Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Mourão defende que Congresso discuta imposto nos moldes da CPMF

Publicado 13.07.2020, 18:43
Atualizado 13.07.2020, 18:45
© Reuters. .

© Reuters. .

BRASÍLIA (Reuters) - O vice-presidente Hamilton Mourão defendeu nesta segunda-feira que o Congresso terá que discutir a criação de um imposto sobre transações financeiras --nos moldes da antiga CPMF-- no bojo da reforma tributária, já que o imposto estava na proposta inicial de reforma tributária do governo e é apoiado por parte dos empresários.

"Eu acho que tem de ser discutido. O presidente é contra, tá bom, ele não quer jogar esse assunto na mesa, por causa da memória da antiga CPMF, mas a gente sabe que nosso sistema tributário é complicado", disse o vice-presidente em uma live organizada pelo fundo Genial Investimentos.

Mourão argumentou que a ideia que vinha sedo discutida dentro do governo, até a demissão do então secretário da Receita Federal, Marcos Cintra, era de um "IVA Dual", em que entraria o imposto de transações financeiras, mas que o imposto se transformou em algo que ninguém quer discutir.

"A ideia que havia antes é que houvesse uma substituição paulatina entre a transformação do IVA e o imposto sobre transações financeiras, de modo que fosse mantido um certo equilíbrio até que se conseguisse partir para aquilo que todos desejam, que é: ampliou-se a base de pagamento, não temos mais sonegação ou foi reduzida a mínimo possível, e aí teríamos condições de diminuir a carga de imposto", explicou o vice-presidente.

A proposta de reforma tributária do governo não chegou a ser enviada ao Congresso. Ao mesmo tempo, uma proposta dos parlamentares avança na Câmara e outra, no Senado.

© Reuters. .

(Reportagem de Lisandra Paraguassu)

Últimos comentários

Mais imposto, nos moldes da pirâmide? O país está quebradaço e não aguenta mais imposto. Canadá cobra imposto único, é um país planejado, desenvolvido e corrupção zero. Se acabar com a roubalheira no Brasil, será possível ver uma luz no túnel, coisa pouco provável, diante da atual situação. Teremos que apagar tudo e começa do zero. Mais imposto é sinal de governo e economia quebrados.
O cara que abriu licitação para comprar uma esteira de 44 mil reais no meio de uma pandemia, vem falar de criar imposto? Esse país é uma piada...
Chega de impostos, imposto no Brasil é um assalto a população. Esse Governo está mudando o discurso Liberal, Paulo Guedes defendendo imposto, Mourão defendendo, pelo amor de Deus, cortem o salário dos políticos, do funcionalismo publico, do judiciário, cortem assessores, cortem os privilégios, chega de roubar a população...
quanto mais imposto pagamos .mais vagabundos sustentamos .e isso que eles querem , só não mexem no deles.
CPMF NÂO !
Militar tem que ficar no quartel ou em casa! Precisamos do imposto sobre grandes fortunas
Imposto é roubo e o estado é uma organização criminosa!!!
Realmente é uma piada e de mal gosto !
Mais impostos num país onde a população trabalhadora já vive "sufocada" e "escravizada" de tantos impostos que paga. E ainda tem que pagar pela educação, saúde e segurança se quiser algo de qualidade. Realmente esse sistema político é uma "âncora" para o Brasil deixando o país demais de atrasado e medíocre.
Esquece imposto nos moldes da CPF, porque não passa no Congresso, mesmo com esses atuais politicos que sabe da rejeição da população!
Precisa reduzir privilégios.Políticos são deuses no empobrecido Brasil...
Sabia que alguém ia pagar essa conta. Mais uma vez bancando essa BANDO de fdp no congresso. reduz esse monte deputado, os auxílios isso ninguém coloca em pauta. Mais o povo pode pagar
Tem que demitir funcionário público, principalmente os cargos comissionados do Governo Federal, Estadual e Municipal.
Como pode eles são o que mais pesa no país. um bando de urubus que vivem na mordomia com o suor do povo. reforma era pra reduzir impostos mais só querem aumentar. vergonha esse país. o cara já paga tanto imposto e quando vai usar seu dinheiro é tributado outra vez.
E incrível. O governo alega algo intangível. Que a sonegação sendo mínima poderá, então reduzir a carga tributária. A sonegação no Brasil e enorme! tanto pela nossa desonestidade, quanto pela subsistência. não conheço um profissional liberal que declare o que realmente ganha. Empresarios fazem pedaladas ao fisco ano após ano. E ainda são perdoados. Quem nunca conseguiu uma nota fiscal de posto de gasolina de um Like. Empresas de ônibus! Só a tesouraria delas sabe o quanto lucrou cada viagem. Aquelas pagas com dinheiro. A grande verdade e consequentemente a prova de fogo para o nosso caráter e desonerar "tudo " !!!! E pra ontem. Ninguém aguenta sustentar Brasília. A municípios criados ou emancipado apenas para ter uma prefeitura e Câmara de "veraroubos". Sem nenhuma condição econômica de substância que não seja os repasses federais. Deixa o Brasil crescer sem clientelismo. Somos capazes. Com carga mínima de impostos teremos o PiB de 7% ano após ano. Seremos felizes contribuinte
Esse câncer de imposto e outras coisas criadas por esses vagabundos não tem limite. Pagamos até o cafezinho desses parasitas. Parabéns pelo texto amigo.
incapazes de fazer reformas decentes, como i.r. progressivo e modernização da atual cadeia de impostos, recorrem a taxar mais e mais o povo já estrangulado de tantos impostos.
Os mais lúcidos defendem que o Congresso discuta uma forma de desonerar a máquina pública mais pesada, mais mal administrada  e mais escravizadora do mundo... ora pois, que  é exatamente essa máquina pública, que industrializa sagazmente o crescimento da pobreza no Brasil. E como se não bastasse isso, ainda tenta, mais uma vez, ressuscitar a  mal fadada CPMF,  para buscar no bolso do cidadão que trabalha sabe Deus a que custo, uma forma de capitar recursos econômicos, para tapar buraco de ingerências, que mesmo não sendo duvidosa, é irresponsavelmente e tirânica.
mais impostos para sustentar o rombo na previdência causado pelos milicos parasitas
Imposto é roubo ! Irrefutável !
o que eu sempre falei. sonho do Guedes essa cpmf e irão usar a desculpa do déficit pra ser aprovada. agora se vai ser pq vai rastrear muita coisa suja ... voltaremos as antigas guardar dinheiro no colchão. pq no banco. tudo que fizer será cobrado. tá todo mundo lascado.
Alguém vai ter que pagar a conta dos 600 reais e da parada da economia. Adivinhem quem vai ser.
cLASSE MÉDIA
TIRO NO PÉ MOURÃO, TIRO NO PÉ!
tipico imposto pra favorecer a informalidade e a fuga do dinheiro aonde pode se rastrear, retrocesso, espero que seja uma fake
Não aprenderam que o sociedade rejeitou a CPMF qdo o Luladrão quis impor. Vão se lascar.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.