Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Dólar avança contra real após rebaixamento de perspectiva do Brasil pela Fitch; mercados aguardam Copom

Publicado 06.05.2020, 09:11
Atualizado 06.05.2020, 10:40
© Reuters. (Blank Headline Received)

© Reuters. (Blank Headline Received)

Por Luana Maria Benedito

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar ampliava a alta contra o real a cerca de 1% na manhã desta quarta-feira, dia de divulgação da decisão de política monetária do Banco Central, com os investidores nervosos em meio a tensões políticas domésticas e após rebaixamento da perspectiva de rating do Brasil pela agência Fitch.

Enquanto isso, no exterior, uma perda recorde nos empregos do setor privado nos Estados Unidos também colaborava para a aversão a risco.

Às 10:33, o dólar avançava 0,95%, a 5,6435 reais na venda, enquanto o dólar futuro tinha alta de 1,16%, a 5,655 reais. Na máxima do dia, a divisa norte-americana à vista foi a 5,6574 reais.

Na terça-feira, após o fechamento dos mercados locais, a agência de classificação de risco Fitch Ratings informou ter revisado para "negativa" a perspectiva para a nota de crédito soberano do Brasil, com deterioração econômica e fiscal, notícia que impulsionava a aversão a risco nos mercados locais.

"Segundo a agência, a revisão da perspectiva para negativa reflete riscos negativos associados a ambas, devido a tensões políticas e incertezas quanto à duração e intensidade da pandemia", explicou em nota o Itaú BBA, citando preocupações sobre impactos na vulnerabilidade do país a choques.

Segundo a Infinity Asset, o rebaixamento pode significar que o pior ainda está por vir: "outras agências tendem a seguir diretrizes ainda mais duras para as próximas classificações de risco."

Ao mesmo tempo em que reagiam à mudança na perspectiva da nota do Brasil, os mercados aguardavam o resultado da reunião de política monetária do Copom, com ampla expectativa de corte da Selic a nova mínima histórica de 3,25%.

Analistas citaram a perspectiva de outra redução como fator de pressão sobre o real, uma vez que juros menores prejudicam o rendimento de ativos locais atrelados à Selic, tornando o Brasil menos atraente para o investidor estrangeiro quando comparado a países de risco semelhante e maior rentabilidade.

Além disso, amargando o sentimento nos mercados internacionais, dados desta quarta-feira mostraram que os empregadores do setor privado dos Estados Unidos demitiram um recorde de 20,236 milhões de trabalhadores em abril, depois que o fechamento obrigatório dos negócios em resposta ao surto de coronavírus devastou a economia.

© Reuters. (Blank Headline Received)

No exterior, divisas arriscadas, como rand sul-africano e peso mexicano apresentavam queda contra o dólar.

O dólar spot fechou a sessão anterior em alta de 1,23% contra o real, a 5,5902 reais na venda. Apenas em 2020, a divisa acumula ganhos de quase 40%.

Nesta quarta-feira, o Banco Central ofertará até 10 mil contratos de swap cambial tradicional com vencimento em setembro de 2020 e janeiro de 2021.

