Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Dólar avança contra real após decisão tributária de Bolsonaro; BC faz leilão à vista

Publicado 02.03.2021, 09:17
Atualizado 02.03.2021, 10:50
© Reuters. Dólar avança contra real após decisão tributária de Bolsonaro

Por Luana Maria Benedito

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar era negociado em forte alta contra o real nesta terça-feira, aproximando-se da marca de 5,70 reais mesmo depois de um leilão de moeda à vista realizado pelo Banco Central, com os investidores reagindo à decisão do presidente Jair Bolsonaro de zerar alíquotas incidentes sobre o óleo diesel e elevar os impostos para instituições financeiras.

Bolsonaro editou um decreto e uma medida provisória para reduzir a zero as alíquotas do PIS/Cofins incidentes sobre a comercialização e a importação do combustível, por dois meses, e do gás de cozinha, sem um prazo definido.

Parte da compensação pela redução dos tributos, estimada pelo governo em 3,67 bilhões de reais para este ano, virá do aumento da Contribuição Social sobre Lucro Liquido (CSLL) de instituições financeiras como os bancos, o que foi recebido negativamente pela maior parte dos investidores.

"Essa decisão gera uma incerteza institucional", disse à Reuters Paloma Brum, economista da Toro Investimentos."Pode ser que agora sejam os bancos, mas depois outras instituições podem ter a tributação elevada."

Além disso, "num cenário de crise econômica, isso gera a incerteza de que possivelmente o governo não vai seguir uma agenda tão liberal assim."

A adoção de uma agenda econômica liberal, voltada para reformas e privatizações, foi promessa eleitoral do presidente da República.

Brum chamou atenção ainda para os riscos que essa decisão tributária pode ter nas pressões inflacionárias, principalmente levando em consideração o baixo patamar da taxa Selic. "Isso pode levar a saída de dólares do país", alertou.

Às 10:39, o dólar avançava 1,45%, a 5,6830 reais na venda, enquanto o dólar futuro de maior liquidez ganhava 0,63%, a 5,683 reais.

Mais cedo, logo após a divisa norte-americana spot tocar o patamar de 5,6940 reais, seu maior nível intradiário desde 4 de novembro do ano passado, o Banco Central anunciou um leilão à vista, em que vendeu 1 bilhão de dólares.

"A atuação do BC nesse momento está correta, porque visa corrigir a distorção causada por uma medida que não está alinhada com as pautas do Congresso", opinou Alejandro Ortiz, economista da Guide Investimentos. "O Banco Central está tentando corrigir os efeitos colaterais."

Apesar de o dólar ter cedido algum terreno logo após o anúncio do leilão, a divisa já passava a recuperar força, e renovou a máxima da sessão ao tocar 5,6980 reais às 10h23, maior patamar também desde 4 de novembro.

A autarquia já havia anunciado para este pregão leilão de swap tradicional para rolagem de até 16 mil contratos com vencimento em junho e dezembro de 2021.

No radar dos investidores domésticos ficava também a leitura do parecer da PEC Emergencial no Senado, prevista para as 16h. Diante do acirramento da crise do coronavírus e do aumento das medidas de restrição de atividades adotadas por diversos governadores, a pressão pela liberação do auxílio emergencial deu uma escalada, com senadores articulando para desidratar o texto da PEC e aprovar nesta semana somente o retorno do benefício.

Enquanto isso, a força do dólar no exterior colaborava para o comportamento do mercado de câmbio doméstico. O índice do dólar contra uma cesta de partes fortes operava em leve alta, enquanto peso mexicano, peso chileno, lira turca e rand sul-africano, alguns dos principais pares do real, registravam perdas nesta manhã.

Sob os holofotes dos investidores internacionais ficavam os rendimentos dos títulos globais, especialmente os dos Treasuries. O aumento dos 'yields' assustou os mercados nas últimas semanas, com os participantes preocupados com a possibilidade de uma recuperação econômica diante da Covid-19, combinada com o estímulo fiscal, causar um salto na inflação.

© Reuters. Dólar avança contra real após decisão tributária de Bolsonaro

Na véspera, o dólar à vista ficou praticamente estável, a 5,602 reais na venda.

(Edição de Camila Moreira)

