Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Dólar engata 7ª semana de ganhos, bate novo recorde acima de R$5,32 e dispara 33% em 2020

Publicado 03.04.2020, 17:22
Atualizado 04.04.2020, 01:35
© Reuters. .

Por José de Castro

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar engatou a sétima semana consecutiva de ganhos e fechou nesta sexta-feira acima de 5,32 reais pela primeira vez, em mais um dia de fortalecimento global da moeda diante de evidências crescentes de que o mundo já está numa recessão que deverá ser de magnitude histórica.

Ativos de risco se desvalorizaram depois de dados mostrarem que a economia norte-americana fechou mais de 700 mil postos de trabalho, em termos líquidos, em março. O número pôs fim a uma série recorde de uma década de geração de empregos e veio bem pior que o esperado, o que elevou temor de que a economia dos EUA possa entrar numa recessão mais profunda do que a já esperada.

No Brasil, a atividade do setor de serviços --a de maior peso na economia-- contraiu a um ritmo recorde em março, reforçando sinais de iminente recessão, o que golpeia expectativas de melhora no fluxo cambial.

"Em nossa visão, o fluxo positivo do lado comercial vai se reduzir nos próximos meses, o que pode resultar num fluxo cambial total ainda mais negativo", disse o BTG Pactual (SA:BPAC11) em nota, citando que os dados do fluxo de câmbio ainda mostram superávit na conta comercial e visível déficit nas operações financeiras.

Em março até dia 27, o país perdeu quase 6 bilhões de dólares, em termos líquidos, com base em números do Banco Central de fluxo de câmbio contratado. Em 12 meses, o saldo do fluxo cambial está negativo em 60 bilhões de dólares, um recorde.

O dólar à vista fechou esta sexta-feira em alta de 1,14%, a 5,3261 reais na venda, nova máxima histórica para um encerramento de sessão e muito perto do pico intradiário, de 5,3286 reais, alcançado às 16h58 --dois minutos antes do fim dos negócios.

"Particularmente, acho que não teremos grandes mudanças no curto prazo", disse Fabrizio Velloni, chefe da mesa de câmbio da Frente Corretora. "A pandemia continua em alta, o que traz um cenário de incerteza aos investidores ao redor do mundo", acrescentou Velloni, projetando retração do PIB em torno de 1,6% neste ano.

O UBS passou a ver nesta sexta declínio de 2% na economia doméstica em 2020.

Na semana, o dólar subiu 4,30%, engatando a sétima semana consecutiva de valorização, período em que somou ganhos de 23,83%. A alta se manteve a despeito de o Banco Central ter injetado um total de 3,815 bilhões de dólares no mercado, sendo 3,315 bilhões de dólares apenas pela venda de moeda no mercado spot.

© Reuters. .

Nesta sexta, o BC vendeu quase 1 bilhão de dólares ao mercado, sendo 500 milhões de dólares via swap cambial e 455 milhões de dólares no segmento à vista.

No acumulado de 2020, o dólar dispara 32,72%.

Na B3, em que as operações com dólar futuro se encerram às 18h, o contrato de maior liquidez tinha alta de 1,54%, a 5,3480, às 17h36, após bater 5,3500 reais na máxima.

Últimos comentários

tô pedindo em dólar é isso você vê para mim Estou comendo por favor meu nome é Marcelo mora no haras rosa dos ventos eu tenho essa planilha de 16.000 aí tô querendo fazer uma planilha para poder virar economista eu peço ajuda do Governo do Estado Federal para poder resolver esse problema eu preciso de uma bolsa de economia no máximo 700 mil para ver se dá para dar esse valor aí pelo amor de Deus tem que ser rápido passar apertado o funcionário tá reclamando de dinheiro aqui você não pagar eu vou responder aqui sozinho por favor
70000
Acho que o pessoal ainda não percebeu o que está acontecendo no MUNDO... No BR então.. Pior ainda... Depressão de 29...Bovespa rumo aos 20 mil pontos... Quem viver verá....
Incrível os grandes mestres da economia que sabiam da crise de liquidez e sabiam de cada aspecto correlato à crise atual. Gostaria de saber se estes tinham Hedge ou gastaram todo o capital em contratos cheios de dólar e agora estão milionarios. Ah não, esqueci, só sabem falar eu avisei e já gostam de se promover como Mãe Diná.
milionário pra que?
Só falo uma coisa, o VIX tá caindo.... Levantem um pouco os olhos acima da linha dágua.
nostradamus!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Já era... crise vai ser para todo mundo
Eh seu Bozo e Jegues mexeram no vespeiro e agora? pra.concertar? tudo sendo dolarizado, tudo subindo e ai vai fazer como? foi facil baixar a Selic ne e agora? ah é bom ora exportar ne kkkkkk e o povo come o que? nem.pao vai dar pra comer.... EU AVISEI
nao tenho vocacao pra isso, mas sou empresario e gero empregos.... e vc faz o que alem de especular?
nao tenho vocacao, mas sou empresario, pago impostos, gero empregos e estou vendo o que esta acontecendo, e vc faz o que especula e mais o.que?
ah ta, entao me explica vc que é inteligente!
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.