Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Embaixada da China chama de "racista" publicação de Weintraub que ironizou país

Publicado 06.04.2020, 09:43
Atualizado 06.04.2020, 11:25
© Reuters. Ministro da Educação, Abraham Weintraub, no Palácio do Planalto

© Reuters. Ministro da Educação, Abraham Weintraub, no Palácio do Planalto

SÃO PAULO (Reuters) - A embaixada da China no Brasil divulgou nota em sua conta no Twitter em que afirma repudiar e classifica de "racista" publicação feita na rede social pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, na qual ele ridiculariza o sotaque de chineses falando português ao lado de uma imagem da capa de um gibi da Turma da Mônica sobre o país asiático.

No texto, o ministro escreve imitando a fala do personagem Cebolinha, que troca a letra R pela letra L, e ironiza os chineses.

"Geopolíticamente, quem podeLá saiL foLtalecido, em teLmos Lelativos, dessa cLise mundial? PodeLia seL o Cebolinha? Quem são os aliados no BLasil do plano infalível do Cebolinha paLa dominaL o mundo? SeLia o Cascão ou há mais amiguinhos?", ironizou Weintraub em publicação feita no fim de semana.

Em resposta, a embaixada da China, país que é o principal parceiro comercial do Brasil e onde foi detectado inicialmente o novo coronavírus, disse que as declarações do ministro são "completamente absurdas e desprezíveis" e "têm cunho fortemente racista e objetivos indizíveis, tendo causado influências negativas no desenvolvimento saudável das relações bilaterais China-Brasil".

"O lado chinês manifesta forte indignação e repúdio a esse tipo de atitude", afirmou a embaixada na nota nesta segunda-feira. "A maior urgência neste momento é unir todos os países numa proativa cooperação internacional para acabar com a pandemia com a maior brevidade, com vistas a salvaguardar a saúde pública mundial e o bem-estar da humanidade."

Também no Twitter, o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, disse esperar uma declaração oficial do governo brasileiro sobre os comentários de Weintraub.

"O lado chinês aguarda uma declaração oficial do lado brasileiro sobre as palavras feitas pelo ministro da Educação, membro do governo brasileiro. Nós somos cientes de que nossos povos estão do mesmo lado ao resistir às palavras racistas e salvaguardar nossa amizade", escreveu o diplomata.

Além de ser maior parceira comercial do Brasil, a China também concentra a esmagadora maioria da produção mundial de equipamentos de proteção mundial para deter o vírus, como máscaras, respiradores, produtos essenciais no tratamento de casos graves acometidos pela Covid-19, doença causada pelo coronavírus.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, já admitiu dificuldade para comprar respiradores e outros insumos necessários no combate à doença.

A embaixada da China havia reagido anteriormente a comentários no Twitter do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho de Bolsonaro e presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, que responsabilizou o país asiático pela pandemia de coronavírus.

Após esse episódio, Bolsonaro teve uma conversa por telefone com o presidente da China, Xi Jinping, e afirmou que, na ocasião, reforçou "laços de amizade" entre os dois países.

© Reuters. Ministro da Educação, Abraham Weintraub, no Palácio do Planalto

Procurado, o Ministério da Educação disse que não responde a demandas relacionadas à conta do ministro no Twitter. Weintraub não respondeu de imediato a pedidos por comentários.

(Por Eduardo Simões)

