Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

SP, BA, PR e MA se antecipam ao governo federal e conseguem liminares do Supremo para suspender dívidas

Publicado 25.03.2020, 21:39
Atualizado 25.03.2020, 21:40
© Reuters. .

BRASÍLIA (Reuters) - Os Estados de São Paulo, Bahia, Paraná e Maranhão conseguiram liminares nos últimos dias do Supremo Tribunal Federal (STF) para suspender por seis meses o pagamento da dívida desses entes regionais com a União em razão de dificuldades de caixa decorrente da pandemia do novo coronavírus.

Com o aval do Judiciário, eles passaram a usufruir, desde já, de um benefício que a equipe econômica afirmou que estenderá a todos os Estados em função dos impactos na atividade do Covid-19.

Na segunda-feira, o governo federal anunciou a suspensão do pagamento das dívidas, por um prazo de seis meses, dando aos Estados brasileiros um alívio de 12,6 bilhões de reais. Para valer, contudo, a investida depende de aprovação de lei complementar no Congresso.

O primeiro Estado a obter uma decisão favorável do STF foi São Paulo no domingo. No dia seguinte, foi a Bahia. Nesta quarta, foram o Paraná e o Maranhão que obtiveram liminares. Todas as decisões foram dadas pelo ministro do Supremo, Alexandre de Moraes.

"A pandemia de Covid-19 (Coronavírus) é uma ameaça real e iminente, que irá extenuar a capacidade operacional do sistema público de saúde, com consequências desastrosas para a população, caso não sejam adotadas medidas de efeito imediato", afirmou o ministro, nas decisões.

Moraes convocou uma audiência virtual com a União e os Estados beneficiados pela liminar para discutir o assunto.

Relator do chamado Plano Mansueto, de ajuda a Estados, o deputado Pedro Paulo (DEM-RJ) afirmou que a suspensão das dívidas pode ser proposta via emenda ao seu parecer.

© Reuters. .

(Reportagem de Ricardo Brito)

Últimos comentários

então vamos fazer umas contas aqui, O Brasil para por 15 dias, e os estados querem 6 meses para pagar as contas? Então nos cidadãos tbm podemos pedir 6 meses para cada 15 dias que não entrar dinheiro?
Esses caras estao e de sacansgem com nossa cara , enquanto ficarmos so ouvindo e venda essas faras com o nosso rico dinheirinho , eles nao vao parar , sao um bando de espertalhoes oportunista , ate agora eu nao vi benhum governo se preocupar com os moradores de ruas , e nenhum desses deputados e senadores a abrir mao dos seus salarios miliobarios , nos brasileiris somos covardes com nossa patria .
Com base em que lei ou em que parte da constituição o STF evoca para sí o direito de interferir nas contas publicas ? Onde está isso na constituição ? Acho que o brasil caminha para um golpe de estado, estão tentando eliminar o presidente.
Isso sim é que é golpe, o STF não tem ligitimidade para definir contas publicas, uma vez que não foi eleito para isso. E se por acaso um dos ministros encontrar uma brecha na constituição para fazer isso essa brecha deve ser fechada pelo legislativo. Onde já se viu o judiciário decidir sobre o executivo ?
"Quem com ferro fere, com ferro será ferido" .... este ditado tem se aplicado muito na política nas últimas e na atual legislatura.
vc está certo,estamos ferrados com supremo,senado e congresso só tem pessoas sem caráter, usa o dinheiro dos partidos para a população
Estao fazendo politica em um momento delicado , precisamos respeitar o periodo para nao ocasionar mais mortes , mas clararamente os governadores estao contra o presidente que por sinal errou em nao respeitar os 15 dias conforme as autoridades e pesquisadores informaram que seria necessario
vejo tons de verde oliva no horizonte, pois está se desenhando uma clara tentativa de desordem social, estão orquestrando um golpe contra o presidente.
Mais uma vez o judiciário decidindo pelo legislativo. Inversão de papéis em nome dos interesses dos governadores.
A omissão e a letargia do Gov Federal leva a isso, infelizmente. Daqui a pouco o judiciário vai determinar o apoio econômico aos Estados. Já estamos esperando demais.
Vale tudo por dinheiro esse e o nome
Nunca pensei que um dia eu fosse aplaudir uma decisão do Alexandre de Moraes. Certíssimo.
Querem se beneficiar do próprio caus que eles criaram.
Muitos governadores querendo se aproveitar da situação do coronavírus para colocarem a mão no dinheiro. Todos sabemos que a saúde não funciona direito com vírus ou sem ele. Por muitas vezes, não possuem luvas ou seringas, ou seja, o dinheiro que deveria ser administrado para o básico é roubado. Sabemos da larga corrupção que assola esse país por décadas. Que haja sabedoria do governo federal e dos que realmente se importam para administrar a situação.
Vai ser uma quebradeira só o País entregue aos Petralhas do ASTF.
Alguém tem que governar o país. pois, o piloto sumiu. Jegues , tá sumido.Miliciano , tá louco.
zeca do pt...soh copa e olimpiada
poisé ninguém aprendeu a estocar o vento ainda. tamo fudido...kkkk
Agora eles tem que governar né, mas quando a conta chegar eu já estarei vendo os teus comentários culpando o governo.
um Pistolo esse cara
isso é um bosta
Brasil o país das bananas, isso não compete a um ministro do STF. Absurdo, isso é tema federal e do ministério da economia.
Está tudo armado.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.