Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

Economia da China é única com previsão de crescimento em 2020; outros países lutam

Publicado 20.10.2020, 05:52
Atualizado 20.10.2020, 17:32
© Investing.com

Por Geoffrey Smith

Investing.com - A China, que desencadeou a pior contração econômica desde a Grande Depressão ao permitir que o vírus da Covid-19 se propagasse, emergiu da crise em melhor forma do que praticamente qualquer outra economia do mundo.

O Fundo Monetário Internacional disse na semana passada que espera que a economia chinesa cresça 1,9% este ano, enquanto todas as outras economias do G20 devem encolher.

Novos números desta semana em Pequim sugerem que isso pode até ser muito pessimista: o Produto Interno Bruto da China aumentou 4,9% em relação ao ano anterior no terceiro trimestre e 2,5% comparado ao segundo trimestre. De forma encorajadora, tanto a produção industrial quanto as vendas no varejo encerraram o trimestre com ímpeto crescente, registrando sua maior alta desde a pandemia.

Mesmo considerando a capacidade tradicional da China de gerar o tipo de estatísticas do PIB que deseja, a imagem é clara demais para não ser ignorada: a repressão draconiana à vida pública em janeiro e fevereiro permitiu uma recuperação mais vigorosa do que em qualquer outro lugar do mundo.

Não são apenas mercados maduros e envelhecidos, como Europa e Japão, que parecem pálidos e fracos em comparação com a China. A Índia - cuja taxa de crescimento potencial de médio prazo é comparável à chinesa - deve ter a pior queda do PIB de qualquer grande economia este ano, segundo o FMI, graças inteiramente à sua incapacidade de impedir que o vírus se espalhe por suas cidades apertadas e extensas e pelo interior com poucos recursos. Seus 7,6 milhões de casos perdem apenas para os 8,2 milhões dos EUA.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

O PIB do Brasil também deve encolher 5,2% neste ano e recuperar apenas a metade dessas perdas no próximo ano. A Índia e o Brasil têm a segunda e a terceira maior contagem de mortes causadas pelo vírus do mundo, e as deficiências na coleta de dados sugerem que o número real do vírus nesses países seja ainda maior do que os números oficiais sugerem.

Os vários graus de sucesso na luta contra o vírus também se refletem na saúde relativa dos mercados de ações e moedas desses países.

Apesar de uma deterioração drástica nas relações com os EUA e a Índia, outro importante parceiro comercial, o iuan da China subiu para uma máxima de dois anos em relação ao dólar no início de outubro, enquanto o índice SZSE é o único grande índice do mundo que superou o Nasdaq até agora este ano. Todos os principais índices de ações da China estão em alta no acumulado do ano, enquanto o Nifty da Índia e o Ibovespa do Brasil caíam 2,2% e 15%, respectivamente. Enquanto isso, o RTSI da Rússia tem o pior desempenho de todos os índices de grandes mercados emergentes, com uma queda de 27%.

Isso sem falar das moedas desses três países em relação ao dólar. O real acumula perdas de 27,48% ante o dólar este ano, o rublo russo cai 19,71% e a rúpia indiana cai 2,29%.

