Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Itália vive isolamento inédito por coronavírus: mortes aumentam e economia é impactada

Publicado 10.03.2020, 18:47
Atualizado 10.03.2020, 18:49
© Reuters.  Itália vive isolamento inédito por coronavírus: mortes aumentam e economia é impactada

Por Angelo Amante e Crispian Balmer

ROMA (Reuters) - A Itália acordou com ruas desertas, lojas e restaurantes fechados, e com centenas de vôos cancelados nesta terça-feira, primeiro dia de um isolamento inédito imposto para desacelerar a propagação do coronavírus pelo país que vive a pior epidemia do continente europeu. 

Horas depois de as dramáticas restrições entrarem em vigência, autoridades sanitárias do país anunciaram que o total de mortes pelo coronavírus na Itália saltou para 631, um aumento de 36%, o maior em números absolutos desde que o surto veio à tona no dia 21 de fevereiro. 

O número total de casos na Itália subiu para 10.149, em relação aos 9.172 casos anteriores, um aumento de 10,7%, um ritmo mais lento do que o registrado recentemente, mas autoridades afirmaram que a região no epicentro da epidemia, a Lombardia, havia providenciado dados incompletos. 

O governo solicitou que todos os italianos fiquem em casa e evitem viagens não-essenciais até o dia 3 de abril, ampliando radicalmente medidas já tomadas em grande parte do norte, região mais rica do país, e que é a principal área afetada pela epidemia. 

"Nosso dever cívico é a única coisa que pode nos salvar", disse Marzio Tonilo, 35 anos, um professor da cidade de San Fiorano, na região norte do país, que foi colocada em quarentena no mês passado. 

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, ampliou inesperadamente a chamada "zona vermelha" para o país inteiro na noite de segunda-feira, introduzindo os controles mais severos a um país ocidental desde a Segunda Guerra Mundial. A medida chocou muitas pequenas empresas e comércios, que temem pelo seu futuro. 

"Parece que o apocalipse chegou, não há ninguém por perto", disse Mario Monfreda, que dirige o restaurante Larys em uma área residencial de Roma. Sob a ordem governamental, todos os bares e restaurantes terão de fechar às 18h. 

"É um desastre total. Isso irá nos reduzir a nada... Mais pessoas irão morrer como resultado da crise econômica que esse isolamento irá causar, do que pelo próprio vírus." 

Entretanto, a próspera região da Lombardia, voltada para a capital financeira Milão, pediu que o governo introduzisse medidas ainda mais rigorosas.

"Eu fecharia todas as lojas. Eu certamente suspenderia o transporte público e procuraria todas as empresas que poderiam ser fechadas sem que fossem criados danos excessivos à economia", disse o governador da Lombardia, Attilio Fontana.

Embora a Lombardia responda por 74% das vítimas fatais do vírus, a doença agora chegou ao país inteiro e o governo teme que se o quadro piorar, o sistema de saúde no sul, menos preparado, possa entrar em colapso, causando altas dramáticas nos números de mortos. 

Pontos turísticos de Roma, incluindo a Fontana de Trevi e o Panteão, estavam quase totalmente vazios na terça-feira, enquanto o Vaticano fechou a Praça de São Pedro e a Basílica de São Pedro para os turistas. A polícia pediu que turistas voltassem aos seus hotéis.

Durante pelo menos três semanas, viajantes no país terão de preencher uma declaração com suas justificativas e levá-la consigo. Eventos ao ar livre, incluindo de esportes, foram proibidos, enquanto bares e restaurantes terão de fechar às 18h. Escolas e universidades permanecerão fechadas até 3 de abril.

(Reportagem adicional de Giselda Vagnoni, Gavin Jones, Angelo Amante, Cristiano Corvino, Guglielmo Mangiapane, Giulia Segreti, James Mackenzie, Sara Rossi (SA:RSID3), Valentina Za, Francesca Landini e Dominique Patton)

Últimos comentários

Só Deus em nossas vidas. Creia Nele.
vai ser assim, trabalho em casa, ubereats e drones entregadores...ninguém mais sai.
está reuters e igual a globo,foice de são Paulo etc. só coloco terror nas reportagens. Muita histeria. todo ano morre muito mais gente de influenza do que este vírus financeiro na Itália. Só serve p colocar notícias tedenciosas
Os “papagaios do zapzap” repetem por aí as mesmas asneiras sem se darem de conta que não é uma questão de “mortes” ou de “não mortes”. — — — O maior temor dos analistas não é a taxa de mortalidade. O real temor é a PARALISAÇÃO ECONÔMICA nos mercados globais devido ao grande número de ENFERMIDAES da força trabalhadora nos maiores centros produtivos, prejudicando a cadeia econômica e levando a uma recessão ainda mais forte. Imagine isso como se os trabalhadores do planeta todo resolvessem fazer GREVE GENERALIZADA. É o efeito cascata negativo na economia que devemos temer, não as mortes ; )
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.