isso aí só se discute, só se fala isso em vinte e três, tá?", emendou Bolsonaro.

Relacionadas

Últimos comentários

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
João Henrique
João Henrique

mídia e essa cambada toda que fode com o Brasil ! não o que Guedes ou outros falam ! vcs mesmo do jornalismo tem destruído o país ....   ... (Leia Mais)

25.05.2020 12:03 GMT· Responder
Jó Luis Andrade
Jó Luis Andrade

O que isso tem a ver com Moro? Nunca poderia vazar! STF é vergonhoso!  ... (Leia Mais)

25.05.2020 03:33 GMT· Responder
Joao Vidor
Joao Vidor

isso não poderia ser revelado, isso interfere na econimia, se a china resmungar sobre essa falar ja fode com a bolsa de novo. esse STF É UM LIXO!  ... (Leia Mais)

25.05.2020 01:48 GMT· Responder
Felipe Augusto de Lira Arújo
Felipe Augusto de Lira Arújo

os chineses inflacionarão tudo , o movimento que podíamos fazer seria o governo pedir para o congresso aprovar um subsídio para as empresas agro de forma que inflacionacimos os grãos e a proteína , logo com essa gerra comercial teríamos os preços nas alturas lá fora daí nossa recuperação seria em pulos , mostrariamos quem alimenta grande parte deles   ... (Leia Mais)

24.05.2020 21:44 GMT· Responder
Adriano sales
Adriano sales

Comportamento de criança quando o pirulito cai na areia . O comportamento do moro . Jogou a bosta no ventilador mesmo . Paulo Guedes falou tecnicamente em uma reunião fechada . Jamais deve ser criticado por isso. Mas o Moro foi covarde D+ . FDA !!!   ... (Leia Mais)

24.05.2020 15:36 GMT· Responder
Davi Carreiro
Davi Carreiro

Um absurdo um ex-ministro como o Moro revelar conversa reservada de um presidente e ela vir a público por um Supremo Tribunal de Justiça sem o presidente não ter um processo formal e direito a defesa. Não precisa nem entender de leis pra vê que isso foi uma arbitrariedade de um órgão que seria uma última instância para acusar ou defender um presidente mediante um rito judicial sigiloso ... Só no Br-asil um Supremo faz uma "molecagem" assim ! Bolsonaro ganhou meu apoio.  ... (Leia Mais)

24.05.2020 02:38 GMT· 2 · Responder
FABIO GINO FRANCESCUTTI
FABIO GINO FRANCESCUTTI

Guedes ainda não explicou ao que veio. Empurra, empurra a economia e ela não pega (antes da epidemia). Elevou o dólar a R$ 5,50 (moeda que mais desvalorizou, segundo palestra do BC) e afugenta capital diariamente (tb, info do BC). Participávamos do maior bloco comercial do mundo - BRICS. Mais de 2,5 bilhoes de pessoas; extensão territorial maior do que o dobro de EUA+UE; presença na Africa, Europa, Asia e América. E do MERCOSUL, que viramos as costas para nos agachar diante do “tio”, segundo o Bolzo. (Entregou a Embraer e a Boeig devolveu, pois queria apenas tirar a cia do mercado.  ... (Leia Mais)

23.05.2020 22:09 GMT· Responder
Wallyson Pedra
Wallyson Pedra

Bolsonaro não quer privatizar o Banco do Brasil porque? Presidente eleito por promessas liberais e não aceita privatização, vai entender...  ... (Leia Mais)

23.05.2020 15:43 GMT· 1 · Responder
Everton Dallagnol
Everton Dallagnol

Como o bolsonaro diz: isso é um casamento. E está conversa foi uma conversa interna, de dentro de casa. não foi um pronunciamento. portanto, até que se chegue a um veretido pode-se falar o que quiser.   ... (Leia Mais)

23.05.2020 15:26 GMT· Responder
Alessandro Gagliardi
Alessandro Gagliardi

não é questão de ser lula ou Bolsonaro , não é questão de ser palmeiras ou Corinthians, aqui é questão de analisarmos nossos investimentos e portanto mesmo que não goste de um governo tem que analisar o que fazem de bom ou não para a gente se preparar em nossos investimentos , é para isso que esse site e app serve   ... (Leia Mais)

23.05.2020 15:12 GMT· Responder
Jorge Nibiruta
Jorge Nibiruta

Olha a mortadela, baratinha, pode congelar, olha a mortadela....Enche a boca dos metralhas(isso sempre me lembra algo), olha a mortadela  ... (Leia Mais)

23.05.2020 14:34 GMT· Responder
Jorge Nibiruta
Jorge Nibiruta

Ta cheio de adeptos dos metralhas aqui (isso me lembra algo), se é q vc me.entende kkkkkk  ... (Leia Mais)