Últimos comentários

Sou real Giovanni. E tu é robô, leu todos os meus comentários! Entendeu? Ou é só mais um fanático de "político de estimação"?
Essa JulianaKatz Lang seria um robo? Respondeu todos os comentarios!
Não sou não. Só sou participativa. Também não tenho "políticos de estimação", gosto do debate com quem tem argumentos e me divirto com quem não tem
Brasil faz contagem de covid até em tribo indígena, dizer que temos dificuldade é querer denegrir, a mesma subnotifocaçâo dos EUA é o percentual aqui, assim como. Itália e espanha, foi o ano todo se falando de subnotifocação. China e Índia não possuem imprensa livre e centenas de milhões vivendo isolados abaixo da linha da pobreza.
joao paulo araujo, e Austrália e Nova Zelândia como você explica? Também não tem imprensa livre? E a Rússia que também não tem muitas liberdades, como você explica eles não conseguirem segurar as notícias? E caso não saiba a Índia é uma democracia parlamentar, tem seus defeitos aqui e ali, mas quem somos nós para criticar né, até agora vemos críticas à imprensa e apologia à ditadura.
Em um pais aonde o medico que ia avisar o mundo sobre a epidemia foi calado ... imagina se um economista der crescimento negativo pra china ... e ainda tem gente que acredita que foram exemplos em combate a epidemia ... papai noel tb ta chegando
zeni moura, é mais fácil acreditar em Papai Noel do que na sua teoria da conspiração.
zeni moura, sua teoria de conspiração desaba em duas perguntas. Porque a Rússia que é uma ditadura comunista não conseguiu fazer o mesmo calando economistas do mundo todo? Como a Nova Zelândia conseguiu controlar a pandemia e não deve desvalorização da moeda como o Brasil? Nova Zelândia também é socialista? Realmente, Papail Noel é mais real que sua teoria. É interessante ler mais notícias é análises ao invés de Whatsapp.
Como alguém ainda acredita em algum dado vindo da china? porque só lá a epidemia está mais leve?? sendo que é o país mais populoso.... estranho né...
na vdd muitos país asiaticos ( até o vietnã que tem 80milhões de pessoas e so tem 58 mortes pelo covid) estão mt controlados, o q explica isso é o senso de organização e cooperação dos asiaticos
Gabriel Augusto, os chineses tem uma pergunta também. Como EUA e Brasil conseguiram ter tantos casos, quando bastaria seguir um lockdown rígido, teste em massa e o uso de máscaras. Para os orientais isso é óbvio, mas para os ocidentais isso é atentado à liberdade.A diferença foi a diferença cultural dos povos. No Oriente a cultura atual para a comunidade, no Ocidente a cultura é do cada um por si. É simples, não necessita criar teorias de conspiração. Todo investidor de fato deveria saber disso.
eles compram metade do que o Brasil exporta, isso vc acredita?
Como alguém ainda acredita em algum dado vindo da china? porque só lá a epidemia está mais leve?? sendo que é o país mais populoso.... estranho né...
Nunca q la foi só 80k de casos
Bruno Belai, o crescimento do PIB chinês grita bem mais alto que comentários negacionistas ou deslikes daqui
Como alguém ainda acredita em algum dado vindo da china? porque só lá a epidemia está mais leve?? sendo que é o país mais populoso.... estranho né...
Orientais tem uma dúvida também. Como é que o Ocidente tem tantos casos e mortes quando bastava respeitar o lockdown, fazer testes em massa e usar máscaras?A explicação mais simples é essa, porém entendo que buscar teorias de conspiração é mais confortável para alguns.
Estamos discutindo o que Napoleão já avistara lá no passado: "Hoje eu vi um grande dragão dormindo. Quando acordar vai assustar o mundo". Já acordou tem algum tempo. Está na hora das demais economias acordarem senão serão jantadas. "Se não pode derrotar o inimigo, una-se a ele" e tirem proveito da situação. Se o Brasil não tem condições de ser locomotiva, que seja um vagão, mas fique nos trilhos. Quem quiser isolar a China vai perder.
Paulo Schmidt, finalmente um comentário sensato. Deveríamos ter mais disso aqui que é um fórum de investidores, Ultimamente parece mais um fórum de adolescentes mimados e alienados
