Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Grupo de empresas e organizações aponta governo como maior responsável por ilegalidades no mercado de madeira

Publicado 19.11.2020, 22:18
Atualizado 19.11.2020, 22:25
© Reuters. Policial confisca madeira ilegal em Manacapuru, perto de Manaus

Por Lisandra Paraguassu

BRASÍLIA (Reuters) - A Coalizão Clima, formada por representantes de organizações de defesa do meio ambiente e empresas brasileiras ligadas ao agronegócio e ao setor financeiro, divulgaram nesta quinta-feira uma carta em que apontam o governo federal como um dos principais responsáveis pelas ilegalidades que dominam o mercado de madeira no país.

Depois de o presidente Jair Bolsonaro ameaçar apontar países e empresas estrangeiras como corresponsáveis pelo mercado ilegal de madeira no país ao importar os produtos brasileiros --o que terminou por desistir de fazer--, a carta da Coalizão Clima aponta que o Brasil perde uma oportunidade de ter um ambiente de negócios no qual a lei é de fato aplicada e de promover uma economia que gere benefícios econonômicos e ambientais.

"Mas o maior obstáculo a esse modelo é, justamente, a insegurança jurídica causada pela falta de fiscalização e comando e controle pelo Estado", diz a carta.

O grupo, que tem entre seus participantes organizações ambientais como WWF e Imazon e empresas como Klabin (SA:KLBN11), JBS (SA:JBSS3), Marfrig (SA:MRFG3) e Natura (SA:NTCO3), entre outras, em um total de 262 empresas e organizações, lembra que levantamentos recentes mostram que 90% do desmatamento o Brasil é ilegal e esse índice é semelhante o da exploração florestal.

Além disso, a maior parte da madeira saída da Amazônia, mais de 90%, é consumida dentro do próprio país, e não exportada.

"Nenhuma parte das cadeias de produção, dentro e fora do país, pode se declarar livre do problema da ilegalidade, seja ela uma empresa, comércio, consumidor e, obviamente, o governo. Se, juntas, essas partes apostarem em uma solução e atuação conjunta, todos ganham. Mas basta um desses elos não cumprir com seu papel que todos perdem", diz a carta.

© Reuters. Policial confisca madeira ilegal em Manacapuru, perto de Manaus

"O Brasil dispõe de conhecimento, informações e experiência suficientes para eliminar imediatamente a ilegalidade de sua produção e ir além. Mas isso só será possível quando todos os setores, públicos e privados, integrarem esforços, cooperarem e assumirem sua responsabilidade neste desafio".

Na terça-feira, em discurso na reunião do grupo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (Brics), o presidente afirmou que investigações da Polícia Federal permitiram identificar os países que comprariam madeira ilegal do Brasil. Ao longo da semana, repetiu a ameaça e afirmou que revelaria empresas e países em live nesta quinta, mas recuou.

"A gente não vai acusar nenhum país de cometer crime ou de ser conivente com um crime, mas temos nomes de empresas que fazem isso, e que poderiam estar nos ajudando a combater esse ilícito", afirmou.

