Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Dados do 3º tri reforçam alta do PIB puxada por setor privado, diz Ministério da Economia

Publicado 20.01.2020, 13:07
Atualizado 20.01.2020, 13:09
Dados do 3º tri reforçam alta do PIB puxada por setor privado, diz Ministério da Economia

Dados do 3º tri reforçam alta do PIB puxada por setor privado, diz Ministério da Economia

Por Marcela Ayres

BRASÍLIA (Reuters) - Os dados do crescimento da atividade econômica no terceiro trimestre de 2019 evidenciam uma retomada econômica puxada pelo setor privado, analisou a Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia nesta segunda-feira, destacando que a tendência deve prosseguir neste ano.

Entre julho e setembro passados, o PIB teve alta de 1,19% sobre igual período de 2018. A partir de uma decomposição feita com metodologia própria, a SPE calculou que o setor privado cresceu 2,72% na mesma base de comparação, ao passo que o PIB do setor público caiu 2,25%.

"Destaca-se que em 2019 há um ritmo de crescimento privado substancial, mesmo sem haver estímulos de gastos do governo ou do setor externo. Logo, trata-se de um crescimento mais sólido e que tende a apresentar aceleração em 2020", disse.

Destrinchando os componentes do PIB, o investimento privado subiu 6,20% sobre o terceiro trimestre de 2018, enquanto o investimento público caiu 11,53%.

"Este movimento é um sinalizador positivo da percepção dos agentes privados sobre a economia, que se reflete no aumento do retorno esperado do capital e, consequentemente, do investimento. Nesse sentido, pode-se afirmar que a retomada da economia está associada ao crescimento dos investimentos privados, influenciado tanto pelas expectativas favoráveis sobre o desempenho da economia, quanto pela redução dos juros", avaliou a secretaria.

O Ministério da Economia e o Banco Central têm martelado em uníssono que, apesar de o crescimento econômico ainda ser lento, está sendo guiado pela primeira vez pelo setor privado enquanto o PIB do governo cai, o que engatilhará uma atividade mais robusta à frente.

Para economistas ouvidos pela Reuters, a direção é essa e está correta. Mas, para a mudança se refletir em mais emprego e renda na ponta, os brasileiros ainda vão ter que esperar em meio à alta ociosidade do mercado de trabalho.

Últimos comentários

que isso jovem, o país está crescendo só não enxerga quem não quer, vimos nossa taxa de inflação controlada, nossa bolsa subir 118 mil pontos. na calma chegaremos lá.
Menos calculadora HP 12C e mais Racionais MCs...rs
O país está crescendo sim... o DÓLAR crescendo... o preço da CARNE e da GASOLINA crescendo... até a INFLA-ção está crescendo... só NÃO ENXERGA quem é militonto ; )
A Ford acabou de fechar fábrica no ABC, empresa de LIQ ingressou com recuperação judicial, OI quase falida, milhões de desempregados, informalidade na Lua etc...O faz economia crescer é consumo por meio do emprego e renda. Diga não ao Fake News!
está crescendo sim... o DÓLAR crescendo... o preço da CARNE e da GASOLINA crescendo... até a INFLA-ção está crescendo... só NÃO ENXERGA quem é militonto ; )
o que faz a economia crescer são investimentos e adoção de novas tecnologias, com aumento de produtividade e consequentemente, renda.Só o consumo e renda aumentada por canetada só vai causar bolhas , aumento da inflação e depois vamos estar quebrados .Está conversa progressista é furada.
ta tudo dominado na mentira, cada um que aparece. Sei qual é o problema o governo tem que fazer mais doações pros mortadelas. Deixar o cara em casa com bolsa familia, fazer um monte decaridade pra vagabundo ficar manando na teta do governo. É isso que precisa. A Dima deixou a ecônimia nos trilhos, o Temer e o Bolsonaro que estão fazendo afundar. olha o grafico da Bolsa depois que a Dilmanta saiu o que aconteceu, cego é aquele que gosta de ser enganado.
No segundo parágrafo, diz assim: “decomposição com metodologia própria”... lembra-me muito a CONTABILIDADE CRIATIVA do “maquiador de dados” do IBGE ; )
vai lá . sabe tudo. apresente seus da dos kkkkkkkk
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.