Segundo as teorias da conspiração de alguns comentários, a China se beneficiou da pandemia. Então o agronegócio do Brasil que está se dando muito bem vendendo para a China, seria cúmplice?Você que compra eletrônicos da China, seria cúmplice?Hipocrisia vale?
Boa pergunta. No entando, alguem tinha que se beneficiar. Entao porque nao a Chima? Ou o Brasil?A verdade e que muitas vezes vemos a gloria e nao o sacrificio.Sacrificio. É aquilo que posteriormente o tornas mais forte e resiliente. Os Chineses sabem jogar. Sabem exatamente como e quando entrar. Isso deveria ser um exemplo para o nosso Pais.
Ailton Mendes, exatamente isso. Culpar os outros pela nossa incompetência é atestado de fracassado. Enquanto alguns aqui esperneiam, dão show de desconhecimento sobre a China, criam teorias da conspiração, etc. Os chineses estão trabalhando e a China continuará crescendo.O Brasil deve mostrar que é capaz e escolher trabalhar por um país melhor ou dar um deslike aqui.
Artigo escrito por um picaret a
Marcos Antonio, você deve ter provas ao acusar alguém, certo?
é mesmo?! será porque.?!?!!
Pior de tudo é que disseram que a China criou o vírus pra derrubar o mercado e comprar tudo baratinho.... e até agora nada
Rubem Francisco, como investidora prefiro à realidade do que a ficção. Ao invés de assistir filmes, leio livros. Ao invés de ler Whatsapp eu leio análises, ao invés de repetir o que ouvi dizer, viajo para o Oriente para ver com.meus próprios olhos.Agora você é livre para acreditar em qualquer coisa. A pergunta é, se você acredita nisso sobre a China o que você fará de concreto? Vai parar de comprar produtos chineses, não vai operar ações da Vale, Petrobrás, JBS? Ou vai ficar quietinho só esperneando contra a China?
Rubens Francisco, independentemente do que você acredita, os chineses continuam trabalhando e a China continuará crescendo. A imprensa do mundo todo atesta isso, mas você coloca mais fé em um filme. kkk
Rubens Francisco, você deveria seguir o que diz. Não ser preconceituoso contra chineses seria bom. Ou só para você vale ter preconceito. Independentemente disso, os chineses continuaram trabalhando e a China continuará crescendo, pouco se importam para sua opinião.Como investidora, espero que continue assim para o bem do Brasil e nossos investimentos, pois caso você não saiba nós somos totalmente dependentes da China. Existem vários artigos, análises e livros sobre isso, mas talvez você prefira ver um filme.
foderam o mundo calculadamente!
Ah!!!! Isso é novidade??? Ainda acreditam que a China não teve tudo friamente calculado? Um país comunista com proibições exacerbadas para tudo, principalmente para a mídia que não pertence ao partido Comunista, "deixou escapar" notícias tão "assertivas" como o foco do surgimento do COVID-19, a quarentena, a construção de hospitais de campanha e a saída da quarentena de Wuhan?? Isso é "engana que eu gosto". Precisam assistir o filme "O quarto poder" para entenderem tudo o que está por trás desta doença "mortal". E assistir de novo a saga do filme Matrix. Pior é que poucos líderes políticos conseguem enxergar isso, ou quiçá muitos mas que são coartados por poderes ocultos do comunismo infiltrado nos governos.
Fantástico Rubens Francisco, a mídia mundial se organizou para proteger a China. A mídia mundial não é fonte confiável mas um filme é? Sério? O que mais? Terra plana? kkk
Forma mal em varios pomtos da mateira....numeros de Brasil e India podem ser ainda maiores, e na China nao?? Investing.com confia nos dados da China?? E outra , valorizacao e desvaorizacao da moeda acontece por diversos fatores e sempre foi assim, colocar isso na Covid ta errado....muitos paises fazem isso de proposito por questos economicas, a propria China fez....ou seja, materia ruim
Estevam, você acredita nosvdatos da Nova Zelândia? Ou acha que são comunistas também? Bom, lá eles tem o dobro da população de Brasilia, mas surpreendente Brasília teve 200x mais casos. A diferença de lá foi o lockdown rígido e testes em massa contra o negacionismo e cloroquina daqui. A desvalorização das moedas se deram em parte pela COVID19 mas também pela incompetência dos governos. Na Nova Zelândia a moeda permaneceu forte enquanto o Real atesta a incompetência.Mais fácil do que criar qualquer teoria da conspiração.
