Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Maia chama Doria de "amigo e aliado" e se põe à disposição para solucionar "entrevero" sobre vacina

Publicado 23.10.2020, 14:59
Atualizado 23.10.2020, 15:05
© Reuters. .

Por Eduardo Simões

SÃO PAULO (Reuters) - O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), se colocou nesta sexta-feira à disposição do governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB), a quem se referiu como "amigo e aliado", para ajudar a resolver o que chamou de "entrevero" envolvendo a potencial vacina da chinesa Sinovac, que está sendo testada e deverá ser produzida pelo Instituto Butantan, do governo paulista.

O potencial imunizante contra a Covid-19, que está em fase avançada de testes no Brasil, foi rejeitado pelo presidente Jair Bolsonaro, adversário político de Doria. Bolsonaro disse que o governo federal não adquirirá a vacina mesmo que ela tenha segurança e eficácia comprovada e obtenha o registro junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), alegando que ela não transmite segurança "pela sua origem".

"Eu espero que o entrevero desta semana possa construir uma solução para as próximas semanas", disse Maia, que veio a São Paulo participar ao lado de Doria da entrevista coletiva que o governo paulista faz para dar informações sobre o combate à pandemia.

"O senhor (Doria) pode contar com a Câmara para que a gente possa com diálogo com o governo --temos duas medidas provisórias que precisam ser votadas-- a gente restabelecer o bom diálogo. O presidente (Bolsonaro) nos últimos meses tem tido um ótimo diálogo comigo, tenho que falar a verdade, e eu espero que a gente consiga construir através do diálogo a solução."

Maia disse que fez questão de vir ao Estado para desfazer boatos de que teria deixado de receber Doria em Brasília na quarta por outro motivo que não fosse a indisposição que sentiu. O presidente da Câmara, que já teve a Covid-19 e sofreu com sintomas da doença, disse ter contraído uma virose que o impediu de se reunir com Doria.

"Fiz questão de estar aqui hoje, governador, porque na quarta, quando era para estarmos juntos, tivemos algumas notícias que eu deixei de recebê-lo por algum motivo, para atender a alguma sinalização para alguém e, de fato, eu fiquei indisposto", disse Maia.

"Peguei uma virose dos meus filhos. Eu estou pegando uma virose a cada duas semanas, estou emagrecendo bem, já foram 11 quilos com as viroses. Se for uma a cada 15 dias, eu chego nos meus 86 quilos rapidamente", brincou.

ANVISA

Um dia depois de o Butantan reclamar que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária estava atrasando a autorização para importação de insumos para a produção da vacina chinesa, Doria disse ter ouvido do presidente da agência que ela não se submeteria a pressões do Palácio do Planalto e espera que ela siga nesta linha.

Posteriormente, ainda na quinta-feira, a Anvisa divulgou nota em que afirma que uma decisão sobre o pedido excepcional de importação, feito pelo Butantan à agência há um mês, será decidido em cinco dias úteis.

Indagado, o governador não quis dizer se o governo de São Paulo pretende adotar medidas judiciais caso a Anvisa atrase a importação de insumos para a produção da vacina pelo Butantan ou se a agência retardar o processo de registro do imunizante. Tampouco quis afirmar se recorrerá ao Judiciário para garantir a inclusão da vacina da Sinovac no Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.

© Reuters. .

Doria se disse aberto ao entendimento, disse que aceitaria de imediato um convite de Bolsonaro para ir a Brasília dialogar, mas sem entrar em detalhes disse também que adotará todas as medidas necessárias caso entenda que o governo federal esteja discriminando São Paulo.

Ele também reiterou que, uma vez tendo registro da Anvisa, a vacina da Sinovac será aplicada à população de São Paulo mesmo que não seja incluída no PNI.

"Nós vamos até o limite do possível, esgotando pelo entendimento e pelo diálogo. Mas se pelo diálogo nós não tivermos o alcance daquilo que é necessário para salvar a vida de brasileiros --sejam os brasileiros de São Paulo, sejam os brasileiros de outros Estados--, você não tenha a menor dúvida, adotaremos todas as medidas que forem necessárias", disse.

Últimos comentários

Para quem desconfia dos medicamentos chineses, 90% dos insumos de medicamentos no Brasil vem da Índia e China.Portanto comece esvaziando sua gaveta de remedinhos
PREFIRO ESPERAR PELA OUTRA QUE SAIR 15 DIAS DEPOIS .KKKKK
QUEM QUER VACINA CHINESA , QUE TOME A PRIMERA DOSE .KKKKK
quem não acredita e não tomaria está vacina da LIKE ou ao contrário deslike
Se for obrigatória, tigrão vira tchutchuca. kkk
Tô quase acreditando na teoria da atração. Como pessoas honestas se atraem viu? olha que exemplo de pessoas se dando as mãos. Coitados de todos nós brasileiros.
Na política é assim. Quem diria que o bozo teria união estável com o centrão não é? Só bozoloucos passam pano para isso e criticam outros
Muito difícil para o Brasil essa situação política Maia Doria e Bolsonaro nunca se acertam.Uma pena juntos Doria seria reeleito e São Paulo e Maia seria Prefeito do Rio apoiado por Bolsonaro.
dois parasitas. Dória é o maior traíra da história...traiu se padrinho político, Alckmin , no primeiro mês a pós assumir a prefeitura..depois com a chapa Bolso Doria ganhou pra governador e na sequência já quis derrubar o Bolsonaro. Ambicioso de mais.. artículoso de mais... trabalho de menos...
Na política é assim mesmo. Quem diria o bozo com união estável com o centrão? Só os fanáticos passam pano para isso.
O modo como a Politicalha brasileira (sem exceção) conduzem o rumo do País,  enojam qualquer um. Cruz Credo!!!!!
Exatamente! Começando pelo Bolsonaro.
prefiro o Bolsonaro do que o Haddad.. é o que tínhamos e pronto.
O problema é que no primeiro turno escolhemos o que tinha de pior bozo e huinddad. Tínhamos outros candidatos melhores no primeiro turno
A briga agora é wue vai receber a maior benesse. Para tomar a vaxina, plimeilo o João Dolia.
Preconceito, xenofobia é uma doença que se cura com educação
Quem quiser toma e quem nao quiser nao toma, simples assim... sem ditadura
Acho que deveria ser obrigatória para proteger quem não pode tomar, como quem está em tratamento de doenças crônicas ou tem alguma restrição à vacina. Dessa forma todos tomando, é uma questão de solidariedade ao próximo. Outra opinião é só protesto para esconder o egoísmo ou a xenofobia
Mas se não for obrigatória, certamente para viajar ao exterior será necessário o comprovante da vacina, bem como para entrar no trabalho, cinema, teatro, mercados, etc. Afinal as empresas vão querer preservar a saúde dos clientes.Quem não quiser tomar, que fique isolado
A vaChina do obrigaDória agora com apoio do Botafogo...
Preconceito e xenofobia se cura com educação
Amigo de todo mundo !!!!
Bozo, é o oposto
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.