Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

Fique por dentro das 5 principais notícias do mercado desta quarta-feira

Publicado 18.03.2020, 08:58
Atualizado 18.03.2020, 09:01
© Reuters.

Por Geoffrey Smith

Investing.com - O sentimento de aversão ao risco retorna nesta quarta-feira à medida que os sinais de uma recessão global se multiplicam. O dólar continua a subir com os mercados financeiros em todo o mundo mostrando sinais crescentes de estresse. 

A Tesla (NASDAQ:TSLA) estará em foco depois que as autoridades de Bay Area reduziram seus esforços para manter sua fábrica em Fremont aberta durante o bloqueio, enquanto a BMW se juntou à Volkswagen e à Fiat Chrysler para suspender a produção na Europa. 

Angela Merkel aumentou as esperanças de um ativo seguro garantido pela zona do euro, mas os spreads dos títulos da dívida soberana continuam subindo de maneira ameaçadora. 

Aqui está o que você precisa saber nos mercados financeiros na quarta-feira, 18 de março.

1. Mercados retomam liquidação

Os mercados de ações globais retomaram sua queda, com medo de que as medidas governamentais para apoiar a economia ainda não sejam suficientes para evitar uma recessão acentuada.

Às 8h48 (horário de Brasília), os futuros de ações dos EUA haviam perdido a maior parte dos ganhos obtidos pelos índices de Wall Street. O Dow Jones 30 Futuros caiu 833 pontos ou 4,0%, enquanto o contrato S&P 500 Futuros caiu 3,7% e o contrato Nasdaq 100 Futuros caiu 4,5%.

Na Europa, a referência STOXX 600 caiu 4,25%, enquanto na Ásia, durante a madrugada, o japonês Nikkei 225 e o chinês CSI 300 caíram 1,7%, enquanto o S&P/ASX 200 da Austrália caiu 6,4%.

Os sinais de disfunção nos mercados financeiros continuam inabaláveis, pois o Banco Central Europeu alocou US$ 75,8 bilhões em uma operação de swap de 84 dias com bancos da zona do euro - montante maior do que durante a crise de 2008/9. Também emprestou outros US$ 36 bilhões por uma linha de uma semana.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

O rendimento do Tesouro de referência em 10 anos subiu 10 pontos-base para 1,098%, enquanto o ouro futuro perdia 1,1% para US $ 1.509,02 a onça.

2. O dólar é a medida final de aversão ao risco

O maior indicador único de aversão ao risco e de estresse nos mercados financeiros globais continua sendo o preço do dólar (daí a enorme demanda por dólares na operação de swap do BCE).

O índice que mede o dólar em relação aos pares dos mercados desenvolvidos aumentou mais de 4% em relação às moedas dos mercados desenvolvidos nos últimos nove dias e atingiu uma máxima de dois anos durante a madrugada, graças a ganhos acentuados em moedas de países exportadores de commodities como o dólar canadense, o dólar australiano e o dólar neo-zelandês.

A divisa está obtendo ganhos ainda mais acentuados em relação às moedas emergentes, atingindo uma máxima histórica de todos os tempos em relação ao real brasileiro na terça-feira e subindo 3% em relação ao rublo russo, para uma nova máxima de quatro anos, no início das negociações europeias na quarta-feira. O dólar também aumentou 4% em relação ao peso mexicano durante a madrugada e mais de 1% em relação à lira turca, com pico de dois anos.

3. França prepara sua bazuca depois que Merkel sinaliza negociações sobre títulos lastreados em euro

A França deve anunciar um orçamento de emergência no que provavelmente será a última de uma série de bazucas fiscais a serem disparadas contra a pandemia de Covid-19.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Na noite de terça-feira, a chanceler alemã Angela Merkel aumentou a esperança de que a crise levasse a zona do euro a emitir títulos garantidos em conjunto para financiar os pacotes de resposta da região. Isso seria um grande salto em frente à resposta à crise da dívida soberana que começou há uma década.