Cachorrinhoss fiada put ass kkk
muita passada de pano pra china ..muito mimimi... a China fodeu tudo e ponto ..
Os incompetentes culpam os outros pelos seus fracassos.Enquanto os chineses trabalham e a China cresce, aqui no Brasil alguns apenas escrevem essas bobagens e dão deslikes.É isso e ponto ... kkk
os Chineses trabalham mto mesmo, senao o Partido Comunista manda para o "Paredon"
Antonio Neto, 20% dos bilionários do mundo que são chineses e as maiores empresas do mundo que operam lá não concordam muito com você? Ou será que todas são cúmplices coma "escravidão do povo chinês"?
A peste do mundo. Tudo que está escrito Made In China não compro
então sua casa não tem nada.
vai juntar muito dinheiro kkk
Sérgio Abreu, então comece jogando fora o smartphone, notebook, TV, entre outros produtos. Pode dar um deslike também. A China continuará crescendo.
claro...na china nao teve peste....
Não teve, foi tudo friamente calculado. E o povo?? "Engana que eu gosto, seria bom assistir o filme "O quarto Poder" com John Travolta e Dustin Hoffman para entender o que realmente está acontecendo.
Legal, ao invés de ler notícias e analises do mercado vou assistir uns filmes para decidir a composição da minha carreira de ações.
algo ritmo bloqueando comentário.. que coisa essa moderação cibernética!
A China conseguiu de uma tacada só acabou com a economia dos EUA, da Europa e quase todo o planeta.
Julio Castro, parabéns! Em um frase só você atestou a competência da China e a incompetência do Ocidente nessa crise, seja na hipótese realista ou na hipótese de teoria da conspiração.
Ameaçaram prender o médico que descobriu a doença por difamação, que acabou falecendo dessa doença uma semana depois, talvez se tivessem deixado esse pobre médico alertar todo mundo esse vírus nem teria saído da china. Não sou de ficar falando em teorias da conspiração, mas vendo como tudo aconteceu e ainda está acontecendo parece até que foi um plano perfeito.
eles esconderam e corromperam a WHO Para que nao falassem nada... acreditando que o caldo nao entornaria. Deveriam ser presos!! O Xi Ji ping e o Tedros.
Henrique Thoni, talvez fazendo mais comentários como esse, o mundo se sensibilize com você e prenda ambos kkk. Ou você pode dar um deslike para tentar mudar a realidade que é a China continuar crescendo.
Foi, um plano friamente calculado.
Nem coloca isso , os cara vão se matar inventando teorias da conspiração , o que tem que entender é que o EUA não consegue mais parar a china , PIB gigantesco , classe media 400 milhões de pessoa , Brasil perto do china é nada , se encontrarem outro para comprar e vão encontrar , simplesmente quebra todo o angro négocio Brasileiro e mais outros ....
ja ta usando o 5g chines... kkkkk
Sabe de nada inocente!
Acho o texto muito desonesto. Quando se lê "A Índia e o Brasil têm a segunda e a terceira maior contagem de mortes causadas pelo vírus do mundo..." jornalistas deveriam ver os números relarivos, e não em número absolutos. Brasil tem a 5a maior população e Inda q 2a maior população do mundo. É óbvio que os países mais populosos tendem a apresentar maior número de óbitos e contaminados!!!
mas quando falamos em China sua tese cai por terra
Claudio Ciro, e quando vemos os números relativos da Nova Zelândia, sua tese também desmorona. Brasília, com metade da população da Nova Zelândia, tem 200 x mais casos.À diferença é que a Nova Zelândia faz lockdown rígido e Brasília usou cloroquina kkk
Engraçado, se a China cresce é porque exportou muito, mas se o mundo parou, pra quem ela vendeu? E agora a OMS, garota de recado da China, dizendo que nunca pediu lockdown. Será que é porque a economia chinesa não está essa maravilha que propagam?
Jogo com cartas marcadas. Só não enxerga quem não quer. O mundo deve pedir ressarcimento a China por causa do virus. simples assim. Quem vai ter coragem?
ANNA GIORGIO, comece você pedindo. Talvez o mundo resolva enxergar. Ou pode tentar dando um deslike. kkkEnquanto isso os Chineses trabalham e a China continuará crescendo
 que patética, com certeza deve ser descendente de chinês, aff.
Rubens Francisco, preconceituoso também? num entendi tudo
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.