Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

Dólar engata alta contra real em véspera de feriado de formação da Ptax; política segue no radar

Publicado 30.04.2020, 09:27
Atualizado 30.04.2020, 10:47
© Reuters. .

Por Luana Maria Benedito

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar passava a subir acentuadamente contra o real depois de operar em queda nos primeiros negócios desta quinta-feira, em dia de maior volatilidade com a formação da Ptax de fim de mês às vésperas de feriado.

Às 10:38, o dólar avançava 1,49%, a 5,4352 reais na venda, e chegou a tocar 5,4393 reais na máxima do dia.

Mais cedo, nos primeiros minutos após a abertura, a cotação havia tocado 5,3320 reais.

Na B3, o dólar futuro tinha alta de 1,93%, a 5,4465 reais.

"Hoje é um dia ativo, de briga da Ptax", disse à Reuters Jefferson Laatus, sócio fundador do grupo Laatus, sobre os movimentos desta quinta-feira. A Ptax de fim de mês serve de referência para a liquidação de contratos futuros e outros derivativos.

A "briga" entre comprados e vendidos em dólar por uma taxa mais conveniente a suas operações costuma adicionar volatilidade aos negócios.

Além disso, "é véspera de feriado, e ninguém vai querer ficar muito posicionado", acrescentou Laatus, citando também ajustes após quedas fortes da moeda norte-americana.

Na véspera, o dólar spot caiu 2,94%, a 5,3552 reais na venda, maior perda diária desde 8 de junho de 2018.

Ao mesmo tempo, completou Laatus, "as declarações de Bolsonaro desta manhã também surtiram efeito na economia como um todo".

Em mais um desdobramento tenso na política brasileira, o presidente Jair Bolsonaro classificou nesta quinta-feira como "política" a decisão liminar concedida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu a nomeação de Alexandre Ramagem para a direção-geral da Polícia Federal, e disse que a medida quase causou uma crise institucional.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

O presidente também rebateu o argumento de que a indicação violava o princípio da impessoalidade ao dizer que Moraes só chegou à corte graças à amizade com o ex-presidente Michel Temer, que o indicou ao STF.

Recentemente, o clima político amargo -- com a saída de Sergio Moro do cargo de ministro da Justiça, embates do Executivo contra Legislativo e Judiciário e falas crescentes sobre um possível impeachment de Bolsonaro -- vêm prejudicando o desempenho da moeda brasileira. Esse cenário, combinado a um contexto de juros baixos, já deixa o dólar em alta de 34% contra o real no ano de 2020.

Nesta quinta-feira, nos mercados internacionais, o dólar mostrava força contra divisas arriscadas pares do real, como dólar australiano, peso mexicano, lira turca e rand sul-africano.

O Banco Central ofertará nesta quinta-feira até 10 mil contratos de swap cambial tradicional para rolagem do vencimento setembro de 2020 e janeiro de 2021.

Últimos comentários

Fora Bolsonaro! Chega deste louco!
A desvalorização do real está enchendo o bolso dos smigos do Guedes. Com um presidente fraco, os especuladores estão fazendo a festa.
segunda-feira feira, vida que segue positivo!
vai bater 7 até dezembro
após um estágio na faixa dos 6,00 vai, com algumas realizações, a 11,00 meu caro...
E Bolsoloko nao se aguente, sempre falando bobagens! ja passou da hora di Impeachmente desse A S N O falante!
Bolsonaro não mede palavras , fala mesmo. doa a quem doer. as pessoas não estão acostumadas a isso num político .
Não aguenta o que ele fala só quem tem personalidade de moça.
Olha vai levar anos e mais varios presidentes para poderem falar a quantidade de merda e mentiras que a Dilma e Lula falaram. Falar verdade nao é ser asno é ter opinião e não ter medo de se expor. Se fosse para ter um presidente de discurso lido teriam elegido o Haddad, aquele sim sabia ler um texto como ninguem.
Normal, último dia útil do mês, povo realizando as vendas, balanceando carteira, calculando imposto, etc.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.