Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Manifestantes fazem ato pacífico em Hong Kong sob chuva forte

Publicado 18.08.2019, 13:19
Atualizado 18.08.2019, 13:21
Manifestantes fazem ato pacífico em Hong Kong sob chuva forte

Por Marius Zaharia e James Pomfret

(Reuters) - Centenas de milhares de pessoas contrárias ao governo realizaram um ato pacífico em Hong Kong neste domingo, ocupando grandes vias, em certos momentos sob chuva muito forte, na décima primeira semana do que tem sido um período de manifestações muitas vezes violentas no centro financeiro asiático.

A manifestação deste domingo mostrou que o movimento ainda tem apoio amplo apesar dos distúrbios da semana passada, quando ativistas ocuparam o aeroporto da cidade administrado pela China, uma decisão pela qual alguns deles pediram desculpas.

Foi o fim de semana mais calmo desde o início das manifestações contra o que é visto como crescente influência de Pequim na ex-colônia britânica.

"Eles estão dizendo para todos que nós somos desordeiros. A passeata hoje é para mostrar para todos que não somos”, disse Chris, de 23 anos, que trabalha com marketing e vestia preto, com um cachecol cobrindo o seu rosto e um boné.

“Isso não significa que não vamos seguir lutando. Vamos fazer o que for necessário para vencer, mas hoje a gente tem um descanso, e depois reavalia.”

Um manifestante gritou com pessoas que provocavam a polícia. “Hoje a passeata é pacífica! Não caia nessa armadilha! O mundo está nos vendo”, afirmou.

Mais tarde, durante a noite, alguns manifestantes pediam que os outros fossem para a casa e descansassem.

A ira com o já suspenso projeto que permitiria que suspeitos de crimes fossem extraditados para a China continental explodiu em junho, mas a crise tem sido alimentada por preocupações mais amplas em relação às liberdades garantidas sob a fórmula “um país, dois sistemas” adotada depois de Hong Kong ter retornado para o controle da China em 1997. A fórmula inclui um Judiciário independente e o direito de protestar.

Os protestos representam um dos maiores desafios para o presidente da China, Xi Jinping, desde que ele chegou ao poder em 2012.

Um porta-voz do governo disse que os protestos foram em geral pacíficos, mas complicaram muito o trânsito.

“A coisa mais importante agora é retomar a ordem o quanto antes”, afirmou. “Quando tudo estiver calmo, o governo vai ter um diálogo sincero com o público para superar as divisões e voltar com a harmonia social.”

(Reportagem adicional de Tom Westbrook, Lukas Job, Felix Tam, Anne Marie Roantree, Donny Kwok, Twinnie Siu e Clare Jim)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.