Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Dólar fecha em queda após superar R$5,77 com alívio sobre PEC Emergencial; BC volta a atuar

Publicado 03.03.2021, 17:44
Atualizado 03.03.2021, 17:50
© Reuters. Notas de cem dólares

Por José de Castro

SÃO PAULO (Reuters) - O mercado de câmbio sofreu uma reviravolta nesta quarta-feira, com o dólar fechando em ligeira queda e na casa de 5,66 reais, depois de operar em alta ao longo de toda a sessão e superar 5,77 reais. Investidores acionaram expressivas ordens de vendas na reta final dos negócios, após o presidente da Câmara garantir que o Congresso não permitirá furo do teto de gastos.

Especulações de que seriam apresentadas emendas para deixar o Bolsa Família fora do teto de gastos aumentaram a pressão sobre o mercado desde o fim da manhã, o que fez o Banco Central anunciar dois leilões de swap cambial tradicional, os quais resultaram em injeção líquida de 2 bilhões de dólares nos mercados futuros de câmbio.

Em cinco pregões, o BC já despejou no mercado o equivalente a 7,175 bilhões de dólares em valores somados de intervenções nos mercados spot e futuro.

Ainda assim, o dólar seguiu em alta, com o real revezando com a lira turca a vice-lanterna do dia --o peso mexicano liderava as perdas nos mercados globais de câmbio.

Por volta de 16h30, a moeda norte-americana repentina e expressivamente passou a reduzir os ganhos, conforme circulavam nas mesas operação informações de que o Bolsa Família seguiria sob o teto de gastos. Às 16h44 veio a pá de cal sobre o dólar, depois de o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), dizer que o Congresso votará PECs "sem nenhum risco ao teto de gastos".

Além disso, o relator da PEC Emergencial, senador Marcio Bittar (MDB-AC) apresentou complementação de voto nesta quarta-feira em que acata sugestões de colegas e fixa limite de 44 bilhões de reais para montante de auxílio que poderá ser excepcionalizado das regras fiscais em 2021.

O mercado vinha há dias temendo que o Senado optasse por votar uma PEC Emergencial muito mais desidratada e fatiada, o que, somado a atitudes recentes do presidente Jair Bolsonaro em relação a empresas estatais, inflou temores de uma guinada da política econômica para fora da responsabilidade fiscal e de autonomia na gestão de Petrobras (SA:PETR4) e Banco do Brasil (SA:BBAS3), entre outras empresas.

© Reuters. Notas de cem dólares

No fim da agitada sessão, o dólar à vista mostrou variação negativa de 0,07%, a 5,6624 reais na venda. Na máxima, alcançada pouco depois das 13h, a cotação saltou 1,89%, para 5,7732 reais, nos picos desde novembro do ano passado.

Ainda na última hora de negócios, investidores analisaram informação de que o governo federal vai assinar um contrato com a Pfizer (NYSE:PFE) (SA:PFIZ34) para comprar vacinas do laboratório para a imunização contra Covid-19.

"Enfim, uma boa notícia. Com muito atraso e a um custo de muitas vidas perdidas que poderiam ser evitadas", disse Thomaz Sarquis, economista da Eleven Financial Research.

