Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Separatistas do Iêmen recuam em posições em Áden, houthis atacam planta petrolíferia saudita

Publicado 17.08.2019, 17:06
Atualizado 17.08.2019, 17:10
© Reuters.  Separatistas do Iêmen recuam em posições em Áden, houthis atacam planta petrolíferia saudita

(Reuters) - Separatistas do sul do Iêmen abandonaram neste sábado alguns prédios governamentais em Áden que eles haviam tomado na última semana, mas permaneceram acampados em instalações militares.

A tomada de Áden pelos separatistas tem pressionado a coalizão militar liderada por sauditas formada para confrontar os houthis, que explodiram uma instalação petrolífera saudita no sábado.

Um porta-voz disse que dez drones lançados em direção a instalações de petróleo em Shaybah, no leste da Arábia Saudita, foi o "maior ataque nas profundezas" do reino.

A companhia de petróleo estatal Saudi Aramco disse que o ataque causou um incêndio contido em uma estação de gás. O ministro de Energia, Khalid al-Falih, condenou o ataque como uma sabotagem "covarde".

O conflito é visto na região como reflexo dos conflitos entre a Arábia Saudita sunita e seu rival regional xiita, o Irã.

Os sunitas, que tem o apoio do Ocidente, intervieram no Iêmen em março de 2015 para tentar retaurar o governo de Abd-Rabbu Mansour Hadi, que tinha o reconhecimento da compunidade internacional, depois que os houthis o tiraram do poder na capital Sanaa, em 2014.

As Nações Unidas têm tentado implementar um acordo de paz na cidade portuária de Hodeidah e abrir caminho para conversações políticas que levem ao fim da guerra, que tem castigado o Iêmen.

Os separatistas são um componente importante da aliança anti-houthi, mas a guerra despertou antigas tensões entre o sul e norte do Iêmen, que eram dois países separados até 1990.

(Por Mohammed Mukhashef e Maher Chmaytelli)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.