Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

"Nas mãos de Deus": Furacão Iota assola América Central

Publicado 17.11.2020, 16:40
Atualizado 17.11.2020, 16:45
© Reuters. Enchente provocada pelo furacão Iota em Cartagena, na Colômbia

© Reuters. Enchente provocada pelo furacão Iota em Cartagena, na Colômbia

Por Wilmer Lopez

PUERTO CABEZAS, Nicarágua (Reuters) - O furacão Iota arrancou telhados, derrubou postes de eletricidade e árvores e fez rios transbordarem ao se abater sobre o nordeste da Nicarágua nesta terça-feira, já tendo matado ao menos duas pessoas na América Central.

A tempestade mais intensa já registrada na Nicarágua chegou na noite de segunda-feira com ventos de quase 249 km/h, e foi o segundo furacão a atingir a América Central neste mês.

Até o início da tarde, os ventos haviam diminuído para 121 km/h e o Iota avançava terra adentro rumo ao sul de Honduras, informou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC).

O porto de Puerto Cabezas, ainda parcialmente inundado e repleto de destroços da devastação causada pelo furacão Eta duas semanas atrás, voltou a arcar com a maior parte do impacto da tempestade. Moradores assustados se agrupavam em abrigos, temendo por suas vidas.

"Poderíamos morrer", disse Inocencia Smith. "Não há nada para comer", acrescentou ela, observando que as fazendas da área foram arrasadas pelo Eta, que matou dúzias de pessoas na região.

O vento arrancou o telhado de um hospital improvisado. Pacientes em tratamento intensivo e outros foram retirados, incluindo duas mulheres que deram à luz durante as primeiras chuvas da tempestade na segunda-feira, disse a vice-presidente, Rosario Murillo, em uma coletiva de imprensa.

Até a metade da manhã, o Iota estava cerca de 217 quilômetros a leste da capital hondurenha, Tegucigalpa, segundo o NHC. Segundo a previsão, ele diminuiria para uma tempestade tropical ainda nesta terça-feira à medida que atravessasse Honduras na direção de El Salvador.

"Estamos nas mãos de Deus. Se eu tiver que subir em árvores, farei isso", disse Jaime Cabal, de 53 anos, agricultor na província de Izabal, no sudeste da Guatemala. Depois de levar sua família para um abrigo, ele ficou para proteger a casa e seus pertences.

“Não temos comida, mas vamos esperar aqui o furacão que estamos pedindo a Deus que impeça de vir”, disse.

© Reuters. Enchente provocada pelo furacão Iota em Cartagena, na Colômbia

(Por Wilmer Lopez, em Puerto Cabezas; Ismael Lopez, na Cidade do México; Gustavo Palencia, em Tegucigalpa; Sofia Menchu, na Cidade da Guatemala; Julia Symmes Cobb, em Bogotá; Emma Farge, em Genebra; e Elida Moreno, no Panamá)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.