No entanto, os spreads soberanos da zona do euro continuaram a subir na quarta-feira, cientes de que qualquer medida desse tipo exigiria a aprovação de parlamentos que se tornaram mais céticos, e não menos, em relação a essas medidas nos últimos anos. 

Os rendimentos dos títulos alemães em 10 anos subiram para uma alta de dois meses de -0,27% após uma combinação dos comentários de Merkel e da venda forçada pelos investidores do portfólio para aumentar a liquidez.

4. Biden próximo da nomeação Democrata

O ex-vice-presidente Joe Biden praticamente encerrou as primárias da indicação presidencial do Partido Democrata com uma série de vitórias nas primárias na Flórida, Arizona e Illinois.

As vitórias aumentaram a pressão sobre o senador Bernie Sanders, de Vermont, para abandonar a corrida. Após a última rodada de primárias, Biden tem 1.147 delegados em comparação com os 861 de Sanders. Para garantir a vitória, os candidatos precisam do apoio de 1.991 delegados na convenção nacional.

5. Tesla terá que fechar sua fábrica em Fremont

Entre muitas ações que provavelmente serão pressionadas na abertura está a Tesla.

As autoridades do condado de Alameda confirmaram na terça-feira que a fábrica Fremont da montadora não é classificada como um negócio essencial e, portanto, está sujeita à ordem de bloqueio emitida pelas autoridades de Bay Area no fim de semana.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

As medidas farão com que a instalação de produção mais importante de Tesla seja efetivamente interrompida. No entanto, esse está longe de ser o único problema - a montadora alemã BMW juntou-se à Volkswagen e à Fiat Chrysler na suspensão da produção em suas fábricas européias na quarta-feira.

 