Últimos comentários

Estamos a deriva com um Presidente que só fala e faz besteira e uma área financeira governamental que parece gostar da desvalorização do Real para mostrar "lucro" com as reservas internacionais do pais em USD.  Os Brasileiros estão perdendo a confiança no país com razão. Sem confiança não há futuro.
senhores aqui no fórum é pra ser discutidos idéias e apontar quedas ou altas. vamos fazer assim. obg
O dólar só subiu de 3,70 para 5,70 desde que o desgoverno assumiu. E ainda se atreve a dizer que não sabe o motivo da inflacao. Precisa ser muito burro para acreditar.
Bolsonaro 2022 para o choro da esquerda derrotada e da mídia podre e corrompida
ou fazia isso ou a greve dos caminhoneiros entrava em vigor ou seja antes os bancos sentirem o que eles fazem com o gente do que a economia parar com uma greve dos caminhoneiros na vdd a covid já parou bastante né a greve iria ferrar com o resto que sobrou
o covid 19 não parou nem um pouco, esta é acelerando.bozo tá fazendo uma lambança na economia. por favor não passe pano para o Bozo, esse presidente incompetente não vale a pena.
Pior moeda 2021 .....
E lá vamos nós...
nada mais segura o dólar. governo sem projeto. perdeu a credibilidade. contrata o Vanderley Luxemburgo
Quero ver o O dólar à 10 reais 🤑🤑🤑 😅🙌🏻
Gado no curral encurralado. Já não tem mais desculpa. De quem é a culpa agora?
culpa é da Dilma. tira ela que dólar cai de 2e80 para 10e80
vai culpar o lula até quando? 2070?
vai culpar o lula até quando? 2070?
Até o Guedes já está jogando a toalha. Navio a pique.
Que outra ferramenta esse BC tem? O vlr já é previsível todo dia 1,5 bi,,, do restante manter a selic a 2%,,, a troco de que?? Se os bcos tao subindo juros,, dada a inadimplência do povo e empresários,,, vítimas do dólar alto,,, quebradeira geral,,,,
Quando esse cara foi liberal?quando ele fez alguma coisa boa?dá um tempo gente.Querem enganar sardinha com esses papinhos
mau caráter é querer passar por cima da democracia, querer impeachment sem motivos, cadê o dolo ao roubar cofres públicos? Mau caráter são os governadores e prefeitos maquinas de moer verbas no covidão, um dia virá a tona!!!! Mau caráter é mídia mentirosa, usa da comoção, dor expõe famílias, causam pânico, não celebram os sobreviventes desta guerra...cade uma reportagem com pessoal que recolhe o lixo...que até agora não amontou na porta da sua casa...
Mau caráter é defender ditadura depois pedir por democracia, mau caráter é considerar impeachment anti democrático, Mau caráter é acusar todos de ladrão mas ficar quieto e passar pano nos seus bandidos de estimação, Mau caráter é acusar prefeitos e governadores de forma generalizada e não apresentar denúncias nos MPs. Mau caráter é criticar a mesma mídia que denunciava Luladrao e Dilmanta, mas agora é mentirosa porque denúncia o seu corrupto de estimação. Mau caráter é colocar óculos cor de rosa e minimizar as mortes de covid, mau caráter é ser hipócrita se mostrando preocupado com coletores de lixo, mas nunca deu a mínima. Só utiliza a narrativa agora para desviar a atenção da incompetência do seu governo corrupto e genocida de estimação.
Agora era a hora perfeita para fazer a reforma administrativa e cortar gastos fixos e usar para o auxílio emergencial e depois abrir espaço para corte de impostos , mas o genocida vendeu a alma para o centrão, então esquece!!
o genocida matou de vez a esquerda. Bolsonaro neles em 2022
um bando de socialista falando do que não sabe nos comentários abaixo.tem que escolher socialista burro:Ou taxa os bancos ou imprimi dinheiro.
Todo que critica a incompetência do Gov. é socialista?, putz o cara é pior do que eu pensava, consegue usar a lógica de forma irracional, ele conseguiu matar a racionalidade,
E tem um militonto no comentário acima achando que é inteligente, aliás como todo militonto acha. Porém, nem a língua pátria ele domina. ANTA! A conjugação correta é IMPRIMIR.
Quando superar seu problema básico da língua portuguesa poderemos argumentar sobre seus conceitos sobre socialismo, capitalismo, tributação, etc. que pelo seu comentário atesta total desconhecimento.
só rindo mesmo, kkkkkkkk.isso é só pro governo fazer caixa.
Quem apoia o bozo não é cego , é mau caráter!!!
, o crime foi negar a pandemia, o crime foi não ter coordenação nacional contra o covid, o crime foi ser incompetente ao não adquirir em tempo hábil as 70 milhões de doses oferecidas em agosto/2020, isso é crime.
 ...nem os EUA conseguiram isso em tempo habil, ISrael foi cobaia da Pfizer para os Americanos...RNA ninguém sabe como ira se comportar daqui uns anos..e 70 milhoes de doses a que custo??? afundar o pais em dividas...e a empresa não garante pode ser resposabilizada dos efeitos ao longo dos anos...sem falar que tem que armazenar e tranportar a - 75 ºC dificil em um pais grande e quente. Aqui tem regras para garantir a sua saúde...e não deixar aplicar qualquer coisa...sem falar que temos acordos com farmacêuticas que nos dão condições de produzir...só que são 8 bilhões de pessoas querendo...e outra Brasil é o 14º em mortes/hab, Não foi negado pandemia, tanto que o governo repatriou 2 voos da China com brasileiros e quarentenou-os em base militar, ai a imprensa disse que era um exagero, militarismo...etc, tentou-se cancelar o carnaval e Doria Witzel e governadores do nordeste disseram que presidente era Evanjegue fanático religioso que iam perder receitas...
o crime foi matar de uma vez por todas a esquerda.
quem continua a apoiar Bolsonaro é tão mau caráter quanto ele sem mais...
reportagem de merda desta reuters
tem gado que segue o bozo não importa quantas atrocidades ele cometa, não siga alguém desse jeito todos nos somos humanos sujeitos a erros. e o bozo j´passou de todos os limites.
8000 funcionários no Senado, 2200 no STF, etc para que????
o que isso tem a ver com o aumento do dólar
o que isso tem a ver com o aumento do dólar ?
Não corta gastos e aumenta impostos. Investidor externo vai embora porque não sabe quem vai ser a próxima vítima do populismo.
Bozo não corta gastos porque não quer! 3000 funcionários da Eco inúteis
kkkkkkkkkkk como é bom ver os militantes de mer.das putos, fracassados
pessoal tem gado bolsonarista aqui fanático pelo bozo, que não vai admitir que o bozo é mal carater e incompetente.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.