Estado Islâmico assume responsabilidade por ataque que matou 63 no Afeganistão

Estado Islâmico assume responsabilidade por ataque que matou 63 no Afeganistão

Reuters  | 18.08.2019 12:46

Estado Islâmico assume responsabilidade por ataque que matou 63 no Afeganistão

Por Abdul Qadir Sediqi

CABUL (Reuters) - O grupo extremista Estado Islâmico assumiu neste domingo a responsabilidade por um ataque suicida a bomba durante uma festa de casamento no Afeganistão que matou 63 pessoas, mostrando os perigos que o país enfrenta mesmo se o Taliban vier a firmar um acordo com os Estados Unidos.

O atentado de sábado à noite se dá no momento em que o Taliban e os EUA tentam negociar um acordo sobre a retirada das forças norte-americanas em troca do compromisso do grupo em relação à segurança e a um diálogo de paz com o governo afegão apoiado pelos EUA.

Os combatentes do Estado Islâmico, que apareceram no Afeganistão pela primeira vez em 2014 e desde então fizeram incursões no leste e no norte, não estão envolvidos nas negociações. Eles combatem o governo, as forças lideradas pelos EUA e o Taliban.

O grupo, numa mensagem online, assumiu a responsabilidade pelo ataque num salão de festas numa área da minoria xiita em Cabul, dizendo que o responsável pelo atentado suicida havia se infiltrado na festa e detonado os explosivos no meio dos “infiéis”.

O Estado Islâmico assumiu alguns dos mais violentos ataque no Afeganistão nos últimos anos.

O Taliban havia antes negado ter sido responsável pelo atentado e o condenou.

Mais de 180 pessoas ficaram feridas, entre elas crianças e mulheres, disse o Ministério do Interior neste domingo, quando as famílias ocuparam os cemitérios de Cabul.

“Queremos paz e não ataques suicidas brutais”, disse Ahmad Khan, que enterrava um parente.

Os noivos sobreviveram.

"Eu não vou esquecer isso. Não importa o quanto eu tente”, disse o noivo, Mirwais Elmi, a um canal de notícias. Ele disse ter perdido um primo e amigos.

"Eu não posso ir aos funerais. Me sinto muito fraco. Eu sei que esse não vai ser o úlitmo sofrimento para os afegãos. O sofrimento vai continuar.”

O pai da noiva disse que 14 membros da sua família foram mortos.

Relacionadas

Últimos comentários

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Português (Portugal) Polski Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 中文 香港 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações

+