Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Dólar fecha abaixo de R$5 e tem mínima em 2 semanas com exterior

Publicado 26.03.2020, 17:19
Atualizado 26.03.2020, 17:55
© Reuters. .

© Reuters. .

Por José de Castro

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar fechou abaixo de 5 reais nesta quinta-feira, no menor patamar em quase duas semanas, na esteira de novo dia em que investidores se afastaram da segurança da moeda norte-americana diante da percepção de que medidas de bancos centrais e governos vão garantir farta liquidez na divisa em todo o mundo.

Líderes do G20 prometerem fazer o que for preciso para estabilizar a economia mundial, garantir empregos e salvar vidas diante da crise do coronavírus e afirmaram que podem injetar 5 trilhões de dólares na economia mundial para isso.

O mercado discutiu ao longo do dia a chance de mais estímulos além do pacote de 2 trilhões de dólares aprovado pelo Senado dos EUA na véspera, caso o número recorde de pedidos de auxílio-desemprego nos EUA divulgado nesta quinta se repita. Mais de 3 milhões de norte-americanos solicitaram seguro-desemprego na semana passada, em muito superando o pico anterior.

Ainda que tenha se afastado das mínimas do dia, o dólar à vista fechou em queda de 0,75%, a 4,9957 reais na venda, menor cotação para um encerramento desde o último dia 13 (4,8128 reais). Na mínima intradiária, bateu 4,9742 reais.

A queda foi a terceira consecutiva, o que não ocorria desde dezembro do ano passado. A moeda acumulou desvalorização de 2,78% nas últimas três sessões e está 3,92% abaixo da máxima histórica de fechamento alcançada no último dia 18 (5,1993 reais).

Na B3, o dólar futuro tinha baixa de 0,42% nesta sessão, a 5,0160 reais.

O Banco Central não realizou operações de câmbio nesta quinta. O presidente do BC, Roberto Campos Neto, avaliou que a política cambial do BC tem tido sucesso em garantir liquidez no mercado e é consistente com o propósito da autarquia. Para ele, o real tem se comportado "mais ou menos" em linha com as outras moedas.

No ano, o real perde 20,27% ante o dólar, em termos nominais, pior desempenho entre 34 rivais da divisa dos EUA, mas seguido de perto por quedas entre 17% e 20% de rublo russo, rand sul-africano, peso mexicano e peso colombiano

O índice do dólar contra uma cesta de moedas caía 1,6% no fim da tarde desta quinta, para mínimas em uma semana, e está 3,53% abaixo do pico em cerca de três anos alcançado no último dia 20.

© Reuters. .

Apesar do ajuste recente de baixa e de BCs terem voltado a abrir a torneira de dólares, analistas do Bank of America acreditam que a moeda ainda tenderá a se fortalecer neste ano. O BofA até vê alguma continuidade de correção para baixo contra divisas de beta mais alto (geralmente mais voláteis), mas lembra que anos de recessão e maior incerteza costumam ser acompanhados de fortalecimento do dólar.

"A severidade dos choques econômicos e de mercado relacionados ao Covid-19 sugere mais apreciação do dólar à frente", disseram analistas do banco em relatório.

Estrategistas do banco canadense Scotiabank projetam que o dólar fechará este ano em 4,84 reais, mas não sem antes encerrar o segundo trimestre em 5,12 reais.

Últimos comentários

Se a galera não ficar esperta a China vai fazer de TUDO para enganar todo mundo.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.