Maia chama Doria de "amigo e aliado" e se põe à disposição para solucionar "entrevero" sobre vacina

Maia chama Doria de "amigo e aliado" e se põe à disposição para solucionar "entrevero" sobre vacina

Reuters  | 23.10.2020 15:05

Maia chama Doria de

Por Eduardo Simões

SÃO PAULO (Reuters) - O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), se colocou nesta sexta-feira à disposição do governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB), a quem se referiu como "amigo e aliado", para ajudar a resolver o que chamou de "entrevero" envolvendo a potencial vacina da chinesa Sinovac, que está sendo testada e deverá ser produzida pelo Instituto Butantan, do governo paulista.

O potencial imunizante contra a Covid-19, que está em fase avançada de testes no Brasil, foi rejeitado pelo presidente Jair Bolsonaro, adversário político de Doria. Bolsonaro disse que o governo federal não adquirirá a vacina mesmo que ela tenha segurança e eficácia comprovada e obtenha o registro junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), alegando que ela não transmite segurança "pela sua origem".

"Eu espero que o entrevero desta semana possa construir uma solução para as próximas semanas", disse Maia, que veio a São Paulo participar ao lado de Doria da entrevista coletiva que o governo paulista faz para dar informações sobre o combate à pandemia.

"O senhor (Doria) pode contar com a Câmara para que a gente possa com diálogo com o governo --temos duas medidas provisórias que precisam ser votadas-- a gente restabelecer o bom diálogo. O presidente (Bolsonaro) nos últimos meses tem tido um ótimo diálogo comigo, tenho que falar a verdade, e eu espero que a gente consiga construir através do diálogo a solução."

Maia disse que fez questão de vir ao Estado para desfazer boatos de que teria deixado de receber Doria em Brasília na quarta por outro motivo que não fosse a indisposição que sentiu. O presidente da Câmara, que já teve a Covid-19 e sofreu com sintomas da doença, disse ter contraído uma virose que o impediu de se reunir com Doria.

"Fiz questão de estar aqui hoje, governador, porque na quarta, quando era para estarmos juntos, tivemos algumas notícias que eu deixei de recebê-lo por algum motivo, para atender a alguma sinalização para alguém e, de fato, eu fiquei indisposto", disse Maia.

"Peguei uma virose dos meus filhos. Eu estou pegando uma virose a cada duas semanas, estou emagrecendo bem, já foram 11 quilos com as viroses. Se for uma a cada 15 dias, eu chego nos meus 86 quilos rapidamente", brincou.

ANVISA

Um dia depois de o Butantan reclamar que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária estava atrasando a autorização para importação de insumos para a produção da vacina chinesa, Doria disse ter ouvido do presidente da agência que ela não se submeteria a pressões do Palácio do Planalto e espera que ela siga nesta linha.

Posteriormente, ainda na quinta-feira, a Anvisa divulgou nota em que afirma que uma decisão sobre o pedido excepcional de importação, feito pelo Butantan à agência há um mês, será decidido em cinco dias úteis.

Indagado, o governador não quis dizer se o governo de São Paulo pretende adotar medidas judiciais caso a Anvisa atrase a importação de insumos para a produção da vacina pelo Butantan ou se a agência retardar o processo de registro do imunizante. Tampouco quis afirmar se recorrerá ao Judiciário para garantir a inclusão da vacina da Sinovac no Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.

© Reuters. .

Doria se disse aberto ao entendimento, disse que aceitaria de imediato um convite de Bolsonaro para ir a Brasília dialogar, mas sem entrar em detalhes disse também que adotará todas as medidas necessárias caso entenda que o governo federal esteja discriminando São Paulo.

Ele também reiterou que, uma vez tendo registro da Anvisa, a vacina da Sinovac será aplicada à população de São Paulo mesmo que não seja incluída no PNI.

"Nós vamos até o limite do possível, esgotando pelo entendimento e pelo diálogo. Mas se pelo diálogo nós não tivermos o alcance daquilo que é necessário para salvar a vida de brasileiros --sejam os brasileiros de São Paulo, sejam os brasileiros de outros Estados--, você não tenha a menor dúvida, adotaremos todas as medidas que forem necessárias", disse.

Relacionadas

Últimos comentários

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
JulianaKatz Lang
JulianaKatz Lang

Para quem desconfia dos medicamentos chineses, 90% dos insumos de medicamentos no Brasil vem da Índia e China.Portanto comece esvaziando sua gaveta de remedinhos  ... (Leia Mais)

25.10.2020 17:26 GMT· Responder
Orlando Silva
Orlando Silva

PREFIRO ESPERAR PELA OUTRA QUE SAIR 15 DIAS DEPOIS .KKKKK  ... (Leia Mais)

25.10.2020 16:28 GMT· Responder
Orlando Silva
Orlando Silva

QUEM QUER VACINA CHINESA , QUE TOME A PRIMERA DOSE .KKKKK  ... (Leia Mais)

25.10.2020 16:27 GMT· Responder
Julius Cesar
Julius Cesar

quem não acredita e não tomaria está vacina da LIKE ou ao contrário deslike  ... (Leia Mais)

24.10.2020 16:05 GMT· 1 · Responder
Haroaless
Haroaless

Tô quase acreditando na teoria da atração. Como pessoas honestas se atraem viu? olha que exemplo de pessoas se dando as mãos. Coitados de todos nós brasileiros.  ... (Leia Mais)

24.10.2020 15:24 GMT· 1 · Responder
Luciano Machado
Luciano Machado

Muito difícil para o Brasil essa situação política Maia Doria e Bolsonaro nunca se acertam.Uma pena juntos Doria seria reeleito e São Paulo e Maia seria Prefeito do Rio apoiado por Bolsonaro.  ... (Leia Mais)

23.10.2020 21:47 GMT· 2 · Responder
PauloXVVVVV
PauloXVVVVV

O modo como a Politicalha brasileira (sem exceção) conduzem o rumo do País,  enojam qualquer um. Cruz Credo!!!!!  ... (Leia Mais)

23.10.2020 21:38 GMT· 3 · Responder
Fernando Borelli
Fernando Borelli

A briga agora é wue vai receber a maior benesse. Para tomar a vaxina, plimeilo o João Dolia.  ... (Leia Mais)

23.10.2020 21:01 GMT· 1 · Responder
Sami Hazan
Sami Hazan

Quem quiser toma e quem nao quiser nao toma, simples assim... sem ditadura   ... (Leia Mais)

23.10.2020 20:51 GMT· 2 · Responder
Fabio Piloto
Fabio Piloto

A vaChina do obrigaDória agora com apoio do Botafogo...  ... (Leia Mais)

23.10.2020 20:06 GMT· 1 · Responder
Rodrigo Leite
Rodrigo Leite

Amigo de todo mundo !!!!   ... (Leia Mais)

23.10.2020 18:31 GMT· 1 · Responder
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Português (Portugal) Polski Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 简体中文 繁體中文 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações

+

Baixe o aplicativo do Investing.com

Receba gratuitamente cotações, gráficos e alertas em tempo real sobre ações, índices, moedas, commodities e títulos. Acesse gratuitamente as melhores análises e previsões técnicas.

Investing.com é melhor no App!

Mais conteúdo, cotações e gráficos mais rápidos e uma experiência melhor estão disponíveis apenas no aplicativo.

';