Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Fique por dentro das 5 principais notícias do mercado desta quinta-feira

Publicado 13.02.2020, 09:39
Atualizado 13.02.2020, 09:54

Por Geoffrey Smith

Investing.com - A cautela retornou na avaliação de risco pelos investidores depois que a China revisou seus dados para mostrar um grande salto no número de casos confirmados de Covid-19 - nome oficial do novo coronavírus -, enquanto o número de mortes confirmadas aumentou mais de 250.

Os bancos centrais estão tentando manter a calma, mas as consequências econômicas em todo o mundo está se tornando cada vez mais visível.

Outra agência internacional reduziu suas estimativas para a demanda mundial de petróleo este ano.

O MGM Resorts descartou seu guidance estabelecido anteriormente devido ao vírus e disse que seu CEO deixará o cargo antecipadamente, e o fantasma de Jeffrey Epstein continua aparecendo em lugares inesperados.

Aqui está o que você precisa saber nos mercados financeiros na quinta-feira, 13 de fevereiro.

1. Número de vírus aumenta à medida que a China fica mais transparente

O número de casos confirmados de Covid-19 saltou em um terço, enquanto o número de mortos aumentou mais de 250 depois que as autoridades chinesas anunciaram mudanças em sua metodologia de contagem. O Partido Comunista demitiu seus principais funcionários na região de Hubei e na cidade de Wuhan, o epicentro do surto.

A província de Hubei estendeu o fechamento forçado de suas fábricas por mais uma semana, enquanto os dados mostraram que as vendas de carros chineses caíram cerca de 20% no ano em janeiro, devido em parte ao impacto do vírus.

Impactos internacionais também estavam em evidência: Singapura informou que o número de casos confirmados superou 50, enquanto a maior conferência de telecomunicações móveis do mundo, a MWC em Barcelona, ​​foi cancelada devido a temores de contágio. A Comissão Europeia classificou o vírus como um "risco de queda importante", mas deixou inalteradas suas previsões para o crescimento da UE neste ano e no próximo.

2. Bancos centrais enfrentam o impacto do vírus

As autoridades monetárias globais tentavam encarar os fatos, esperando que as medidas de flexibilização monetária do ano passado fossem suficientes para apoiar a economia mundial.

A diretora administrativa do FMI, Kristalina Georgieva, disse que uma recuperação em forma de "V" para a economia mundial ainda é o cenário de referência do Fundo: "Em outras palavras, um declínio acentuado nas atividades econômicas na China, seguido por uma recuperação rápida e um impacto total sobre a China está relativamente contido" .

O economista-chefe do Banco Central Europeu, Philip Lane, disse que a economia da zona do euro pode esperar um "golpe de curto prazo bastante sério", enquanto o governador do Banco Central da Austrália, Philip Lowe, chamou a atenção para o golpe da perda de chegadas de turistas chineses e interrupções nas compras de mercadorias.

"As coisas serão mais fracas do que pensávamos", disse Lowe.

O governador do Banco Central canadense, Stephen Poloz, foi o mais atípico, falando sobre a resiliência da economia canadense em um discurso na Austrália. O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, também concluiu seus dois dias de depoimento perante o Congresso, sem dar nenhuma dica de mais adaptação a curto prazo da política monetária do Fed.

3. Ações abrirão em baixa; MGM em foco após anunciar saída do CEO

Os mercados acionários dos EUA devem abrir numa baixa acentuada, com realização de lucros após um rali nas últimas semanas sob otimismo gerado por altos níveis de liquidez e esperanças de um fim rápido do surto de Covid-19.

Às 9h50 (horário de Brasília), os futuros do Dow 30 caíam 226 pontos ou 0,77%, enquanto o S&P 500 futuro perdia 0,74% e o índice futuro Nasdaq 100 cedia 0,99%.

As ações que provavelmente estarão em foco no início do pregão incluem a MGM Resorts, que descartou suas diretrizes para 2020 após o fechamento da quarta-feira e anunciou a saída antecipada do CEO Jim Murren; e a Cisco Systems, que alertou para um crescimento fraco neste ano devido ao impacto do Covid-19.

A lista de resultados do dia é liderada pela PepsiCo, Nvidia, Duke Energy (SA:GEPA4), Datadog, Roku e Expedia. Os números do Índice de Preços ao Consumidor dos EUA e os dados de solicitações de seguro-desemprego estão no calendário de dados de hoje.

4. IEA reduz previsão de demanda de petróleo

A Agência Internacional de Energia (IEA, sigla em inglês) reduziu sua previsão para a demanda mundial de petróleo este ano em 325.000 barris por dia, tornando-a a mais pessimista das três principais agências que fazem suas previsões. As perspectivas de consumo de energia de curto prazo do governo dos EUA previam uma queda de 300 mil barris por dia, enquanto a Opep em seu relatório mensal na quarta-feira reduziu suas perspectivas em apenas 250 mil barris por dia.

A IEA disse que suas estimativas estão "baseadas no pressuposto de que a atividade econômica volte progressivamente ao normal no segundo trimestre de 2020".

Os rebaixamentos ainda não foram suficientes para obter uma resposta coordenada da OPEP e de seus aliados. A Newswires citou que autoridades do Kremlin declararam que a Rússia ainda não se decidiu se cortaria a produção além dos parâmetros do acordo existente, embora o ministro do petróleo da Argélia tenha elogiado a possibilidade de estender o acordo atual por três meses até junho.

Os contratos futuros de petróleo dos EUA caíam 0,6%, para US$ 50,86 por barril, enquanto o petróleo bruto Brent caiu 1,0%, para US$ 55,23.

5. Reguladores financeiros do Reino Unido sondam os links do CEO do Barclays (LON:BARC) com Epstein

O Barclays (LON:BARC) anunciou que os reguladores financeiros do Reino Unido estão investigando o relacionamento entre seu CEO Jes Staley e o falecido criminoso e financista Jeffrey Epstein.

Staley conhecia Epstein desde 2000, quando Staley dirigia o banco privado do JPMorgan, onde Epstein era cliente. Ele tinha visitado a ilha particular de Epstein em 2015, pouco antes de assumir o cargo de CEO do Barclays (LON:BARC), mas manteve que interrompeu toda a comunicação com Epstein após assumir seu novo emprego.

O banco declarou que seu conselho continua a ter total confiança em Staley, que o levou a um aumento de 54% no lucro líquido no ano passado.

Últimos comentários

vale e ptr4 caindo ... segunda feira hora de conprar .....
vale e ptr4 caindo ... segunda feira hora de conprar .....
Imagina se descobrirem que o vírus não é tão frágil assim e pode permanecer vivo por vários meses dentro dos carros, containers, e pacotes vindo da China. Aí sim, o caos estaria instalado.
Afetou a China afetou o mundo... Foi mal mas pra mim não existe só a China, outros países são tão importantes quanto lá!
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.