Separatistas do Iêmen recuam em posições em Áden, houthis atacam planta petrolíferia saudita

Separatistas do Iêmen recuam em posições em Áden, houthis atacam planta petrolíferia saudita

Reuters  | 17.08.2019 17:10

Separatistas do Iêmen recuam em posições em Áden, houthis atacam planta petrolíferia saudita

(Reuters) - Separatistas do sul do Iêmen abandonaram neste sábado alguns prédios governamentais em Áden que eles haviam tomado na última semana, mas permaneceram acampados em instalações militares.

A tomada de Áden pelos separatistas tem pressionado a coalizão militar liderada por sauditas formada para confrontar os houthis, que explodiram uma instalação petrolífera saudita no sábado.

Um porta-voz disse que dez drones lançados em direção a instalações de petróleo em Shaybah, no leste da Arábia Saudita, foi o "maior ataque nas profundezas" do reino.

A companhia de petróleo estatal Saudi Aramco disse que o ataque causou um incêndio contido em uma estação de gás. O ministro de Energia, Khalid al-Falih, condenou o ataque como uma sabotagem "covarde".

O conflito é visto na região como reflexo dos conflitos entre a Arábia Saudita sunita e seu rival regional xiita, o Irã.

Os sunitas, que tem o apoio do Ocidente, intervieram no Iêmen em março de 2015 para tentar retaurar o governo de Abd-Rabbu Mansour Hadi, que tinha o reconhecimento da compunidade internacional, depois que os houthis o tiraram do poder na capital Sanaa, em 2014.

As Nações Unidas têm tentado implementar um acordo de paz na cidade portuária de Hodeidah e abrir caminho para conversações políticas que levem ao fim da guerra, que tem castigado o Iêmen.

Os separatistas são um componente importante da aliança anti-houthi, mas a guerra despertou antigas tensões entre o sul e norte do Iêmen, que eram dois países separados até 1990.

(Por Mohammed Mukhashef e Maher Chmaytelli)

Relacionadas

Últimos comentários

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Português (Portugal) Polski Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 中文 香港 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações

+