Últimos comentários

Muito bom...
CRISE DE 29 É FICHINHA
A via Varejo vai virar pó
as maiores economias do mundo já tiveram quedas bruscas, e o pessoal ainda insiste em apertar a tecla da nossa politica interna, também estou muito desapontado com essa falta de responsabilidade por das autoridades que devia no mínimo apontar um norte para a população, mas generalizar a situação é a mesma coisa que se fingir de cego e não enxergar que, o sistema como um todo está em colapso, mesmo a atuação do banco central e injeção de dinheiro público em nossa econômica não vão nos proteger de grandes perdas, apentem os cintos amigos, pois o surto nem atingiu o seu pico ainda.
Enquanto lá fora cai 30% aqui cai 50%, mas a culpa não é do palhaço miliciano não nem do Paulo Pinochet jegues... aposto q a culpa é do PT (gif faltando)
Não da para cair 30 a 30, comparado real ou dolar.
desculpa ai amigo, achei que pelo menos o expor nossas opiniões era válido, mas você esta certo.
O Brasil não é para principiantes - TOM JOBIM
Vem circuit breaker! O palhaco miliciano e a turma do Pinochet serão derrubados quando? Vão esperar o dólar chegar a 7,00 e a B3 a 45 mil? Já sei, tira a Dilma q melhora!
quando o numero de mortos chegar em 10 mil por causa da inépcia do nosso palhaço governante, vc fala isso de novo
vai lá resolver o problema, acho que você fala de mais e faz de menos.
eu não votei no miliciano nazista terraplanista, minha consciência está limpa
pensei que nessa plataforma eu me livraria dos comentários dos Ptistas mas estou muito enganado, se tivesse apostado dinheiro teria perdido. só comuna nessa p******
Eu pensei que aqui não haveria “patriotas”... mas sim INVESTIDORES ; )
Agora é hora de termos uma gestão pessoal para que a vida siga, em uma condição de turbulência, não é possível saltar do avião, mas apertar o sinto e permanecer vivo, mas vamos fazendo uma leitura, se possível, em sanidade de pensamento e ação, contabilizando prejuízos financeiros, mas ainda respirando para contá-los e melhor ainda, notar como somos frágeis, estamos em uma guerra, depois disso, talvez possamos analisar causas que trouxeram tantos e graves efeitos. Mais o mais importante nisso tudo, há DEUS sobre a terra e sua história, ELE já interveio ( Isaías 53 João 3:16, Romanos 3 ) e continua a chamar-nos a atenção para o que de fato tem valor. Para quem mais vamos olhar ou colocar nossa esperança? os tempos são difíceis, como disse JESUS, os dias são maus, mas ELE afirma para que tenhamos bom ânimo ( nELE ) e diz; EU (JESUS ) venci o mundo.
Guedes disse: A economia é 4x4, parece que vai ser 6x3
tá mais para patinete elétrico.
pela qualidade dos posts, suponho que esteja cheio de asinino petista perdendo dinheiro. kkkk enquanto isso, o governo trabalha, o Brasil se defende como pode e os capitalistas opressores se divertem o dobro ganhando o dinheiro desses apostadores desqualificados que entraram ontem no play.
Se defendendo e fazendo o que?? Se não fosse o governo do Paraguai fechar a fronteira,,ainda tava aberta,,, inércia total de todos,,,moral vai sobrar pra todo mundo,,,
Sim... o ESPANTALHO de investidores estrangeiros que instalaram no Planalto trabalha para afugentar o CAPITAL... “Grande dia” 🇨🇴🤡🇨🇴
Peguem os cavalos e subam as Colinas, enquanto há tempo,,,,
pra quem achava que não podia piorar, o bozo é mesmo um mito
mais que mito...vomito.
a china já vai anunciar a Vacina milagrossa
Exagero essa queda, que isso???
Brasil de bolsonaro
faz arminha q passa rsrsrs
qualquer governo é melhor que nada! volta temer! volta dilma!
puta merda, deu saudade até do temer...qqr governo é melhor que nada
cade os 70K????
jaja a china aparece com uma vacina milagrosa, esperem
Esse governo maldito vai mandar tds pra lona!!! vão fechar a b3 qdo? nos 30 pts?
Acredito que mesmo com toda essa crise não vai fechar a B3, ela ganha com compra e venda de contratos. E com essa volatilidade que está tendo para eles é lindo vai ver o resultado deles no balanço.
Tinha que se Marxista! Ou será que vc sabe realmente quem foi? Acho que nāo ...rsrs Marxista, Petista, Socialista ... adoram colocar caos como razāo de sua vida!! Trabalho nāo está nesta lista.
Todo tem um fim neste mundo, diz a sabedoria chinesa, contanto que se possa esperar.
Acho q por essa nem os china esperava, a mídia comprada tá fazendo um excelente trabalho, estão parando tudo e disseminando o pânico rapidamente, já vi pandemia do hn1 , ebola, sars , todas essas mataram muito mais e nem por isso houve tanta histeria qto essa.
Excelente comentário, a gripe comum mata milhares todo dia, a violência nas ruas, as guerras, os raios, milhares de crianças, mulheres idosos sofrem violências fatais todos os dias etc. tudo isso mata milhares todo dia e o mundo não para por causa disso.
fica quietinho.....vai estudar as doenças e impactos p conta transmissao. Quando tiver conteúdo básico, pode tentar falar algo.
"p conta transmissao" você é que está precisando estudar!!!!!!!
Olha que ainda nem teve a decisão do Copom, se não cortar juros: é um bunda mole, se cortar de forma agressiva os mercado entende que a recessão vai ser pior..... de um jeito oubdenoutro é madeira
qts cb serão hj? qto mais serão até fecharem a bolsa?
olhem o índice futuro ibovespa
SEM DÚVIDA A MAIOR OPORTUNIDADE DOS ÚTLIMOS 8 ANOS PARA GANHAR GRANA !!!!!!! COMETA HARLEY DE GRANDES OPORTUNIDADES  PASSANDO NA SUA JANELA !!!!!!
vo me meter na conversa e acredito que no pior cenário pode tocar os 30k
30k a bolsa fecha
60k no limite passou a bolsa fecha
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.