Últimos comentários

rebaixaram mas só tô vendo os papéis subindo.
O Plano Real quanfo foi lançado em 1994 tinha como seus pilares a necessidade das Reformas Fiscais e até hoje elas nao aconteceram ou foram feitas incompletas. Em todo momento de crise recebemos a conta dessa irresponsabilidade. O câmbio nao vomtará a R$4.00, pous a divida interna só vem aumentando, seja com ou sem pandemia.
As metas precisam serem adequadas a nova realidade. A política de câmbio precisa ser urgentemente mudada inicialmente para o regime de bandas. O tripé deve ser substituído incentivando a indústria nacional para competir no mercado externo. Não precisamos de teoricos neoliberais, do século passado, precisamos de gestores com conhecimentos práticos, além de nos livrarmos das amarras via USA. Nossos produtos são superiores aos chineses e porque não vendemos nada? Dólar controlado, apoio a indústria nacional, metas de exportações de produtos manufaturados é controle inflacionário verdadeiros considerando outros parâmetros e incluindo o consumo de outras classes sociais nos cálculos. Acorda Brasil...
, esqueça o Congresso...Quando se tem um presidente irresponsavel criando crise todos os dias.Bolsonaro já era!Está fazendo aliança com a podridão do país
Leia sobre as ideias do Ciro, vão justamente nesse sentido. Ciro 2022
 Pelo contrário. Quando se há uma divergência do establishment, aí há choque entre os poderes. É só analisar. O congresso nacional permanece basicamente o mesmo dos governos Lula e Dilma. Só quem mudou foi o presidente. Na época de Lula e Dilma não existia esses choques pois justamente a presidência estava alinhada aos conchavos do congresso nacional e do STF
O câmbio alto nesse momento funciona como um seguro já que somos exportador de comodites e não existe demanda para importações de bens tanto que estamos em deflação. Nossas reservas em 340bi de dólar sem contar os 60bi do FED, ganham músculos maiores, e assim que a pandemia passar o dólar voltará para a casa dos 4 reais.
Me perdoe mas discordo totalmente com essa política cambial que só favorece a especulação e mesmo nos 4 dólares é muito alta. Precisamos acabar com essa alcunha de país fazenda onde o dólar nas alturas só prejudica ainda mas nosso sofrido povo brasileiro enquanto somos motivo de galhofaria internacional. Sempre existirá demanda para exportações, depende de quem está vendendo. Precisamos de poucos investimento no nosso parque industrial e seca China com seus produtos de péssima qualidade, com raras exceções vende no mundo todo porque não podemos vender também? Questão de foco, comprometimento, competência e imparcialidade financeira e comercial.
não voltará a 4 reais nesse próxima.década
Dólar alto aumenta a inflação interna, ele só ajuda os grandes empresários
Enquanto o Bolsonaro continuar gerando crises políticas e institucionais, a situação só irá se agravar, e aí  nem Covid, nem petróleo, voltando normalidade, vai resolver. O lado positivo, é que no curto prazo, dá pra ganhar algum dinheiro na alta volatilidade. Mas estas crises são um veneno que matam um país. O Fitch já desenhou o cenário futuro, quem tiver bom senso que fique esperto...
Concordo com você mas a midia tambem precisa dar um tempo. Muito desse problema é repercutido incansavemente por elas.
Será que esses caras não percebem que a economia está sempre em constante movimento? O tripe macroeconômico foi criado a mais de vinte anos em um realidade totalmente diferente. A quem interessa o Câmbio flutuante? As medidas de controle inflacionário não traduz a realidade e a fiscal nunca foi cumprida nos últimos anos. Onde esses caras estudaram? Será que não percebem o que está acontecendo? Economia dolarizada, para um país com um parque industrial arrasado, câmbio flutuante em um mercado especulativo e sem controle e política fiscal desastrosa... Nossa indústria já trabalhava aquém de sua capacidade porque o foco era as commodities. Simples máscaras precisamos importar da China por valores exorbitantes. Existe um mercado lá fora se aprontando para voltar. Existe uma demanda reprimida de quarentena. Essa crise não é igual.
de todo jeito o Dólar sobe 🤣🤣🤣🤣
Ainda dá tempo do Bolsonaro mudar sua postura e tentar se tornar um presidente. Porém o tempo urge.
Tirar água de pedra.
o problema que os outros países constrói as coisas e tenta resolver a situação a favor do país já no Brasil eles investi em construções que deixa abandonadas fala que gastou bilhões e como sempre nada sai do papel concretizado só sai a verba de investir que no final fica por isto mesmo pois a justificativa do governo é devemos investir em educação saúde empregos em fim mas o problema é que tudo que fala para ajudar o país é tudo para prejudicar o país trabalhadores ralando na crise já nem dobrado mas triplicado e fanfarrões pedindo auxílio termo sapato meia cada dia aprova uma coisa absurda e depois dizem ganhar justamente para fazer nada até criança no congresso sabe fazer mais que os adultos lá pois sabe o que é errado e eles só falam poucas horas vão viajar curtir e deixar o Brasil moendo e no final passa a vida inteira reclando de que o salário está pouco no bolso ainda a pergunta é si o bolso deles dói o nosso está em que pois ganham mensal mais de 20 salários mínimos e reclama
