Dólar vai às mínimas em uma semana com exterior e política local

Dólar vai às mínimas em uma semana com exterior e política local

Reuters  | 14.01.2021 13:20

Dólar vai às mínimas em uma semana com exterior e política local

Por José de Castro

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar acelerou a queda ante o real a mais de 1% nesta quinta-feira, operando nas mínimas em uma semana, com investidores repercutindo o ambiente positivo antes da divulgação de um pacote trilionário de estímulos nos Estados Unidos e atentos também à cena política local.

Tanto bolsa quanto juros ampliaram o movimento positivo no fim da manhã, em meio a notícias de que o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, saiu em defesa da permanência de André Brandão à frente do comando do Banco do Brasil (SA:BBAS3) e conseguiu reverter ímpeto inicial do presidente Jair Bolsonaro de demitir o executivo.

O real liderava os ganhos nos mercados globais de câmbio, mas outras divisas de risco também melhoraram o sinal, com destaque para rublo russo (+0,9%), rand sul-africano (+0,9% também), peso chileno (+0,8%) e lira turca (+0,7%).

Aqui, o dólar caía 1,60%, a 5,2283 reais, às 12h59, nas mínimas do dia. Na máxima, alcançada pouco depois das 11h30, a moeda cedeu 0,15%, para 5,3041 reais.

"O 'overnight' achei melhor com Lira e Pacheco melhorando. E o RCN (Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central) conseguiu convencer Bolsonaro a manter o presidente do BB", disse um gestor de fundos, citando ainda forte demanda em leilão de prefixados realizado pelo Tesouro Nacional nesta quinta, no qual foram vendidas NTN-F --título com demanda cativa de estrangeiros.

Rodrigo Pacheco (DEM), candidato à presidência do Senado Federal, ganhou ainda mais favoritismo depois de a senadora Simone Tebet (MDB), sua rival na disputa, sofrer um revés com o impasse na bancada do PSDB, na avaliação da Guide. Da mesma forma, o deputado Arthur Lira (Progressistas), apoiado pelo presidente Bolsonaro, seguia como favorito na campanha pelo comando da Câmara dos Deputados.

A avaliação é que a vitória dos candidatos alinhados ao Planalto tenderia a reduzir ruídos políticos.

Na véspera, o dólar recuou 0,16%, depois de na terça-feira, despencar 3,32%, maior queda em dois anos e meio. A correção veio após a cotação saltar 6,01% nas seis primeiras sessões de 2021, pior início de ano desde pelo menos 2003.

Segundo Henrique Esteter, analista de research da Guide, o dia é de ânimo nos mercados mundiais, após notícia da CNN de que o estímulo proposto pelo futuro governo Joe Biden ficará em torno de 2 trilhões de dólares.

© Reuters. Dólar abre em queda ante real com exterior focado em estímulos

O dólar entrou em rota descendente no mundo, em queda de 13,4% entre a máxima de março e a mínima deste mês, puxado pelo anúncio de massivos estímulos por bancos centrais e governos globais para enfrentamento da pandemia.

Contudo, a dinâmica do mercado de câmbio segue frágil, com analistas ainda citando preocupações de ordem fiscal e com os rumos da agenda de reformas como elemento a deprimir o real. E, mesmo com notícias sobre a permanência de Brandão à frente do BB, o ruído em si se somou aos receios.

"Para o mercado é uma notícia ruim (risco de demissão de Brandão), porque demonstra que não há nenhuma disposição de Bolsonaro para retirada das estatais, ou seja, de privatização. Nesse processo, a questão fiscal pode ficar de lado", disse Jason Vieira, economista-chefe da Infinity Asset.

Relacionadas

Últimos comentários

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Português (Portugal) Polski Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 简体中文 繁體中文 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações

+

Baixe o aplicativo do Investing.com

Receba gratuitamente cotações, gráficos e alertas em tempo real sobre ações, índices, moedas, commodities e títulos. Acesse gratuitamente as melhores análises e previsões técnicas.

Investing.com é melhor no App!

Mais conteúdo, cotações e gráficos mais rápidos e uma experiência melhor estão disponíveis apenas no aplicativo.