Em vídeo, Salles diz que epidemia é oportunidade de mudar legislação ambiental sem chamar atenção

Em vídeo, Salles diz que epidemia é oportunidade de mudar legislação ambiental sem chamar atenção

Reuters  | 22.05.2020 20:25

Em vídeo, Salles diz que epidemia é oportunidade de mudar legislação ambiental sem chamar atenção

Por Lisandra Paraguassu

BRASÍLIA (Reuters) - O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, disse que a epidemia do novo coronavírus representa uma oportunidade para mudar pontos da legislação no país sem chamar a atenção e facilitar a exploração de terras hoje restritas pelas leis ambientais.

No vídeo da reunião ministerial do dia 22 de abril, liberado para divulgação pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello nesta sexta-feira, Salles diz que era preciso aproveitar "momento de tranquilidade", com a atenção da imprensa concentrada na Covid-19, para "ir passando a boiada".

"Então para isso precisa ter um esforço nosso aqui enquanto estamos nesse momento de tranquilidade no aspecto de cobertura de imprensa, porque só fala de Covid, e ir passando a boiada e mudando todo o regramento e simplificando normas", disse o ministro.

Salles citou mudanças de legislação relacionadas ao Patrimônio Histórico, dos ministérios da Agricultura, do Meio Ambiente e outros. "Agora é hora de unir esforços pra dar de baciada a simplificação", acrescentou, pedindo que a Advocacia-Geral da União fique preparada para responder a possíveis ações judiciais.

Salles citou como exemplo uma mudança que fez na legislação que permitiu o uso do Código Florestal para compensação de desmatamentos, em vez da Lei da Mata Atlântica, de 1993. A mudança permitiria que desmatamentos feito até 2008 sejam anistiados e que áreas desmatadas até esse ano sejam consideradas como consolidadas, quando a legislação anterior usou o ano de sua publicação, 1993, como limite para o desmatamento e consolidação.

"Essa semana mesmo nós assinamos uma medida a pedido do ministério da Agricultura, que foi a simplificação da lei da Mata Atlântica, pra usar o Código Florestal. Hoje já está nos jornais dizendo que vão entrar com ações judiciais e ação civil pública no Brasil inteiro contra a medida. Então para isso nós temos que estar com a artilharia da AGU preparada pra cada linha que a gente avança", defendeu Salles.

O ministro completa dizendo que não tem como fazer mudanças que precisam do Congresso em meio ao "fuzuê que está aí", mas é possível fazer outras mudanças.

"Agora tem um monte de coisa que é só parecer, caneta, parecer, caneta. Sem parecer também não tem caneta, porque dar uma canetada sem parecer é cana. Então... isso aí vale muito a pena. A gente tem um espaço enorme pra fazer", avaliou.

O Ministério do Meio Ambiente tem de fato feito alterações na legislação, incluindo a publicação de mudanças na estrutura do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade, que reduziu as gerências regionais e retirou funcionários de carreira dos postos de chefia.

Em nota após a divulgação do vídeo, o ministro disse que sempre defendeu desburocratizar e simplificar normas em todas as áreas, dentro da lei. "O emaranhado de regras irracionais atrapalha investimentos, a geração de empregos e, portanto, o desenvolvimento sustentável no Brasil”, afirmou.

A porta-voz de Políticas Públicas do Greenpeace Brasil, Luiza Lima, disse em nota que a fala de Salles na reunião deixa claro o projeto do governo Bolsonaro de desmantelamento das condições de proteção ambiental do país.

© Reuters. Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente

"Salles acredita que as pessoas morrendo na fila dos hospitais seja uma boa oportunidade de avançar em seu projeto antiambiental. Acredita que a ausência dos holofotes da mídia, devidamente direcionados para a pandemia, seria o suficiente para fazer o que bem entende. Mas não há espaço para ele “passar sua boiada”, disse.

(Reportagem adicional de Anthony Boadle e Jake Spring)

Relacionadas

Últimos comentários

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Leandro Valério
Leandro Valério

ministro do meio ambiente querendo "torrar" o meio ambiente, as florestas, reservasse ambientais protegidas. o ministro da economia querendo privatizar tudo para colocar o dinheiro no bolso. o ministro da economia e do turismo querendo liberar cassinos, onde tem maior índice de corrupção, lavagem de dinheiro e prostituição infantil.  ... (Leia Mais)

23.05.2020 22:23 GMT· Responder
FABIO GINO FRANCESCUTTI
FABIO GINO FRANCESCUTTI

Menino levado e safado, fazendo coisa feia escondido  ... (Leia Mais)

23.05.2020 22:19 GMT· Responder
Joao Faria
Joao Faria

Ministro canalha como todos dessa equipe de desajustados. Fora canalhas  ... (Leia Mais)

23.05.2020 10:34 GMT· Responder
Alex Sales
Alex Sales

esse governo causa muito ruído político  ... (Leia Mais)

23.05.2020 04:23 GMT· Responder
Felipe Moraes
Felipe Moraes

Frase cortada fora de contexto! 🇧🇷  ... (Leia Mais)

23.05.2020 02:33 GMT· Responder
Edson Silva
Edson Silva

Fora Bozó!   ... (Leia Mais)

23.05.2020 02:09 GMT· 2 · Responder
RafaelCaetano11
RafaelCaetano11

mi mi mi   ... (Leia Mais)

23.05.2020 00:57 GMT· Responder
José Santos
José Santos

Eu vejo os comentários dos bozonazistas aqui e fico pensando... coitados, morreram comprados no crash de março.  ... (Leia Mais)

22.05.2020 23:37 GMT· Responder
Gutemberg Carvalho
Gutemberg Carvalho

A "boiada" da Noruega, da Suécia e até alguns do Reino Unido já está debandando com essas práticas de Salles.  ... (Leia Mais)

22.05.2020 22:38 GMT· Responder
Fernando La Guardia
Fernando La Guardia

Eu acompanhei o video e o foco do Ministro foi a simplificacao das normas, esta reportagem esta deturpando os fatos. Por favor sejam corretos  ... (Leia Mais)

22.05.2020 22:25 GMT· Responder
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Português (Portugal) Polski Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 简体中文 繁體中文 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações

+

Baixe o App

Mais informações sobre o mercado, mais alertas, mais opções de personalizar seus ativos em sua carteira, apenas pelo App

Investing.com é melhor no App!

Mais conteúdo, cotações e gráficos mais rápidos e uma experiência melhor estão disponíveis apenas no aplicativo.