Esta matéria só fala o Óbivio no lante. S A pergunta que não quer calar onde os vao Aplicar a taxa Melhor de 3,25 e risco melhor que o brasil. Esta agência não sabe nada cada ponto percentual que a taxa de juro Cai São bilhões economizados
O Óbvio Ululante, Nelson Rodrigues.
Os Pão com mortadelas  que estão em casa sugando o dinheiro suado do povo só sabem vir nas redes destilar seu ódio de ex-BBB, o comunismo reina no sangue desse povinho que não sabe perder uma eleição e tentam a qualquer custo tirar o presidente eleito na marra. Mas uma pena que teremos repeteco em 2022 e Bolsonaro será reeleito presidente do Brasil. kkkkk  #BOLSONARO2022   Pela primeira vez na história do Brasil vocês tem um adversário de peso pra acabar com vcs comunas, acabou o oba oba, acabou a MAMATA, vai geral ter que trabalhar.
Ué ganharam a eleição então resolvam os problemas. Coisa ridícula governo jogar a culpa da própria incompetência na oposição. O fato é que o Bozo não tem resultados nenhum para mostrar. É só bagunça e corrupção.
Se o PT não tive roubado 500 bilhões fica fácil ne
brasileiro sofre tanto com a moeda só desvalorizando que nem consegui chegar a fronteira de países vizinho para tentar uma nova vida viu com este governo cada dia só dando notícia desagradável as ações só tende a cada dia desvalorizar um dia aumenta e outro cai 3 vezes o que ela aumentou pois cada dia só vem uma notícia ruim e isto acaba é moendo a gente que tenta construir um futuro para longo prazo ultimamente este bem longo mesmo viu
Bozo cumprindo promessa de transformar o Brasil numa Venezuela. Pessoal, ele é ou não é, fã do chavismo venezuelano? Não tenho dúvidas!
Você nãa sabe o que fala.
mais uma agencia comprada pela china, pra acabar com os problemas só falta aprovar o ai5
Conseguimos entrar em uma crise política, dentro de uma crise sanitaria e dentro de uma crise econômica, a moeda não tem mais valor, a repercussão dos desgastes políticos não trazem ânimo aos investidores.A curto prazo vejo uma grande recessão no pouco ja feito pelo governo, mas vejo uma recuperação gradual e constante se acontecer a saida do presidente, pois perdeu o seu poder e todos os poderes não aprovam suas ideias e não mais suportam sua presença.
gado e bozo afundando o país
Bando de nutellas torcedor,quando falamos que é queda não estamos torcendo contra não,apenas estamos mostrando o caminho do mercado,a tarde pode ser que vire para o positivo,pela esperança da Selic!
O problema do Brasil é a instabilidade politica que o ilustríssimo Presidente insiste em proliferar
é...se essa pandemia for um aviso de Deus, acho que é, tem muita gente que faz questão de não entender o recado. Todo mundo se ferrando, e esses fdps, da Fitch, do cacete a quatro, querem rebaixar nota daqui ali, resultado mais pânico. Realmente, ninguém mais quer saber de ninguém!! Políticos querem mais é que tudo se exploda, países querem mais que os mais privilegiados acabem na miséria, os que passam fome que se danem, esse é o retrato do nosso mundo. Muitos falam que a humanidade não deu certo, mas será que deu?! Muito difícil esse momento, mas essa turma de imbecis globais, apenas fomentam cada vez mais, o desespero, é país arrebentando com petróleo, brigando um com o outro, acusando, jogando bomba, tirando comida das prateleiras, desviando remédio, matando gente, etc . Tudo isso, nesse momento de " pandemia"! Parabéns aos lideres do mundo globalizado! O problema que o ser humano, ainda não é um produto a venda nas prateleiras, talvez se fosse até teriam mais cuidado com nós!!
Eu falei antes fã abertura que iria cair feio tomei uns 20 deslake só vcs descer nas mensagens aquu que vai ver que avisei!Seus torcedores.
PRESCISA de profecia não!Estava na cara se vc não viu,deve está com algum defeito!
Oséias, umas aulinhas de história e de português cairiam muito bem pra você.
O que isso tem haver com o assunto?Acho que vc irá fazer parte desta aula também.
Pessoal não entende o mercado, não fazem ideia do motivo da queda neste momento kkkk
nem o mercado se entende, amigo
Então fala já que entende tanto, Warren Buffet.
a coisa tá feia e piorando
essa briga política está acabando com país..ninguém está pensando na nação, só nos interesses próprios, político devia ganhar de acordo com desempenho do país,estado e municípios aí a coisa ia andar
Tem que rebaixar o mundo, então.
tensão política vai existir de um jeito ou de outro, quando alguém fora do establishment ganhou tava declarado a implicação midiática errando ou não. Pro Bolsonaro faltou suborno pro congresso, se tivesse isso ai as decisões do governo fluiriam que é uma beleza, ao menos ele começou os acordos com o centrão agora é talvez possa aprovar as coisas.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.