23.05.2020 14:29 GMT· Responder
Jose Costa
Jose Costa

Claro que precisamos da China Da mesma forma que eles precisam muito tambem de nós Nao tem 200 milhoes de ton de graos sobrando no mundo nao e nem agua pra produzir esta montanha de alimentos   ... (Leia Mais)

23.05.2020 13:34 GMT· Responder
Gustavo Rodrigues
Gustavo Rodrigues

a China não precisa do Brasil para absolutamente NADA já o Brasil.... chora Guedes   ... (Leia Mais)

23.05.2020 12:56 GMT· 4 · Responder
Amaro Silva
Amaro Silva

Não dá p criar atrito com china, eles compram 3× mais q nosso segundo comprador, EUA. Guedes foi extremamente infeliz, privatizar o BB. Ficam vendendo toda estatal em toda crise q aparece. Muito melhor comprar as ações pulverizadas no mercado e estatizar o BB. Já os cassinos dá p ter, Damares enfim foi inteligente, se a CGU entrar no meio.  ... (Leia Mais)

23.05.2020 12:34 GMT· Responder
Eduardo Vernice
Eduardo Vernice

realmente Bolsonaro está garantido para a reeleição em 2022. só tem verdades no vídeo. Não tem comprometimento com nada de ruim, não falaram de falcatruas, métodos de roubo ou vanglorias de tipo algum. a meu ver mesmo com a ameaça invisível do coronavirus o governo se saiu melhor do que ele mesmo e não preciso comparar a performance com PT, seria falta de humildade kkk  ... (Leia Mais)

23.05.2020 12:27 GMT· 2 · Responder
André Pacheco
André Pacheco

Vamos subir esse preço da soja aí pra China somente. Banco do Brasil é bom colocar na carteira hein!? De resto ainda não viu relação de vídeo na integra com a parte do Moro. Achei q ele se direcionava ao Moro e falasse isso pra ele. Mas tava dando uma sacudida geral no time para as coisas andarem... Estranho divulgar isso na integra. A parte da segurança dura 5 segundos e o vídeo tem horas... Claramente é para prejudicar o governo. Se fala na mídia hj muito mais sobre tudo q está no vídeo, do que da parte que cabe ao inquérito.   ... (Leia Mais)

23.05.2020 11:57 GMT· Responder
CLAUDIO RAMOS JR
CLAUDIO RAMOS JR

Desnecessário soltar todo o vídeo, mas tá aí p quem queria ferrar o homem o feitiço se virou contra o feiticeiro, simples assim, quanto ao linguajar, classifico como conversa de homem, agora ficar com mimi ah pq ele falou palavrão, pq é ignorante, façam-me o favor!!!   ... (Leia Mais)

23.05.2020 10:57 GMT· 2 · Responder
Joao Faria
Joao Faria

Bozo acabou, a direita destruiu o Brasil em 1 ano de desgoverno   ... (Leia Mais)

23.05.2020 10:30 GMT· 3 · Responder
Jeremias Br
Jeremias Br

esse é o tipo de fala que não deveria ser divulgada, isso é confidencial. pode prejudicar a soberania nacional.  ... (Leia Mais)

23.05.2020 10:07 GMT· 1 · Responder
Roberto roberto
Roberto roberto

qual a necessidade do celso de merda divulgar esse video secreto se ele não tem provas contra o PR? me parece que e pra criar mais confusão devidos aos comentários do que com o inquérito. acho que antes de sair do stf esse gaga vai dar tiro pro alto tempo todo ate ir pro inf..o  ... (Leia Mais)

23.05.2020 09:58 GMT· Responder
Fernando Borelli
Fernando Borelli

Reparei wue a mídia agora se apega na forma como o presidente, e seus ministros se expressam. Canalhice! Os erros de português do molusco ladrão e dos absurdos que falava a Dilma tá não eram publicados desta forma. Por que hem?  ... (Leia Mais)

23.05.2020 09:12 GMT· Responder
Claudio Grande
Claudio Grande

M I T O ATE 2027  ... (Leia Mais)

23.05.2020 04:34 GMT· Responder
Alex Sales
Alex Sales

olha os cara acabando com as exportadorasqual a dificuldade de não críticar o próximovc não precisa gostar da forma de governo dos cara mas se é se o seu princípal cliente, vc respeitanão é ideologia, são negócios.  ... (Leia Mais)

23.05.2020 04:17 GMT· Responder
Fabiano Souza
Fabiano Souza

O que essa muitas partes do video tem a ver com o inquerito sobre interferencia?🤔. A divulgacao destas falas extras sao com quai intenção?🤔  ... (Leia Mais)

23.05.2020 03:38 GMT· 3 · Responder
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Português (Portugal) Polski Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 简体中文 繁體中文 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी