Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Com 100 mil mortes, Covid mata em menos de 6 meses mesmo número de brasileiros que HIV matou em 9 anos

Publicado 07.08.2020, 18:51
Atualizado 07.08.2020, 18:55
© Reuters. Homenagem em São Paulo às 100 mil vítimas da Covid-19 no Brasil

© Reuters. Homenagem em São Paulo às 100 mil vítimas da Covid-19 no Brasil

Por Lisandra Paraguassu e Pedro Fonseca

BRASÍLIA/RIO DE JANEIRO (Reuters) - Castigado há séculos por epidemias e surtos dos mais variados tipos, o Brasil não é estranho a crises de saúde. Até hoje, no entanto, nenhum dos flagelos que atingem os brasileiros periódica ou continuamente matou tantos em tão pouco tempo como a Covid-19.

O país deve chegar no sábado à trágica marca de 100 mil mortes causadas pela doença. Desde a gripe espanhola, há 102 anos, o Brasil não via algo assim, com a perda de vidas em uma velocidade muito superior a enfermidades como Aids, tuberculose e dengue.

"Isso é inédito, algo que nunca teve. Deveríamos estar em desespero, isso é uma tragédia como uma guerra de verdade, um conflito armado. Mas o Brasil está em uma anestesia coletiva", diz o infectologista José Davi Urbaéz, porta-voz da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).

A comparação com outras doenças que, como a Covid-19, são virais e não têm vacinas, mostra o tamanho do estrago que o novo coronavírus --que também pode atingir no sábado a marca de 3 milhões de casos confirmados no país-- vem fazendo no Brasil.

Considerada a epidemia do século 20, o HIV e as doenças associadas à Aids fizeram 270.591 vítimas entre 1996 e 2018, de acordo com o DataSUS, sistema de vigilância em saúde do governo federal. O HIV, no entanto, levou 9 anos para alcançar o número de mortos que a Covid-19 fez em pouco mais de 5 meses.

Quase endêmica no país, a tuberculose é outra doença que matou muitos brasileiros. Foram 104.268 óbitos entre 1996 e 2018, último ano em que o DataSUS tem contagem completa. Foi em 2017, depois de 22 anos de registros, que a doença atingiu a mesma marca de vítimas fatais que a Covid deixará até este fim de semana.

A dengue, outro flagelo que atinge os brasileiros a cada verão, apesar dos milhões de casos registrados, matou 6.984 pessoas em 23 anos. Em 2019, um dos piores anos da série, foram 782 óbitos. A malária, no mesmo período de 1996 a 2018, fez 2.342 vítimas fatais.

"Nos últimos 100 anos o Brasil sofreu diversas pandemias, epidemias e possui grandes endemias. Tivemos a pandemia de Influenza H1N1 em 2009; na década de 90 a pandemia de cólera nos atingiu, temos a epidemia de dengue, zika e chikungunya que frequentemente nos visita, além de termos grandes endemias como tuberculose, malária, doença de Chagas, leishmaniose. Entretanto, nenhuma dessas doenças vitimou tantos brasileiros num período tão curto de tempo. Isso é uma coisa que nos choca muito", diz o infectologista Roberto Medronho, professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio e Janeiro e líder do Grupo de Trabalho Multidisciplinar para Enfrentamento da Covid-19 da UFRJ.

Chamada de "gripezinha" pelo presidente Jair Bolsonaro, a Covid-19 é ainda bem mais mortal que os diferentes tipos de influenza, que em 23 anos causaram a morte de 9.836 pessoas no país, segundo os números do DataSus.

"Esses números mostram que não é uma gripezinha, um resfriadinho, é uma doença muito grave, não é algo dentro do normal, não é possível relativizar. A Covid-19, dentro do cenário de saúde pública, é um dos mais importantes fenômenos da história do Brasil. É difícil uma doença aguda, tirando a gripe espanhola, que tenha levado tantas vidas em tão pouco tempo", afirma Alexandre Naime, chefe do departamento de Infectologia da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

A influenza de 1918, que entrou para a história como gripe espanhola, matou entre 30 e 50 milhões de pessoas no mundo. Em um Brasil ainda majoritariamente rural, a estimativa é de 35 mil a 50 mil mortos, sendo quase 15 mil no Rio de Janeiro, maior cidade do país à época.

200 MIL ÓBITOS

"A gente não sabe quando vai parar, talvez 150 mil, talvez 200 mil óbitos. Nós só vamos ter noção do impacto do que realmente foi a Covid-19 quando tivermos um distanciamento temporal, mas não tenha dúvidas de que na história do Brasil ela só tem comparação com a gripe espanhola", diz Naime.

"Na história do Brasil como um todo, pode ter correlação com números de óbitos causados pelas doenças que colonizadores trouxeram para os índios, como varíola e influenza."

O início da epidemia no Brasil é marcado como 26 de fevereiro, quando foi confirmado o primeiro caso, em São Paulo. Foram praticamente três meses para chegar em 50 mil mortes, e mais 50 dias para se chegar a 100 mil, se o número for de fato atingido no sábado --até quinta-feira, foram confirmadas 98.493 mortes por Covid-19 no país.

Há sete semanas epidemiológicas consecutivas o país tem registrado mais de 1.000 mortes por dia em média, e caminha para a oitava semana acima desse patamar após registrar 4.930 óbitos nos últimos cinco dias.

Paralelamente, o número de casos permanece elevado, com média superior a 50 mil registros por dia nos dias de semana, levando o Brasil a passar de 2 milhões para 3 milhões de infecções confirmadas em apenas 23 dias caso o número seja alcançado no sábado -- uma aceleração em relação ao milhão de casos anterior, que foi acumulado ao longo de 27 dias.

"É uma situação ímpar, é uma tragédia e não se tem nenhum alinhamento para controle da pandemia. O que se vê é o predomínio de palavras como 'flexibilização', 'reabertura', tudo o que aumenta circulação de pessoas e perpetua a propagação do vírus em nível absurdo", diz Urbaéz, da SBI.

"Não existe platô em controle de epidemia, isso é uma invenção. É uma catástrofe você optar por ter um país em que 1.200 mortes por dia seja parte da rotina das pessoas."

Depois de começar a epidemia com fechamento da economia nas primeiras semanas, hoje o Brasil vê a maior parte das cidades com a vida voltando ao normal, inclusive com discussões sobre a retomada de aulas presenciais, além de bares, restaurantes e academias abertos e circulação de carros e pessoas pelas ruas.

Bolsonaro, que sempre se opôs às quarentenas alegando que o impacto econômico da paralisação seria pior do que os próprios efeitos da doença, disse na quinta-feira que lamentava as mortes, "mas vamos tocar a vida", repetindo postura que vem adotando desde o início da pandemia de minimizar os óbitos.

Para Medronho, da UFRJ, esse resultado é decorrente da falta de articulação entre o governo federal, Estados e municípios.

© Reuters. Homenagem em São Paulo às 100 mil vítimas da Covid-19 no Brasil

"Essa dramática situação não é decorrência apenas da gravidade da doença, mas também de uma desarticulação completa entre os entes da Federação para o enfrentamento adequado da doença", afirma Medronho.

Depois da saída de dois ministros da Saúde --Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich--, o general Eduardo Pazuello, interino no cargo desde maio, coordena a distribuição de equipamentos e medicamentos e a qualificação de UTIs, mas abandonou a defesa do distanciamento social, medida considerada essencial por especialistas em saúde pública para conter o avanço do vírus.

"A mensagem que temos hoje 'é pegue seu coronavírus e se ficar grave tem UTI. Esse é o resumo da nossa política", diz Urbaéz.

