Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Fechamentos de campos petrolíferos ofuscam cúpula de paz da Líbia em Berlim

Publicado 19.01.2020, 13:03
Atualizado 19.01.2020, 13:06
Fechamentos de campos petrolíferos ofuscam cúpula de paz da Líbia em Berlim

Por Vladimir Soldatkin e Ulf Laessing

BERLIM (Reuters) - O comandante do leste da Líbia, Khalifa Haftar, lançou incertezas sobre uma cúpula internacional de paz sobre a Líbia em Berlim neste domingo, quando grupos sob seu controle interromperam a produção nos principais campos de petróleo do país.

Haftar, cujas forças estão atacando a capital Trípoli com apoio de Egito, Emirados Árabes Unidos, mercenários russos e tropas africanas, participou da cúpula de um dia, apesar de ter abandonado as negociações na semana passada.

A Turquia enviou soldados para Trípoli para ajudar um governo reconhecido internacionalmente a resistir ao ataque de Haftar. Até 2.000 combatentes turcos da guerra civil da Síria também se juntaram à batalha, disse uma autoridade da ONU no sábado.

Haftar saiu da cúpula turco-russa há uma semana e intensificou o conflito na sexta-feira, quando os portos petrolíferos do leste foram fechados. A Corporação Nacional de Petróleo (NOC, na sigla em inglês) disse que o desligamento foi diretamente ordenado pelas forças de Haftar e reduziria a produção de petróleo em 800.000 barris por dia.

No domingo, quando líderes internacionais se reuniam na capital alemã, o NOC informou que os principais campos do sudoeste de El Sharara e El Feel também estavam fechando depois que forças leais a Haftar fecharam um oleoduto.

O fechamento duradouro afetaria Trípoli com força, já que as receitas do petróleo passam pela capital.

"Pedimos a todas as partes envolvidas que redobrem seus esforços para uma suspensão sustentada das hostilidades, redução de escalada e um cessar-fogo permanente", disse um esboço de um comunicado a ser discutido na cúpula, analisado previamente pela Reuters.

    A Líbia não tem autoridade central estável desde que o ditador Muammar Gaddafi foi derrubado pelos rebeldes apoiados pela Otan em 2011. Por mais de cinco anos, teve dois governos rivais no leste e no oeste, com ruas controladas por grupos armados.

(Por Ulf laessing, Humeyra Pamuk, Andreas Rinke, Daren Butler e Michael Nienaber; reportagem adicional de James Mackenzie e Aidan Lewis)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.