Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Dólar avança com força sobre real por cautela no exterior com desaceleração global

Publicado 22.03.2019, 10:49
Atualizado 22.03.2019, 10:50
© Reuters. Contagem de notas de dólar

© Reuters. Contagem de notas de dólar

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar subia com força ante o real nesta sexta-feira, acompanhando cenário de maior cautela no exterior depois de dados fracos na Europa reforçarem temores de uma desaceleração econômica global, e com preocupações renovadas sobre a Previdência.

Às 10:48, o dólar avançava 1,86 por cento, a 3,8709 reais na venda. Na véspera, a divisa norte-americana fechou em alta de 0,90 por cento, a 3,8001 reais na venda.

O dólar futuro subia por volta de 1,9 por cento.

No exterior, as persistentes preocupações de desaceleração global voltaram com força aos holofotes após dados mostrarem que a atividade industrial na zona do euro contraiu no ritmo mais rápido em quase seis anos. [nL1N21906W]

Na Alemanha, maior economia do bloco, a atividade industrial recuou pelo terceiro mês consecutivo em março, com o PMI Composto alcançando a menor leitura desde junho de 2013. [nL1N2190CM]

"Dados da Alemanha, que é um termômetro forte na avaliação da saúde econômica europeia, reacendem os temores em relação a um desaquecimento global ainda maior que já está acontecendo", disse o superintendente de câmbio da Correparti Corretora, Ricardo Gomes da Silva Filho.

Os títulos alemães de 10 anos operavam em território negativo pela primeira vez de outubro de 2016. O euro caía mais de 0,5 por cento e ações europeias, em geral, recuavam após os dados.[nL1N2190BO]

Internamente, a semana termina com cautela renovada sobre a reforma da Previdência, após as prisões do ex-presidente Michel Temer e do ex-ministro Moreira Franco na véspera, com preocupação por eventual rescaldo no Congresso atual.

As prisões dos emedebistas no âmbito da Lava Jato somaram-se a um mau humor que já vinha desde quarta-feira, quando a proposta de reforma da Previdência dos militares entregue pelo governo ao Congresso mostrou uma previsão de economia muito abaixo do esperado e desagradou parlamentares. [nL1N2181A3][nL1N2180H1]

Em viagem ao Chile, o presidente Jair Bolsonaro defendeu a proposta referente aos militares, afirmando que ela é mais profunda do que o texto sobre a Previdência dos civis e da iniciativa privada. [nL1N2181A3]

Agentes do mercado também observam a insatisfação do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que vinha atuando fortemente na articulação política da reforma, e que agora, segundo notícias, ameaça abandonar tal função após ser criticado publicamente pelo vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ).

Ainda prevalece a percepção entre investidores de que a reforma será aprovada eventualmente, mas crescem as dúvidas sobre quão tumultuada será essa tramitação.

"Seguimos otimistas e acreditamos no avanço da agenda reformista no Brasil, que vemos como transformacional. Entretanto, antecipamos volatilidade, com um duro processo de negociação adiante para a reforma da Previdência, e uma série de riscos que podem aumentar a tensão", afirmaram profissionais da XP Investimentos em nota.

O Banco Central realiza nesta sessão leilão de até 14,5 mil swaps cambiais tradicionais, correspondentes à venda futura de dólares, para rolagem do vencimento de abril, no total de 12,321 bilhões de dólares. [nL1N2181PD]

© Reuters. Contagem de notas de dólar

(Por Laís Martins; Edição de Camila Moreira)

Últimos comentários

Verdade! Uma piada de mau gosto. Políticos não se entendem, e o "povão" como sempre,paga a conta, pela incompetência.
Quem paga a conta, o povão?Apenas se a reforma passar, não, ou vc é militar?
Esse Brasil é uma piada. Até ontem tudo estava bem e encaminhado, aí um político ladrão é preso e o que deveria ser uma coisa positiva se transforma em um início de mais uma crise com a bolsa em colapso, dolar subindo, presidente da camara agindo como se tivesse no jardim de infancia. Quando o Brasil vai se tornar um país sério ?
nunca
Maia e seus xiliques porque sabe q será o próximo da lavajato e já foi pedir ajuda pro Gilmarzao!
ele não será o próximo, está na fila, mas o próximo é o aecim
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.