Últimos comentários

sacanagem uma matéria dessas. Falta de respeito.
Quem banaliza o mal, corrobora com ele, é cúmplice, por mais que estejam.com suas consciências anestesiadas pela lavagem cerebral, uma hora vão despertar e o inferno astral vai tomar conta, se arrependam enquanto há tempo! Sei que tem muitos que querem ver o circo pegar fogo, que são perversos, mas essa msg é pra quem ainda pode ter alguma salvação.
SHOW
Gripe mata mais rs esqueceram e tambem tem o cancer e a malaria na frente
Materia paga pelo Molusco & Cia!
Exatamente HIV trata covid nao quando nao se tinha tratamento para o HIV matava muito mais vamos fazer essa analise quando vir a vacina blz cada pesquisa sem logica
É só uma gripezinha. O MUNDO todo esta errado. Nosso Mico que está certo.
Pelo jeito esqueceram que STF deu carta branca a governadores. é se não fosse governo federal com ajuda para empresas a maioria aqui estaria fora da bolsa de valores...Acham que c estariam melhores com a esquerda no poder.. vão se tratar vocês estão doentes..Venezuela Argentina Cuba mal b servem de exemplo nem os 16 anos de corrupção?
Ricardo parabéns pelo texto concordo plenamente com você é um absurdo
Boçais que defendem Bolsonaro têm as mãos sujas de sangue. Mais de 100 mil morrendo por descaso. Tivemos tempo para contornar a situação, os testes não foram usados, o governo boicotou o tempo inteiro, quis cortar verbas dos governos que optaram por seguir as recomendações das melhores práticas científicas. O Major Olímpio denunciou toma lá dá cá com a verba da saúde. A CGU ou o TCU identificou a falta de critério técnico para destinação das verbas. A falta de medicamentos anestésicos, dentre outros, EPI's, enquanto tem um estoque absurdo de um medicamento inútil para a covid19, com preço superfaturado. Banalizaram de vez o mal no Brasil!
se você ler no noticiário é o mundo inteiro que está com o vírus.e incrível acreditar que tudo que acontece é culpa do Senhor Bolsonaro olha um pouco para traz e de graça a Deus pois se fosse o pt estaríamos ferrados o país quebrado devido a eles a maioria levando dinheiro do povo então eu pelo menos tenho que dar parabéns a equipe de Bolsonaro correram atraz liberaram dinheiro para a classe baixa devido ao isolamento.se fosse o pt era um para o povo e 10 para a cambada (Lula. genuíno etc.........................)
Que descaso? Você deve ser apoiador de Lula né? aE digo mais, esse vírus a metade que falam sobre ele é mentira, povo burro acredita em tudo.
Vcs só sabem falar mal do PT. Estão cegos e surdos? Ou melhor, passaram por lavagem cerebral. O povo só está recebendo o auxílio de R600,00 por causa do Congresso. O Bolsonaro queria que o auxílio fosse de R200,00. Quem aumentou o valor foi a Câmara fos deputados, atendendo ao pleito dos deputados de esquerda. Se fosse pelo Bolsonaro, os pobres poderiam morrer todos, de Corona, de fome e tomando Cloroquina.
culpa do boçal e dos boçais q votaram.nele
Agora eu vi um Olavo ter razão. Boçais que defendem Bolsonaro têm as mãos sujas de sangue. Mais de 100 mil morrendo por descaso. Tivemos tempo para contornar a situação, os testes não foram usados, o governo boicotou o tempo inteiro, quis cortar verbas dos governos que optaram por seguir as recomendações das melhores práticas. O Major Olímpio denunciou toma lá dá cá com a verba da saúde. A CGU ou o TCU identificaram a falta de critério técnico para destinação de verbas. A falta de medicamentos anestésicos, dentre outros, EPI's, enquanto tem um estoque absurdo de um medicamento inútil para a covid19, com preço superfaturado.
Danilo você não sabe o que está falando você está sendo influenciado pela Globo e alguns paus mandados que nem sabem o que dizem .O governo Bolsonaro está fazendo a parte dele e bem feita com os recur6que tem .ou ser a que todos pensam que é fácil pegar o país quebrado como deixou o governo corrupto do produto.
corrupto do pt
Se vocês tivessem DEUS em suas mentes e corações saberiam que todos estão sendos enganados todos os dias por uma emprensa manipuladora,e políticos corruptos tem olhos mas estão cegos não tem visão de discernir a verdade da mentira desse século que a bíblia aponta.Mas a bíblia pra vocês não tem valor né fazer o que .
A bíblia fala do falso profeta, dos vendilhões do templo, do falso messias, do anticristo, do uso do nome de Cristo em vão. Se vc tivesse DEUS no coração vc teria Cristo como referência, não um boçal mentiroso e corrupto compulsivo.
Então por que na África não chegou a esse número de mortes como na Europa ou na América do Norte e no Brasil é um país de de que 4°ou 5° ou 6° subdesenvolvimento?Houve muitas menriras e muitas maldades governadores que sabiam que a enfermidade chegaria e mataria milhares e não fizeram nada deixaram o CARNAVAL e outros eventos acontecerem para a população morrer e colocar a culpa nosso presidente, esses governadores e prefeitos deveriam ser presos punidos,mas como aqui e um país sem lei para quem anda direito que paga seus impostos e cidadão de bem não existe justiça,fica esquecido pela justiça e enquanto isso a justiça manda soltar seus assassínios,ladrões,homicidas por motivos de covid-19 isso que é justiça. Rsrsrsrsrs.
falou tudo 👍👍
o problema é que nosso pais se transformou num.pais de banana, governado por um boçal, provinciano, reflexo da personalidade de vcs minions que votaram nesse cancer
Qualquer país subdesenvolvido sofre com altos números de mortes por doenças!
o problema é que o brasil alem de ser subdesenvolvido , possui um presidente boçal, provibciano, reflexo da personalidade de vcs que votaram nesse cancer, daí nossa situaçao é muito pior!! entendeu gado?
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.