Últimos comentários

Na verdade precisamos voltar ao passado ter grandes empresa no Brasil. só assim. para sair da crise e dependência da China e USA.
Falta de respeito não se justifica, ainda mais vindo de um ministro da educação. Só no Brasil mesmo essa palhaçada.
A China colocando as suas manguinhas de fora, muito cuidado com ela, querem dominar o mundo a qualquer preço. Esse vírus foi apenas o começo. Classifica-los como "bioterroristas" pode não ser um exagero.
É sério cara. A terra é redonda!
o ideal seria mandar este Chinês perverso de volta a origem, tem muito bla bla aqui , um monte de intelectuais da desgraça provocada por esse lixo de China, por favor,acordem.....
Daqui uns dias esse embaixador vai querer comandar o Brasil, nos respeite aida temos a liberdade de nos expressar, o Brasil é uma democracia.
Falta de respeito não se justifica rapaz. Ainda mais vindo de um ministro da educação. Só no Brasil mesmo essa palhaçada.
Somos uma Democracia, mas nao podemos faltar com respeito com qualquer pessoa pu pais.
Acho que deveriamos era buscar uma forma de sair dessa dependencia da china .. gostaria muito de ter Made in Brazil nas coisas de minha casa e do dia a dia .
e facil dólar real alto
Na verdade precisamos voltar ao passado ter grandes empresa no Brasil. só assim. para sair da crise e dependência da China e USA.
racismo é ter comunismo na china.
#viruschines #chinavirus
Sou a favor do atual governo, contudo comportamentos similares com a desse “ministro" me faz refletir que falta capacidade intelectual a ele para ocupar um cargo de extrema importância para o nosso país. Vou acreditar no seguinte: o filho dele de 1 ano acessou a rede social do pai e fez esta postagem! É uma tese mais coerente! rsrs...
concordo com você, quando cita governo atual. só assim para o Lula ficar quieto. turma de bandidos.
Ele está provocando o Embaixador chinês? Mas assim está ridicularizando os chineses (povo) que também é vítima, senão uma das maiores, do descaso e perversidade do PCC. Realmente, me decepciona tal atitude infantil. Quer agir com força contra a interferência do PCC aqui no Brasil? Fale diretamente contra quem deve!
Como pode um ministro do governo, um cara que era pra ser um exemplo fazer uma coisa dessas? Vergonha alheia desse senhor, eu sou apoiador do governo atual pela sua índole, tem muita gente boa e inteligente e capaz, mas por favor tem muito pateta vestido de terno!
porque eles não chamam o Trump também ????
Grandes empresas se mandando da China e abrindo fabricas em outras regioes... Mas impressionante a falta de capacidade desse governo de manter a boca ou as teclas fechadas.
Agora é proibido dar opinião... Dormimos no Brasil e acordamos na China??? É isso mesmo???
Imprecionante
TDS tem Direito a opinião pessoal, porém vão assumir Cargo Público tem que pensar o que fala. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Infelizmente tem pessoas desse Governo misturando as Duas coisas ( incluindo o próprio Presidente).
"completamente absurdas e desprezíveis" é que PCChinês faz com pessoas que ouse se manifestar como nosso ministro. Não gostou, vaza. Que venha a Índia.
Só nao ve quem nao quer a China comprou duas grandes empresas no Paraná, é agora o maior exportador de materiais para combate ao vírus e com a queda dos americanos eles se tornam a maior economia mundial, q será apenas coincidência?
Estou desconfiado que esse Ministro não vai durar muito no Governo. Vamos aguardar!!!
comedores de morcegos imundos..tem que mandar esse embaixador de volta para o chiqueiro totalitario
Ah ficaram ofendidos, vai abalar a relação comercial... faz o seguinte, comecem a se impor (Brasil) perante os outros, e não venda nada para eles, principalmente alimentos e minérios, e em contra-partida, não compremos nada deles, vamos amargar um pouco, mas quem perderá mais serão eles. INDEPEDENTE DE DIREITA OU ESQUERDA, pensemos no crescimento do Brasil, e a China que vá chupar PLEGO PLA VEL SE AFINA...Polla.
kkkkk, Brasil tem muito mais a perder. piada, Brasil se impor? Como uma formiga se impõe?
perder porque? quem ganha aqui no Brasil são os grandes produtores de agro, que agora estão vendendendo suas commodities a preço super baixos, o Brasil é que alimenta o mundo.
por que tanta gente nesse governo fala m***** meu deus, numa situação como estamos passando agora olha a brincadeira que o idiota faz. Dúvido ele falar chinês, esse idiota quer zoar uma pessoa que fala dois idiomas(bem difíceis por sinal), um ministro da educação desincentivando o outro de aprender.
Esse governo é um lixo
bundao que perdeu a teta...
Você também
Raniery
Quando você pensa que se esgotou o estoque de asneiras desse governo, aparecem novos protagonistas.
China depois da crise vai fazer laços somente com cuba, Venezuela e Russia ...a nata dos desesperados e perdedores ....
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.