Depois do petróleo, preço negativo pode chegar ao gás com queda na demanda europeia

Depois do petróleo, preço negativo pode chegar ao gás com queda na demanda europeia

Reuters  | 22.05.2020 20:50

Depois do petróleo, preço negativo pode chegar ao gás com queda na demanda europeia

Por Nina Chestney e Ekaterina Kravtsova

LONDRES (Reuters) - Um mês depois de um colapso nos preços que levou o petróleo dos Estados Unidos a ser negociado em território negativo, os mercados de gás europeus podem também entrar no vermelho após uma forte queda na demanda e estoques em alta terem pressionado as cotações.

Os preços do gás holandês e britânico despencaram devido à fraca demanda em meio a medidas de isolamento contra o coronavírus e à forte produção de renováveis, que somam-se a um mercado já em sobreoferta e com pouco espaço disponível restante para armazenamento.

No mercado de referência para o gás na Europa, o preço para o dia seguinte do gás caía 20%, para 2,50 euros por megawatt-hora, o equivalente a menos de 1 dólar por milhão de unidades térmicas (BTU). Preços à vista no Reino Unido também caíram até 30%.

Nas expectativas de alguns operadores de mercado, os contratos europeus de gás para entrega no curto prazo caíram para zero ou mesmo para valores negativos, o que seguiria movimento visto nos preços do petróleo WTI no mês passado.

"Se a oferta continuar com essa força até que os estoques estejam cheios, nós poderemos possivelmente ver preços negativos em algum momento, uma vez que não há sinal de melhora no lado da demanda", disse um operador.

"Se vai acontecer hoje ou na próxima semana, é difícil dizer. Nesse final de semana temos uma demanda muito fraca e oferta forte, então os preços no fim de semana podem ficar perto do negativo", acrescentou.

© Reuters. Gasoduto em Skipton, Inglaterra

Diferente dos preços do petróleo nos EUA, que entraram no negativo pela primeira vez, os preços do gás no Reino Unido já foram negociados abaixo de zero em 2006, quando um gasoduto da Noruega começou a enviar o insumo para o britânicos pela primeira vez. Naquela ocasião os estoques também estavam quase cheios.

O risco de preços negativos é maior para os preços à vista no mercado britânico, disseram analistas e operadores, uma vez que a única instalação para armazenamento por longo prazo do país fechou em 2017.

Nos Estados Unidos, os preços do gás caíram para 1,52 dólar por milhão de btu em março, menor nível desde agosto de 1995, mas desde então recuperaram-se em cerca de 12%.

Relacionadas

Últimos comentários

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Português (Portugal) Polski Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 简体中文 繁體中文 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações

+

Baixe o App

Mais informações sobre o mercado, mais alertas, mais opções de personalizar seus ativos em sua carteira, apenas pelo App

Investing.com é melhor no App!

Mais conteúdo, cotações e gráficos mais rápidos e uma experiência melhor estão disponíveis apenas no aplicativo.