Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Rejeição a Bolsonaro sobe para 43% e bate recorde, diz Datafolha

Publicado 28.05.2020, 13:42
Atualizado 28.05.2020, 16:05
© Reuters. .

Por Pedro Fonseca

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A rejeição ao presidente Jair Bolsonaro subiu de 38% para 43% em maio na comparação com abril e atingiu patamar recorde, de acordo com pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira, que mostrou ainda uma consolidação do apoio ao presidente em 33%.

O levantamento foi realizado nos dias 25 e 26 de maio, portanto após a divulgação quase na íntegra de reunião ministerial no âmbito de inquérito que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) que apura suposta interferência política de Bolsonaro na Polícia Federal, segundo o jornal Folha de S.Paulo, que publicou os resultados da pesquisa.

Aqueles que consideram o presidente regular passaram de 26% em abril para 22%, indicando uma migração de pessoas que estavam nesse campo para uma avaliação negativa, uma vez que o percentual de ótimo/bom se manteve estável em 33% e aqueles que responderam não saber passarem de 3% para 2%.

A pesquisa ouviu 2.069 pessoas por telefone e tem margem e erro de 2 pontos percentuais, informou a Folha.

No início da gestão Bolsonaro, em abril do ano passado, pesquisa Datafolha mostrou uma divisão em três partes dentro da margem de erro a respeito da avaliação de Bolsonaro: 30% de ruim/péssimo, 32% de ótimo/bom e 33% de regular.

Os número de agora apontam para uma separação maior entre a avaliação positiva e a negativa, com uma diferença de 10 pontos --43% de ruim/péssimo ante 33% de ótimo/bom.

A maior polarização ocorre no momento em que o presidente trava uma disputa com o STF diante de inquérito contra fake news que investiga aliados e apoiadores de Bolsonaro, e também diante da guerra travada pelo presidente com governadores devido às medidas de combate ao novo coronavírus.

Bolsonaro também perdeu o apoio do ex-juiz Sergio Moro, que deixou o cargo de ministro da Justiça e Segurança Pública no mês passado e acusou Bolsonaro de tentar interferir na PF.

Na comparação com outros presidentes da República em momentos similares do governo, Bolsonaro tem a aprovação mais baixa e a reprovação mais alta.

A ex-presidente Dilma Rousseff, que acabou sofrendo impeachment em seu segundo mandato, era aprovada por 64% nesse momento em seu primeiro mandato e reprovada por apenas 5%. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tinha 38% de aprovação e 17% de reprovação, segundo a Folha.

© Reuters. .

Segundo o Datafolha, passou de 49% para 52% o percentual daqueles que consideram que Bolsonaro não possui mais capacidade de governar, enquanto permaneceu estável em 45% a parcela que considera que ele ainda tem.

Depois da divulgação do vídeo da reunião ministerial de 22 de abril, em que Bolsonaro aparece várias vezes exaltado e falando muitos palavrões, o número daqueles que consideram que Bolsonaro "em nenhuma situação se comporta como um presidente da República deveria se comportar" subiu para 37%, em comparação com 28% no mês passado, enquanto 13% disseram que ele se comporta adequadamente em "todas as ocasiões", ante 14%.

Também cresceu o percentual dos que disseram nunca confiar nas declarações do presidente, passando de 38% em abril para 44% em maio, enquanto recuou de 37% para 32% o número daqueles que disseram confiar às vezes na fala de Bolsonaro. Manteve-se estável em 21% o percentual daqueles que disseram sempre confiar.

Últimos comentários

Não vejo ninguém pra assumir a Presidência a esquerda tá desesperada acabou a mamata.aí vem ums idiot.... e diz eu nem sei porque votei nele o cara cortou os gastos desnecessário brigou com meio mundo pra defender o Pais....
Quem acha que é DataLixo dá um like para DataBosta dá um deslike! kkkkkkkkkkkkkk
Vamos fazer uma pesquisa aqui. Quem apoia o Bozo dá uma like quem não apoia dá um deslike.
Devem terem feito a pesquisa com as tias do watts app da Joice Hoffman.
Ninguém acredita nesse Datafolha, segundo eles Bolsonaro perderia no segundo turno até para o Cabo Daciolo. Essa pesquisa nao Tem credibilidade alguma.
de pleno acordo
Eles fazem pesquisa com as tias watts app da Joice Hoffman.
Esse Datafolha parece estar SEMPRE a serviço da ESQUERDA .... mellhor escolher outro órgão!
2069 pessoas ??? kkkkkkkkkkkk. Ate onde eu sei o Brasil tem mais de 100 milhões de eleitores. Data folha é uma piada
disse td. isso pq ele só fazem a pesquisa só com Petralhas.
data folha é uma piada 2022 é 38 na cabeça
Que inferno, o foco agora tem que ser na cobrança de como vamos nos recuperar dessa crise e deixar as eleições para quando elas vierem...Típicas pesquisas que querem que o povo e o país se f....
Perdem tempo discutindo qual presidente ou partido tem q estar no poder. qro msm e dinheiro no meu bolso.
votei e não voto mais no Bozo e muito menos na esquerda
cara.. data folha... DATA FOLHA !!! credibilidade mandou lembranças
Da pra entender a galera que só tem prejuizo na B3, acreditam em Papai Noel e Bozonaro(Presidente mais fraco da história) .
mimimi.... chola minions! o choro é livre! hauhauhau
Podem me fazer uma gentileza? Façam essa pesquisa em São Paulo para avaliar o Doria. rsrsrs Ops. Não podem fazer né. Pq? rsrses
Todo comentário tem uma resposta "terra plana". Que maluco chato, pqp!!! O único argumento dele é supor que as outras pessoas, que pensam diferente dele, têm crenças absurdas. Cara, vá se tratar! As outras pessoas podem ter desconfianças legítimas sobre os resultados de pesquisas do Datafolha sim!!
Data folha??? Da licença
Bolsonaro tem 70% de apoio
E A TERRA E PLANA
Tinha que ser o datafolha, pesquisaram o UOL e a globolixo.
A maior prova que a pesquisa e falsa e comparar com a da dilma comprada na epoca 😂😂😂😂😂😂😂
E A TERRA E PLANA
Parece que a pesquisa é feito interno no escritorio deles kkkkkkk
nunca conheci alguém que tenha respondido essas pesquisas🤔
E precisa de uma pesquisa Data Folha?Se você fizer uma, sem escolher a parceria, terá o mesmo resultado. Ou pior!
MESMA DATAFOLHA QUE DIZIA QUE  HADADD IA SER PRESIDENTE ,, COMO SEMPRE TENDENCIOSA E PUXANDO SARDINHA....        TA BOM FALEI DE MAIS VOU ACABAR SENDO PRESO NA DITADURA DO STF / LULA / GLOBO E  SEUS PUXADINHOS
ENQUETELIKE - Apoio o presidente 👍🏼DESLIKE - Nao apoio o presidente 👎🏼
ENQUETELIKEA TERRA E PLANA-APOIA BOLSONARO
1° nao entendo como tem esquerdista nesse site se esquerdista nao gosta de dinheiro, famoso socialista de iphone2° quem acredita em data folha? Kkkkkk
O fato de não apoiar o presidente não significa ser de esquerda, sou de direita, votei no atual presidente, mas atualmente não estou de acordo com as decisões que têm sido tomadas por ele ... em uma próxima eleição continuarei votando em um candidato de direita, mas não no atual PR
e isso ai Pedro alguem sensato aqui
...
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.