Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

STF decide retirar delação de Palocci de ação da Lava Jato contra Lula

Publicado 04.08.2020, 20:58
Atualizado 04.08.2020, 21:10
© Reuters. Ex-ministro Antonio Palocci

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) - A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça-feira retirar a delação premiada do ex-ministro Antonio Palocci de uma ação penal contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que tramita na 13ª Vara Federal de Curitiba, responsável por casos referentes à operação Lava Jato.

No caso em questão, Lula foi denunciado pela força-tarefa da Lava Jato por supostamente ter recebido vantagens indevidas da construtora Odebrecht, entre elas um terreno para a construção da sede do Instituto Lula.

Os ministros da Segunda Turma acataram recurso da defesa do petista e entenderam que foi ilegal a decisão do então juiz do caso, Sergio Moro, de ter incluído a delação de Palocci na ação contra Lula às vésperas do primeiro turno das eleições de 2018.

O petista --que ficou preso por 580 dias por outro processo, a condenação no caso do tríplex do Guarujá-- fora barrado de concorrer por ter sido enquadrado na Lei da Ficha Limpa, e seu candidato, Fernando Haddad, perdeu a eleição para Jair Bolsonaro.

Pouco depois, Moro tornou-se ministro da Justiça do governo eleito, do qual saiu em abril deste ano.

O voto vencedor no julgamento da Segunda Turma foi dado pelo ministro Ricardo Lewandowski, que contestou a decisão de Moro de suspender o sigilo da delação de Palocci às vésperas do primeiro turno da eleição.

Para ele, houve "inequívoca quebra da imparcialidade" com essa decisão e Moro influenciou, "de forma direta e relevante", no resultado da disputa eleitoral.

© Reuters. Ex-ministro Antonio Palocci

"Em outras palavras, o ex-magistrado aguardou mais de três meses da homologação da delação de Antonio Palocci, para, na semana do primeiro turno das eleições de 2018, determinar, sem prévio requerimento do órgão acusatório, a efetiva juntada no citado processo criminal", disse.

Lewandowski foi acompanhado por Gilmar Mendes na votação. O ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF, votou contra -- ele já havia rejeitado liminarmente esse pedido, mas a defesa de Lula recorreu ao colegiado.

Os ministros Celso de Mello e Cármen Lúcia não participaram da sessão da Turma desta terça. A assessoria de imprensa do tribunal não informou o motivo da ausência deles.

Últimos comentários

olha quem aprovou no STF...fala serio....
Causa muita tristeza e ao mesmo tempo preocupação quando uma população tem em seu País um STF totalmente desacreditado por seu Povo. Basta ver as opiniões anteriores!!!!
Nao entendo o pq da sociedade ainda nao ter ido pra cima das tantas injusticas provocados pelos "deuses do olimpo". Somos tantos contra tao poucos, isso se a pressao popular ainda valer de alguma coisa.
Está mais doque na hora dessa corja ser eleita por voto popular!
Muito bom STF!!vcs são a escória da sociedade!
A velha troca de favores!
voces perceberam , foi só o moro vazar que os processos do psdb andaram ... stf amiguinho de bandidos ... midia podre ... internet nao perdoa ...
Moro foi claramente parcial. Ele se valeu de uma delação pra ajudar o seu lado na campanha política. Nenhuma delação de Palocci apresentou qualquer prova, mas pra receber o prêmio da delação ele iria dizer qualquer coisa pra ajudar Moro e a lava jato colocar o seu candidato no poder.
E as coisas vão voltando a ser como antes....
O STF é o maior atraso do Brasil!
É inacreditável, uma dúzia de sujeitos mandar em um país
Moro atendeu a um pedido da defesa de Lula para incluir a delação de Palocci e o STF o ataca dizendo que incluiu com interesses políticos. É inacreditável.
Lewandowski só está retribuindo o favor! Pois só está lá graças ao nove dedos de São Bernardo dos Campos... O STF vive em sua bolha e não medem o sentimentos das ruas.
A maior palhacada que li hoje. Lixo de stf
Fantástico ver aqui a concentração de lavajatistas baba ovo do pilantra do sergio mOro. A questão é preservação da Constituição, do correto processo penal e do Estado de Direito, independente da pessoa e do político, até o boZo tem esse direito. Vai ser difícil a Faria Lima enriquecer vcs nesse país super organizado por mOro e dallanghol
Quem deveria proteger à CF era o STF, mas são eles quem mais disrespeitam às normas constitucionais, com esse ativismo judicial de botequim!!!
Não vi gente do teu tipo defendendo a inconstitucionalidade do das fakenews, tampouco a defesa da CF e do CPP.
Um País onde temos a mais alta corte da justiça completamente comprometida com os políticos, não conseguiremos nunca ser um País do 1o Mundo.... Vergonha Nacional !!!
falar mau do STF vc é preso no dia seguinte, ser corrupto vão empurrando com a barriga para ajudar os bandidos
Vergonhoso esse STF Brasileiro é um cancer pro Brazil
Vc ja teve cancer ?
Agora fale mal e vc pode ser preso.
Bandido julgando bandido, pobres de nós brasileiros.
STF mostrando do que é feito. Quanto prejuízo a mais para o país farão essa composição atual?
Impeachment desses vagabundos JÁ!
Bandido julgando bandido, pobres de nós brasileiros.
Sempre o STF! Até quando ??? O Presidente tem tudo pra Dissolver esses urubus
Até quando Senhor?
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.