Últimos comentários

O bolsonaro é um cara de sorte. A economia ia caindo ladeira abaixo. Só em 2019 a dívida pública subiu 10% do PIB, risco Brasil subiu, dólar nas alturas, 40 milhões de pessoas sem carteira assinada, fora os 13 milhões de desempregados, etc.....Aí vem a PANDEMIA e assume tudo isso.
“Pa de cal”, pensei que o dolar tinha chegado à R$ 2,00.
Vi agora uma opinião de um tal de Kostcho fi!enxo wue o nosso PIB desabou. Que falta de conhecimento e má intenção deste esquerdista! A previsão era de - 10% e foi de -4, 1%. Esse sujeito já morreu e não sabe.
Dólar caiu? Culpa do Bolsonaro!
O que quer a REDE GLOBO promovendo notícias falsas? Ou levamos este gráfico pra cima ou eles quebram todos nós. Se quebrarem o País, a bolsa estará quebrada. Não tenham dúvidas.
A Rede Globo opera por qual corretora?
Lula tinha razão, a culpa é da Globo.
Producao de mais de 4000000 barris de petroleo dia o resto e mi mi mi
FICO IMPRESSIONADO COM OS PETISTAS AQUI ,TORCEM PARA Q DE TUDO ERRADO NO BRASIL ,BOLSONARO 22
Pra dar certo precisávamos de um governo! Muuuuuuuu
Pra dar certo precisávamos de um governo!
Caiu pq bc gastou muita grana e so por isso...
7,175 Bilhòes em uma semana, as reservas sempre menor,
Não sei em que o investidor vai se agarrar pra acreditar que a bolsa vai subir,,, comércio fechando em vários estados,,incluindo ai SP,,, efeitos do combustível caro ainda tá por vir,,,,,
comprem Petrobrás pq o que já tinham de munição dispararam hj para derrubar a ação agora só o covid para refrear a subida . pelo menos isso sempre na pauta
🤦🤦🤦
Que mentira irmao. A bolsa subiu porque o brasil liquidou os dolares em caixa. Nem com isso a ibovespa superou a alta de hoje. E muito bla bla bla.
que merda que se tá falando
Mercado parece que já virou. Eu acho perto do topo para ter feito fundo. Mas os indícios são de melhora no mercado.
Vamos vamos vamos galera, promoção, promoção ironia como dizem alguns amigos HOJE É PROMOÇÃO kkkkk dependendo da pancada acho que aprende né...
Thomaz Sarquis falando bobagem, como se o mundo todo estivesse em situação muito melhor que o Brasil. Dá uma canseira esse papo!
isso é só sua opinião. Não foram feitos todos os esforços possíveis para agilizar a vacinação. Se você acha que o presidente fez todos os esforços eu nem vou discutir o assunto com você, não valeria a pena. Se alguma vida for pedida por conta dessa irresponsabilidade do presidente ele vai prestar conta um dia.
 Então que culpem os presidentes do mundo inteiro! Vidas foram perdidas no mundo inteiro! inclusive países de primeiro mundo!
Graças a Deus
todo dia essa especulação pra bolsa cair e eles comprarem no final do dia.pqp
disseram que era só tirar o pt do poder que o dólar iria para 2 reais kkkk
o dolar nao tem nada a haver com o brasil. So pra rir ne🤣🤣🤣🤣. @ricardo garcia. Acho que vc precisa estudar mais meu irmao.
Quanta asneira. Parece que era o PT que fazia o preço do dólar. Traz o papai mula de volta e pede para ele baixar o dólar e acabar com vírus e já pede para ele segurar a China e consertar a economia mundial.
Dólar nunca mais aos 4,00 Reais
Levei 1 contrato do mini índice pra swing trade. Vamos ver se vai valer apena.
Depende de onde foi sua entrada, se na mínima do dia, vale sim. Mas se só entrou agora no final, é bom evitar essas práticas.
Dólar nas alturas! Preços disparando! Um brasileiro morrendo a cada minuto de Covid! Acorda, Brasil!
Agora nos conte uma novidade.
 Muito triste mesmo...
Hj, vendi todos meus lca p comprar ações. 😁
Mas tem gente que acredita em políticos. Inocentes ....
Sempre vai existir o cordão dos puxa sacos!.
A culpa da alta da gasolina, da carne, do aço, do arroz, da soja, .... é do Presidente da Petro..
Caro Srn.Tomas realmente muitas vidas perdidas no mundo todo como o senhor sabe pois é um excelente analista não tem vacina suficiente para o Brasil 210 milhoes e não teremos até que tenhamos capacidade e condições de produzir essas colocações não ajudam o mercado vamos nos ater a análises técnicas sem ideologia
ajudar o mercado. o óbvio precisa ser dito ultimamente. vamos repetir: Ao custo de muitas vidas evitáveis.
queda de quase ²% os compradores foram engolidos 🥳
1% né, e nem fechou o prego ainda
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.