Últimos comentários

Essa família corrupta está acabando com nosso Brasil. Mentem muito e o gado acredita. Muuuuuu godo do Bozo.
chama a dilmanta
Sinto muito pela sua ignorância, se vc assistisse a live quem falou sobre o desmatamento foi um delegado da polícia federal com experiência em crimes ambientais e não alguém que fica o dia todo no sofá! E não é godo é gado! Será que realmente os apoiadores do presidente é gado ou é vc que não tem nem o trabalho de pesquisar antes de escrever!
Tantos interesses distintos reunidos que torna muito difícil uma solução. Mas, uso dois focos: um, o crime organizado. Outro, uso de satélites para enxergar o sub-solo. Ambos querem devastar a floresta, sendo que os primeiros vão roubar a riqueza do solo e depois plantar a região com suas matérias primas, PA poula e c0 ca, e usar a proximidade dos rios para escoar a produção. Os outros querem só roubar do solo mesmo.
Foi muito bom o posicionamento do Presidente. As empresas brasileiras fraudam certificados com conivencia. Vendem para o exterior. O Governo agora deve dizer quem compra. É necessario dizer quem vende. Recomendo que deixem de importar madeira do Brasil.
Tão grave como roubar madeiras é divulgar que as protetoras dos bandidos culpam o governo. Reuters que nojo ouvir qualquer matéria de vcs.. não disfarçam a militância.
Essa é à desculpinha das ONGS que só estão aqui na Amazônia, para explora-lá, para o capital estrangeiro. Essa não colou Reuters kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Culpado é o governo, claro eles são os compradores que tem interesse nas riquezas da amazônia. Estamos a um passo de a ONU legitimar a desapropriação da amazônia “patrimônio da humanidade”. Aí vamos ver a raposa cuidando do galinheiro! Bando de canalhas! Acabaram com tudo que havia no resto do mundo e agora seus olhos voltaram-se para amazônia, ultimo reduto de riquezas naturais em abundância na face da terra! Só tem um empecilho no caminho que é a soberania nacional brasileira, mas para derrubar isso eles têm a ajuda da esquerda brasileira! Canalhas!!!!
Bolsonaro jogou a m no ventilador. É o que Precisava! Por anos ninguém fez nada, e agora há uma possibilidade de melhora.
A reuters e suas materias bizarras, petista ate o fim. Hei reuters, o pt acabou...
Se o PT acabou porque este seu comentário, parece que tem medo de voltar, olha pra frente esquece esquerda ou direita, temos q resolver os problemas, que aliás sao muitos neste governo.
Nem o Bozoloide acredita mais na retórica de que países compram. Na verdade, o Brasil fecha os olhos para a venda de madeira ilegal e as empresas compram.
JBS é a empresa dos irmãos Joesley e Wesley Batista?!😂
no antigo código florestal a reserva pra região amazônica era de 50% de cobertura Florestal, que volte, seria bom demais, um sonho. o Brasil alimentaria o planeta.
Agora é 80%. Só no papel.
Agora é 80%. Só no papel.
a verdade vai aparecer, ja foi avisado, paises q criticam o Brasil estao comprando madeira clandestina aqui, se eu fosse essa colunistazinha de m e r d a apagava o post enquanto dá tempo...acho q fizeram fusao com a Globonews
bjs, sei! Envolvida em corrupção
afffs a militancia esquerdista migrou para os comentarios aqui?
com um governo desastroso desses já era de se esperar
Quer dizer então q a policia é culpada pela existência dos bandidos ? Os coitados dos bandidos, traficantes, estupradores , etc só existem pq a policia e a sociedade "dão mole". Puta inversão de valores o q esses caras tão falando.
Presidente não cansa de passar vergonha kkkk
O incompetente não sabe o que faz para aparecer, agora trabalhar, resolver o problema do desemprego, da saúde, da educação, isso ele não se preocupa, passa o dia todo em redes sociais caçando briga com o Dória, Globo, PT, e o escambal, agora tomar a frente os projetos importantes ele não faz, não tem força politica, não tem organização, não tem pulso, enfim não sabe liderar equipes.
Os bossais tanto desejaram mandar a esquerda pra Venezuela que tratou de venezualizar o Brasil, isolado e desmoralizado no cenário internacional. "Parabéns" aos envolvidos, a lata de lixo da história é o lugar de vocês.
90% da Madeira fica no país kkkÉ Bolsonaro não disse que os países estrangeiros eram responsáveis e sim tem parcela de responsabilidade ao deixar entrar em seus países, madeira ilegal, e enfim sempre distorcem as palavras conforme convém .Antes ninguém debatia política em site de economia agora...
Começaram a se justificar e a transferir a culpa antes mesmo de divulgarem a lista. É a tal da retórica que funciona perfeitamente, afinal os meios de comunicação, e eu incluo o site investing nisso, participam disso e, pra piorar, participam dessa organização criminosa.
Falta de servidor público é isso aí. hoje é problema no meio ambiente, amanhã saúde, depois seguranca e etc . A hora que o país virar uma África, sem leis e fiscalização de nada, aí veremos se o servidor público é desnecessário. Vamos ver se o "mercado" resolve esses problemas ou se eles se resolvem sozinho.
Empresas já consolidadas querem, na verdade, reserva de mercado, restringir concorrentes futuros e excedentes dos insumos. A cada 15 anos o topo da lista das maiores empresas muda totalmente, seja por declínio do setor, seja por incompetência, muito dessa dita "governança" e sustentabilidade disfarçada é puro receio do ciclo histórico se repetir.
Os ladrões e os fiscais reclamando da polícia que não os prenderam???
alguém está ganhando pra deixar destruir...quando começar a faltar oxigênio aí já era.
mais uma materia politica e tendenciosa. aqui deveria ser apresentado assuntos de interesse economico e financeiro. haja s...c o
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.