Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Barclays, JPMorgan e outros bancos estão na mira de ação coletiva no Reino Unido

Publicado 29.07.2019, 14:00
Atualizado 29.07.2019, 14:00
© Reuters. (Blank Headline Received)

© Reuters. (Blank Headline Received)

Kirstin Ridley Iain Withers

LONDRES (Reuters) - Barclays (LON:BARC), JP Morgan, RBS, UBS e Citigroup estão sendo processados por investidores por alegações de que fraudaram o mercado global de câmbio, em um teste de ações coletivas ao estilo norte-americano no Reino Unido.

A ação, estimada em mais de 1 bilhão de libras (1,24 bilhão de dólares), foi apresentada no Tribunal de Recursos da Concorrência (CAT, na sigla em inglês) nesta segunda-feira, informou a firma de advocacia norte-americana Scott + Scott.

JP Morgan, RBS, UBS, Barclays e Citi não quiseram comentar.

Alguns dos maiores bancos de investimento do mundo já pagaram mais de 11 bilhões de dólares em multas para resolver investigações de órgãos regulatórios dos EUA, Reino Unido e da Europa de que operadores das instituições financeiras manipularam os mercados de moedas.

Os envolvidos há muito esperavam replicar no Reino Unido o sucesso das ações coletivas dos EUA contra bancos, incluindo Goldman Sachs, HSBC e o Barclays, que resultaram em 2,3 bilhões de dólares em acordos para grandes investidores.

O processo está sendo liderado por Michael O'Higgins, ex-presidente da agência de fiscalização britânica Pensions Regulator, e está sendo bancado pelo grupo de financiamento de litígios Therium.

© Reuters. (Blank Headline Received)

O'Higgins disse à Reuters que o valor total da ação dependerá do número de operações de câmbio executadas em Londres para unidades domiciliadas no Reino Unido - que serão automaticamente incluídas na ação - e do impacto proporcional da manipulação de taxas sobre elas.

Dado o tamanho do mercado de moedas de Londres, O'Higgins disse que o valor total provavelmente ultrapassaria 1 bilhão de libras.

"Mesmo em uma hipótese relativamente conservadora, certamente é de 1 bilhão a vários bilhões de libras", disse O'Higgins. "Os mercados devem ser justos e livres e, neste caso, os mercados não foram."

Últimos comentários

Parece que é um cara soltando uma ave, o que simboliza o dinheiro voando dos investidores que acusa os bancos de manipulação, kkkkkkk
Nao entendi a foto....
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.